Entrevista - Vanda Amorim

>>  sexta-feira, 30 de julho de 2010


Atitudes imaturas, inconsequentes e impensadas não são “privilégio” dos vilões de filmes e romances, nem mesmo das pessoas consideradas sem caráter. Esse tipo de comportamento pode estar em nosso próprio cotidiano, pois “no decorrer de uma vida essas ações são diluídas e, por isso, nem as percebemos”, afirma a escritora Vanda Amorim, com sua vasta experiência como advogada na área da família e das sucessões.

Sua larga convivência com temas ligados à família e sua sensibilidade para a literatura reúnem-se de forma ímpar na obra Crocodilo Sonhador, lançada pela Editora Globo, e promete voltar a surpreender os leitores com sua segunda obra, o romance contemporâneo, ambientado na Espanha, que virá a público em maio de 2011.

Vanda Amorim nasceu em Passos (MG) em 1964. Viveu toda a infância e adolescência em Franca (SP) e mora na capital paulista há 20 anos. Advogada, com extensão em direito constitucional na Universidade Pública de Lisboa, Portugal, é pós-graduada em direito civil e processo civil pela Escola Paulista de Direito; atua área da família e das sucessões. Também há dezenove anos atua como administradora do Instituto “A Casa” e como diretora da ONG do Instituto de Pesquisas e Estudos em Humanização e Políticas de Saúde “A Casa”.

Nesta entrevista exclusiva ao Viagem Literária, Vanda Amorim “defende” sua heroína Eugênia, garante que há homens na vida real como o Dr. Gabriel, e conta um pouco sobre suas influências literárias.
Boa leitura!

Vamos começar falando de Crocodilo Sonhador. De onde surgiu a idéia para o romance? A sua experiência como advogada teve muita influência no enredo?
Vanda Amorim - Sempre gostei de literatura, mas nunca (antes do Crocodilo) havia pensado em escrever algo para ser publicado. A idéia surgiu num momento de inspiração. Depois do original pronto, as pessoas que leram se encantaram... daí não tive opção... nasceu o Crocodilo Sonhador, repleto de emoção, com personagens polêmicos e recheado de temas instigantes. Alguns foram inspirados sim em minha experiência como advogada atuante na área da família.

Achei a personagem principal do livro bastante polêmica, não é do tipo de mocinha que o leitor torce por ela, pelo contrário, muita gente fica com ódio da Eugênia durante a leitura... fale um pouco sobre este personagem.
Vanda Amorim - Engraçado como Eugênia causa furor! Não há um só leitor que inicialmente não tenha “ódio” dela! Mas com o passar da história isso muda; percebe-se no decorrer da trama que ela não é tão ruim quanto parece! Se pararmos para pensar bem, chegaremos à triste conclusão de que muitas vezes agimos da mesma forma que ela. Só que no decorrer de uma vida essas ações (dúbias, imaturas, inconsequentes, impensadas, etc.) são diluídas e, por isso, nem as percebemos. Mas, de qualquer sorte, peço a todos vocês: perdoem-na!

O livro se passa em uma época moderna, e no começo do livro a personagem tinha uma família estruturada, com boas condições financeiras, era independente. Analisando por este lado, de onde vem a submissão da personagem em relação ao marido? É o tipo de relacionamento que a gente costuma ver em pessoas dependentes, sem renda própria, estrutura... ou não?
Vanda Amorim - Infelizmente, Eugênia cresceu muito cuidada pelos pais – acho que ficou com imunidade baixa para enfrentar as vicissitudes da vida – talvez por isso tenha demorado bastante para aprender a se transformar em uma mulher forte e determinada. Em minha opinião, todo excesso é prejudicial.

Ainda sobre os personagens, será que existem mesmo homens iguais ao Dr. Gabriel ou é lenda? (Rsrs)
Vanda Amorim – Existem, sim! E torço para que todas as mulheres encontrem pelo menos um na vida! E já achei o meu! (risos)

Quais foram as influências literárias na construção do seu romance de estréia?
Vanda Amorim - Talvez uma pequena influência de Miguel de Souza Tavares (escritor português). Gosto muito da forma coloquial, pois acho que ela aproxima o leitor da mensagem que o autor almeja passar.

Você tem outros projetos literários em andamento? Se sim, fale um pouco sobre eles para nós.
Vanda Amorim - Claro! O próximo romance será lançado em maio de 2011, também pela Editora Globo. Romance contemporâneo, ambientado na Espanha, mais precisamente em Albacete e Madrid. Todos vocês serão convidados para o lançamento!

Você sempre sonhou em ser uma escritora? Fale um pouco da sua experiência como autora e do processo de publicação.
Vanda Amorim - Ser escritora não era o meu sonho; mas agora sei que é meu objetivo de vida. A Editora Globo, uma das maiores e renomadas do país, foi a primeira e única que apreciou e aprovou o meu trabalho. Não tive qualquer dificuldade, mas sim uma grande surpresa!

Uma rapidinha:
- Um livro?
A Arte de Amar (podem ser dois?) O Diário de Anne Frank
- Um(a) autor(a)?
Erich Fromm (podem ser dois?) e Miguel de Souza Tavares
- Um filme?
Quando um homem ama uma mulher (assisti umas 15 vezes!) (podem ser dois?) e Império do Sol
- Um personagem de fantasia?
Penépole
- Uma pessoa?
Governador Cláudio Lembo (é a cabeça mais brilhante que conheço!);
- Uma frase?
Nada... mas nada mesmo... é impossível!
- Se Crocodilo Sonhador tivesse um tema musical, qual seria?
“Eu sei que vou te amar!”

Gostaria de agradecer pela entrevista e parabenizar pelo belo trabalho. Quer deixar alguma mensagem aos leitores do blog? Seus contatos e onde comprar seu livro?
Vanda Amorim - Adoro conhecer pessoas e ouvi-las. Ficarei feliz se receber notícia de seus seguidores. Foi um enorme prazer participar deste tão conceituado Blog!
vandaamorim@uol.com.br
Facebook – Vanda Amorim
Beijos carinhosos a todos.

Espero que vocês tenham gostado da entrevista, agradeço mais uma vez a Vanda que foi a autora escolhida do mês de julho no blog. 

Aproveitando para lembrá-los que ainda há tempo de participar do sorteio do livro Crocodilo Sonhador. Participe, divulgue, adicione o livro no SKOOB. Ajude a divulgar uma ótima autora nacional. A promoção termina amanhã, corra lá e participa, clique no banner abaixo e sigas as instruções.



E para quem quer adquirir o livro olha que super promoção:
O site “comprajato” está fazendo uma super promoção do CROCODILO SONHADOR de R$ 28,00 por R$ 17,50 !! Não perca corra no site COMPRAJATO!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO