Sangue e Gelo - Robert Masello

>>  quarta-feira, 15 de setembro de 2010


MASELLO, Robert. Sangue e Gelo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2010. 445p. Título original: Blood and Ice.

“O homem ainda estava preso no gelo. Se ela era a Bela Adormecida, será que ele tinha sido seu legítimo Príncipe Encantado? Pelo vestígio de um galão dourado no peito, Michael imaginou que o homem tinha sido um soldado.”

O novo lançamento da Editora Objetiva, selo Suma das Letras, mistura o passado e o presente, a ciência e o fantástico em um romance assustador e emocionante. Apresento Sangue e Gelo de Robert Masello.

O Tenente Sinclair Copley e a enfermeira Eleanor Ames se apaixonaram e viveram um grande amor, mesmo contra todas as diversidades, as diferenças de classe e a Guerra da Criméia. Ele era membro do Regimento de Lanceiros do exército inglês e ela fazia parte da equipe da pioneira Flocence Nightingale. O amor entre o bonito Tenente a jovem enfermeira seria marcado pela tragédia.

Dezembro de 1856. Na proximidade do Pólo Sul um barco obriga um casal a caminhar pela prancha, presos por correntes e entregues na mão do destino. A mulher estava doente e os marinheiros temiam uma terrível maldição. E eles são atirados ao mar, envoltos pelas águas congelantes e pelo frio mortal.

Mais de 150 anos se passaram e nos dias atuais o fotógrafo Michael Wilde está inundado em depressão e culpa pela perda de sua amada. Sem metas para o futuro próximo, Michael acaba aceitando um emprego na Antártida, onde pode fugir do mundo e tentar não sentir tanta dor. Ele encara o frio congelante, a vida dura, as várias camadas de roupa e o sol que brilha o dia todo naquele lugar esquecido pelo mundo. 

Michael está animado com seu trabalho, tenta vencer o vento e o frio mortal para fotografar icebergs, animais exóticos e as instalações da base Americana. Mas durante um mergulho submarino ele descobre dois corpos, acorrentados e perfeitamente conservados. Para ele, aquela seria a reportagem do século.

A incrível descoberta científica pode trazer prestígio para Michael e vários integrantes da base. Mas, enquanto eles esperam os corpos descongelarem, coisas terríveis começam a acontecer. Desaparecimentos, assassinatos e muito mistério envolvem a estranha descoberta. 

“E cá estava ela, outra vez, ou , como o poema que Sinclair sempre citava, sozinha, sozinha, completamente sozinha, sozinha em um mar aberto.”

Em uma história bem diferente o autor mescla a vida na Inglaterra vitoriana com os dias atuais, conta paralelamente a vida do fotógrafo Michael na Antártida e de Sinclair e Eleanor no passado. O livro é recheado de suspense, mistura informações científicas e históricas em uma narração bastante descritiva e bem ambientalizada.  A história prende a atenção, a vida na Antártida é descrita de forma tão detalhada que a gente chega a sentir o frio na própria pele. 

Por outro lado os personagens são abordados muito superficialmente, Michael o personagem principal não conquista (para mim tanto fazia se ele tivesse um final feliz ou morresse congelado rsrs). Gostei das passagens que narravam a história de Eleanor, a vida simples de enfermeira, seus sonhos e seu deslumbramento por Sinclair.

No decorrer da trama, embora eu tenha ficado vidrada até o final, muita coisa era previsível e algumas não me convenceram, foi uma mistura de ciência, criogenia, fantasia e teve coisa que ficou muito sem sentido. Infelizmente não tem como eu explicar isso melhor sem encher a resenha de spoiler. Até um certo ponto o livro é muito bom, mas em um determinado momento o autor se perdeu.

Quem já leu me conte aqui o que achou,  assistam abaixo o booktrailer que ficou muito interessante. O clima de suspense assusta e a capa também com esta mulher encarando o nada.  Um livro para quem gosta de ficção científica e uma dose de terror.

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO