A Lenda dos Guardiões: A captura

>>  terça-feira, 4 de janeiro de 2011


LASKY, Kathryn. A lenda dos Guardiões: A captura. São Paulo: Editora Fundamento, 2010. 184p. (A lenda dos Guardiões, V.1) Título original: Guardians of Ga’hoole: The Capture.

A série de livros que deu origem a animação A lenda dos Guardiões lançada no segundo semestre de 2010 pela Warner Bros é mais uma leitura indispensável para o público infanto-juvenil. Assistam o filme, leiam os livros e conheçam a incrível história de fantasia sobre as corujas. Hoje no blog A Captura de Kathryn Lasky.

Soren era uma pequena coruja de igreja que vivia com sua família na floresta de Tyto e aprendia com entusiasmo as lições diárias do pai. Ele não via a hora de aprender a saltar de galho em galho, de finalmente voar e de comer seu primeiro rato com todos os ossos. Ele sentia no fundo de sua moela a alegria e o amor por sua família. Além de seus pais ele tinha um irmão mais velho Kludd e sua irmãzinha Eglantine e uma cobra-cega como babá, a doce Sra. Plithiver.

Mas a vida de Soren muda muito cedo, com apenas três semanas de vida ele cai do ninho e sua vida muda para sempre. Soren é seqüestrado e enviado a Academia S. Aegolius para corujas órfãs, um lugar aterrorizante que trata as corujas como escravas. Lá ele fica conhecendo a coruja duende Gylfie e logo eles se tornam melhores amigos.

Soren e Gylfie precisam resistir ao poder da Academia enquanto fingem que estão dominados como todas as outras corujas. Passando por todo tipo de perigo eles fazem um plano para tentar escapar e voltar aos seus ninhos. No desespero eles sonham com os protetores, a lenda dos Ga’Hoole, aquelas corujas talvez pudessem ajudá-los. 

Acompanhe Soren em sua incrível jornada pela libertação, em seus aprendizados e descobertas enquanto espera que suas asas finalmente permitam com que ele voe.

“Soren e Gylfie começaram a bater as asas e se sentiram levantar do chão.
- Vocês conseguem! Acreditem! Sintam em suas moelas. Vocês foram feitos para voar. Voem, crianças, voem!”

O enredo deste livro é muito fofo e aborda um tema de fantasia bem original, as corujas. A autora da série é apaixonada por elas e fez uma grande pesquisa para escrever um livro de não ficção sobre o tema. A proposta acabou se tornando um livro de fantasia infantil, onde vamos conhecer mais sobre as espécies e a vida das corujas e nos apaixonar por estes seres.

Além de toda a criatividade da aventura, o livro trás ensinamentos e lições para seus leitores. Como respeitar as diferenças, como acreditar e lutar por um objetivo, a não se acomodar e não ir sempre pelo caminho mais fácil. Soren é uma coruja bem educada, que respeita os mais velhos, procura sempre aprender mais e é impossível não cair de amores por ele.

Agora é bom alertar que o livro é bem juvenil e pode parecer meio bobo para o público mais velho, a narrativa é lenta, a escrita é bem leve e suave. Eu já tinha assistido ao filme antes – que por sinal eu amei- e não sei se isso tirou um pouco do encanto do livro. Como eu já sabia boa parte do que iria acontecer, apesar das mudanças na adaptação, não me surpreendi muito com o enredo.

Acredito que como a série é bem grande, a narrativa irá evoluir no decorrer dos livros (como Harry Potter, por exemplo, que a narrativa acompanhou o crescimento dos leitores) mas isso só vou comprovar quando ler os próximos volumes. A história é linda, a capa, diagramação e ilustrações retratam o cuidado que a Editora teve com a publicação. Acho que este conjunto muda muito o resultado final da obra e a Fundamento mais uma vez não desaponta neste quesito.

Eu quero muito ler o resto da série, o filme pelo que vi foi um apanhado de alguns livros já que o primeiro não aborda todo o conteúdo do filme. Recomendado para todas as crianças, que vão se apaixonar por Soren e claro aos adultos que gostam de livros mais juvenis.

Série A Lenda dos Guardiões de Kathryn Lasky
  1. A captura (The capture)
  2. A jornada (The journey)
  3. O resgate (The rescue)
  4. O cerco (The siege)
  5. O abalo (The Shattering)
  6. The Burning (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  7. The Hatchling
  8. The Outcast
  9. The First Collier
  10. The Coming of Hoole
  11. To Be a King
  12. The Golden Tree
  13. The River of Wind
  14. Exile
  15. The War of the Ember
  16. A Guide Book to the Great Tree
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO