Um Bestseller pra Chamar de Meu - Marian Keyes

>>  quarta-feira, 26 de maio de 2010


KEYES, Marian. Um Bestseller pra Chamar de Meu. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 742p.

“Existem três lados em toda história. O seu lado, o lado deles e a verdade.”

Marian Keyes é uma das autoras mais famosas atualmente no gênero dos chick-lit. Literatura leve e divertida, que mistura uma dose de romance, as desventuras da mulher atual, carreira, família, tragédias, sucessos, tudo isso com muito senso de humor. E este é o tema do mês de maio do Desafio Literário. Para conferir os livros escolhidos pelos outros participantes clique AQUI.

Como sou fã do estilo e da autora, escolhi para este mês o único livro que eu ainda não tinha lido dela, Um Bestseller pra Chamar de Meu. O livro aborda o dia a dia de três mulheres bem diferentes, as ligações entre elas e o disputado mundo editorial, com seus sucessos, fracassos e injustiças. Vamos à história!

“Quer fazer Deus dar uma gargalhada? Conte-lhe os seus planos.”

Gemma é uma organizadora de eventos de sucesso, independente, tem seu próprio apartamento e trabalha quase todas as horas do dia. Quando seu namorado a troca pela sua melhor amiga, fica corroída pela raiva, tristeza e sede de vingança. Para piorar seu pai abandona a mãe para morar com a secretária, e cabe a ela cuidar da mãe, voltar a morar na casa paterna e reduzir a nada sua vida social. Para desabafar, ela conta sua própria história com finais bem diferentes para sua amiga Suze por e-mail.

Lily é a amiga traíra. Supersticiosa e impressionável, sofre constantemente com sua baixa auto-estima e carrega diariamente o peso de ter roubado Anton de sua ex amiga Gemma. Mesmo depois de alguns anos, casados e com uma linda filhinha ela não consegue esquecer o que fez, e sofre diariamente com a possibilidade do carma se voltar contra ela e perder tudo que mais ama. Lily é uma escritora iniciante, quando publica seu primeiro livro, alcança um sucesso muito além do esperado e sua vida muda rapidamente, não necessariamente para melhor.

Jojo é uma mulher belíssima, de curvas sedutoras e mente hábil. Inteligente e batalhadora almeja uma carreira de sucesso no mercado editorial. Sua vida seria perfeita se não fosse o fato de namorar um dos sócios da empresa, justamente o que era casado. Culpada pela possibilidade de se tornar o pivô da separação de uma família, dividida entre o amor por Mark e sua carreira, sua vida não está nada fácil. Agente literária de vários artistas de sucesso acaba por representar Lily Wright e Gemma Hogan.

“As últimas palavras dela começaram a latejar dentro da minha cabeça: Tudo o que vai, volta; lembre-se bem de como você o conheceu, porque é assim que vai perdê-lo.”

Gemma está com a vida de pernas para o ar, não tem mais vida social, não consegue se dedicar direito ao emprego e o mais próximo que chegou de conhecer um cara, foi quando comprou antidepressivo na farmácia. Mas agora, acredita que está mais perto de se vingar daquela traidora e ter Anton, “o amor de sua vida” de volta. Aqueles e-mails que enviava para Suze acabaram virando um livro, ela têm uma ótima agente literária e será uma artista de sucesso.

Lily gastou todo o adiantamento de seu livro na entrada da casa de seus sonhos. Agora algumas terríveis críticas literárias, um segundo lançamento que foi um desastre e uma péssima entrevista na TV destruiu a sua breve carreira literária, embora sua agente literária ainda tenha esperanças. O nome disso? Carma. Bem que Gemma a avisou, agora ela tenta juntar os cacos de sua vida e achar um caminho.

Jojo apesar de todo seu autocontrole, tem decisões importante a tomar. Decidir entre sua carreira e seu grande amor não é fácil e ela não quer chegar a este ponto. A relação com Mark era perfeita, não que ela gostasse de ser sua amante, mas será que estava preparada para virar a esposa? Sua sociedade na empresa está em jogo, e ela precisará de muita coragem para tomar uma grande decisão, que poderá mudar sua vida.

“Sei que você vai seguir em frente e acabará encontrando outra pessoa, e eu vou ser sempre apenas um capítulo da sua vida, mas para mim você foi, é e sempre será o livro inteiro.”

Olha se não é de suspirar a frase acima? A resenha ficou bem completa e eu não contei nada do que realmente vai acontecer para vocês. São três histórias independentes, as personagens estão ligadas no contexto, mas quase não se topam durante o livro. Lily casou com o ex namorado de Gemma e ambas são autoras agenciadas por Jojo. As personagens são bem diferentes, eu gostei muito da força de Jojo, Gemma apesar de amarga, é muito divertida e Lily é um pé no saco, literalmente. Não consegui gostar do personagem e ela me irritou muito durante a leitura.

A história fala de relacionamentos, traição, amor e perdão. Fala também do disputado mundo editorial, da dificuldade de publicação e da diferença que a mídia pode fazer na carreira do autor. Faz uma crítica bem humorada do assunto, entre os sucessos e fracassos editorias você vai conhecer “As poções de Mimi”, “Uma vida encantada” e “Caçando arco-íris”. Os personagens masculinos são pouco explorados, mas Anton é apaixonante, o que só serviu para eu achar Lily mais sem sal ainda rsrs.

O livro começa muito bem, apresentando separadamente e contando a história delas. O problema é que tem uma parte que tudo desanda, vira uma confusão meio sem nexo e depois volta para os trilhos. Não vou dizer que não gostei do livro, me diverti bastante, porém vou dizer que foi o que menos gostei da Marian, e isso é muita coisa. Vale a pena pelo humor inteligente da autora, pelas piadas paralelas e pelos personagens realistas.

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO