Cotoco - John van de Ruit

>>  segunda-feira, 9 de agosto de 2010


RUIT, John van de. Cotoco: O diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. 392p. Título original: Spud

“A vida de todos nós, por mais comum que seja, preencherá uma estante inteira de livros, ou, com sorte, muitos rolos de filme. Não se esqueça de nada, sob pena de ser esquecido.”

Comecei a ler este livro sem nenhuma expectativa e no fim do primeiro capítulo já estava completamente apaixonada pela história. No final foi o livro mais engraçado que já li em muito tempo e que tenho certeza irá conquistar muitos leitores. Divirta-se em cada uma das páginas de Cotoco de John Van de Ruit. 

Na África do Sul de 1990 dois grandes acontecimentos ficarão marcados na história, a libertação de Nelson Mandela e o primeiro ano de John Milton em um renomado internado para garotos. Acompanhando o diário de John iremos conhecer sua família nada convencional, seus colegas de dormitório completamente malucos em uma série de situações estranhas, emocionantes e muito divertidas. 

Em janeiro de 1990 John Milton, que logo ficará conhecido como Cototo, arruma suas malas para sua nova vida em um internato para garotos após ganhar uma bolsa de estudos integral. Como em seu diário, ele contará sua história para vocês.

Oi, eu sou o John Cotoco Milton, tenho 13 anos, mas podem me chamar apenas de Cotoco. Após uma briga matinal, um deslocamento na coluna, uma Perua que não pega e alguns gritos nervosos meus pais finalmente conseguem entrar no carro e me levar para o internato. Confesso que estou completamente desesperado mas não sei o que pode ser pior do que dois pais lunáticos e uma avó completamente gaga, a Wombat, meu pai falou para eu nunca me casar, assim nunca terei uma sogra. 

Depois de mais alguns vexames, desta vez em público, meus pais finalmente foram embora e eu estou em meu novo dormitório. São oito garotos aqui neste quarto e em apenas algumas horas já descobri que minha vida não vai ser nada fácil. Meus colegas de dormitório se alternam entre a bizarrice e a loucura e logo ficamos conhecidos como “os oito loucos” em toda a escola. Eu (Cotoco), Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Man, Lagartixa, Barril e Esponja estamos unidos para o que der e vier, não que todos estejam fazendo isso por vontade própria. Mas se você quer sobreviver neste lugar tem que nadar com a maré, sim, isso significa mergulhos noturnos proibidos, assalto a cozinha da escola e muitos hematomas. 

Tirando o bando de malucos que eu tenho que conviver, não posso negar que a escola é muito boa. Guv, o professor de literatura, é muito legal comigo e vive me dando ótimos livros. Eva a professora de teatro é uma gata, e o professor de história é surdo e deve ter uns 150 anos. Eu estou no coral da escola, no time de críquete e logo farei os testes para a peça deste ano, Oliver. Já me vejo como um astro, distribuindo autógrafos e namorando a Julia Roberts. Enquanto a Julia ainda não me descobriu, estou apaixonado pela Sereia.

A Sereia é filha da amiga da minha mãe e apareceu lá em casa nas férias, e logo estava nadando na minha piscina. Eu vivo tendo sonhos com ela, e se eu não fosse um Cotoco, faria muito mais. Sim meu apelido, infelizmente, é graças as minhas partes íntimas pouco desenvolvidas. Imagina ganhar este apelido durante o banho coletivo com todos os alunos? Pois é, a minha vida é muito humilhante.  Como calouro eu também sou escravo de um aluno mais velho, no meu caso o Minhoca, agora enquanto escrevo para vocês, deveria estar preparando o chá matinal dele. 

Os outros meninos queriam vir aqui conversar com vocês, mas o Lagartixa está novamente na ala hospitalar depois de ser nocauteado – mais uma vez – pelo Cachorro Doido, e como vocês podem imaginar, o Cachorro Doido está na diretoria; o Rambo está tentando inventar uma mentira descarada para livrá-lo da expulsão e o Barril está roubando alguma coisa da cozinha. O Esponja está outra vez atrás da moita com sua revista de mulher pelada; o Rain Man está arrancando os cabelos e batendo um papo com sua escova de dentes bem aqui do meu lado e o Simon deve estar com os astros do futebol. 

Isso é uma pequena amostra do que acontece diariamente na vida de Cotoco Milton, se vocês quiserem saber com detalhes toda a minha sofrida e divertida história, comece logo a ler o livro. Guv disse que O Senhor do Anéis é o melhor livro já escrito na história, mas isso é porque ele ainda não conhecia o diário do Cotoco. 

“O Guv não apareceu na escola hoje. O professor substituto, Sr. Linton, era igualzinho a uma galinha; ele informou que o Guv está gripado. (Aposto que é ressaca.) O Sr. Linton nos contou tudo sobre o Nelson Mandela (que vai sair da prisão amanhã). Ele falou como se o tal Mandela fosse um santo, um Deus ou qualquer coisa parecida, mas alertou que qualquer homem trancafiado por 27 anos só porque fez o que julgou certo seguramente deve estar muito puto. Ele nos aconselhou a não sermos covardes, e a encararmos a nova fase da África com esperança e mente aberta.”

Com um humor peculiar o autor narra a vida de Cotoco em suas desventuras escolares, com sua família louca e muito divertida e em sua aventuras amorosas. É muito legal também o contraste evidente entre as maluquices que ele é obrigado a fazer com seus colegas e seu jeito estudioso, ele gosta de ler, cantar, praticar esportes e os professores gostam muito dele.

Pense em um livro divertido! Este é muito mais, além de gargalhadas garantidas, a história é muito bem escrita e em alguns momentos emociona. Eu passei algum vexame rindo igual besta dentro do ônibus e consegui até chorar no final (acho que isso só acontece comigo rsrs). O livro é encantador e conquistará leitores de todas as idades.

Leitura obrigatória de 2010, sem mais, coloque logo na lista!! Depois volte aqui e me conte o que achou ta? Só espero que lancem logo a continuação, quero ler os outros também.


O filme baseado no livro estreará em novembro de 2010, no site oficial não deixe de conferir o trailer (http://spudthemovie.com). Estou muito curiosa para ver o filme :)

Série Cotoco
  1. Cotoco (Spud)
  2. Spud – The madness continues...
  3. Spud – Lerning to fly
Site oficial do filme: http://spudthemovie.com

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO