Vingança Letal - Robert Bryndza
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
>> segunda-feira, 22 de junho de 2026
BRYNDZA, Robert. Vingança Letal. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2026. 320p. (Erika Foster, v.8). Título original: Lethal Vengeance.
"Pelo amor de Deus, que isso não seja um pedido de casamento, pensou a detetive-inspetora Erika Foster." p.5
Só quem leu a série Erika Foster na ordem, entende o desespero da Detetive no trecho acima hahaha. Como é bom ver a evolução pessoal de Erika ao longo dos livros, que está arrasada pela perda do marido no início. Finalmente saiu mais um livro no Brasil, confiram o que achei do 8º volume com Vingança Letal do Robert Bryndza.
A detetive-inspetora Erika Foster, está em um jantar muito constrangedor em um restaurante chique com o namorado, Igor Muck, quando tem a sensação que ele pode pedí-la em casamento. O relacionamento dos dois está ótimo, mas cada um tem a própria casa e para Erika está ótimo assim. Embora o ame e adore o filho adolescente de Igor, Tom, ela está muito feliz morando apenas com seu gato, George. E não consegue nem pensar em nada mais sério, nunca se recuperou da perda de seu marido, Mark, que morreu em uma ação policial.
Apavorada, Erika dá uma desculpa e sai do restaurante para fumar. E, inacreditavelmente, acaba em uma cena de crime no mesmo prédio residencial em que o restaurante fica na cobertura. Neville Lomas, um político conhecido, é assassinado em uma cena constrangedora. Casado, membro do partido conservador, estava algemado, nu, no meio de uma cama. Fotos íntimas são deixadas na cena, com uma assinatura no verso das polaroides que diz apenas " Anabelle". Erika assume a cena e começa os procedimentos padrões.
Para sua indignação, Erika é dispensada do caso e outra pessoa assume a cena do crime. Em seguida, ela vê no jornal que a morte foi declarada "natural" e o caso encerrado. Com tantos casos em aberto, Erika deixa aquilo de lado e continua seus outros casos. Mas alguns meses depois, um famoso jogador de futebol é assassinado é Erika é chamada. Ela encontra uma cena parecida e as mesmas fotos assinadas por "Anabelle". Agora Erika assume a investigação e exige a reabertura do caso anterior. Seus superiores ficam em polvorosa, e Erika e sua equipe começam a investigar sob o olhar de todos e sendo questionados o tempo todo.
Erika percebe que está à caça de uma assassina que tem uma lista em mente, uma serial killer? Ou uma vingança muito elaborada?
~~~~~~~~~~~~~
Eu sou fã da série e com este livro não foi diferente, adorei a leitura! A parte policial é muito interessante e prende até o final, mesmo com a assassina também ganhando voz e narrando parte do livro. Foi interessante acompanhar como Erika chegaria até a pessoa e como terminaria essa história.
Erika está mais madura, com a vida estruturada e isso é lindo de se ver. A protagonista longe do alcoolismo, com um relacionamento saudável e uma vida mais feliz. Gosto de todos os membros da equipe, e gostei muito de Igor e do Tom. Considerando a bagagem da Erika e sua dedicação total ao trabalho, achei ele um santo kkk.
A história da assassina também achei bem interessante, e sinceramente, tenho zero dó desse tipo de homem quando encontram o fim. Em um momento até torci para ela conseguir escapar kkkk, mas aí acaba tendo uma vítima inocente no meio e a coisa muda de figura. Mas morri de dó da história dela no orfanato.
[ALERTA DE SPOILERS] Depois de matar o político, o jogador de futebol, um antigo diretor de cinema e os dois funcionários do orfanato que abusam das crianças, Anabelle está pronta para fugir do país. Mas ela comete falhas no meio do caminho e acaba sendo presa por Erika no avião. No final ela acaba confessando os crimes e contando os motivos. [FIM DOS SPOILERS]
Embora a trama tenha sido simples e sem grandes mistérios, já que Anabelle narra boa parte da história, eu adorei a leitura e seus desdobramentos. Erika tem um lado sombrio, mas também um lado humano muito forte, e amo sua empatia com as vítimas e com todos os investigados. Adorei e estou ansiosa já para ler o próximo volume.
É um série que precisa ser lida na ordem, mas indico para os fãs de ficção policial, principalmente para os novatos no gênero. Leiam!
- A garota no gelo (The girl in the ice)
- Uma sombra na escuridão (The night stalker)
- Sob águas escuras (Dark water)
- O último suspiro (Last breath)
- Sangue frio (Cold blood)
- Segredos mortais (Deadly secrets)
- Testemunha fatal (Fatal Witness)
- Vingança Letal (Lethal Vengeance)
- Chasing Shadows (Ainda não lançado no Brasil)
Avaliação (1 a 5):
Marcadores:
Editora Gutenberg
,
Erika Foster
,
Ficção policial
,
Robert Bryndza
















