Julieta - Anne Fortier

>>  quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FORTIER, Anne. Julieta. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2010. 448p. Título original: Juliet.

“Que é que há num nome? O que chamamos rosa
Teria o mesmo cheiro com outro nome.”

A maior história de amor da literatura, com seu fim trágico e seus versos intensos ganhou fama na peça de Shakespeare; escrita entre 1591 e 1595 a peça conta a história de Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, ambos descendentes de duas famílias inimigas e que se apaixonam em um trágico amor na cidade de Verona. Todo mundo conhece a história, torce pelo casal apaixonado e sofre com o final trágico: ele morrendo envenenado, ela suicidando-se com um punhal. Mas o que vocês não sabem é que esta história aconteceu de verdade, muito tempo antes, na cidade de Siena de 1340.

E aqui você vai conhecer outra história, vai saber como Giulietta Tolomei conheceu seu grande amor Romeu Marescotti e como este amor foi vítima do ódio entre os Tolomei e os Salimbeni. Você vai conhecer a maldição que foi lançada em 1340 e que persegue as duas famílias por séculos até a nossa Julieta.  Apaixone-se por cada uma das páginas de Julieta de Anne Fortier.

“Já amei antes? Não, tenho certeza;
Pois nunca havia eu visto tal beleza.”

Antes de Romeu e Julieta esta é a história de Julia Jacobs, uma jovem de 25 anos que perdeu os pais ainda criança em um acidente de carro na Itália e desde então viveu com sua tia Rose nos EUA. Tudo que Julie tem é sua tia, o atencioso mordomo Umberto e sua insuportável irmã gêmea Janice. Até que um dia tudo que lhe é conhecido, é tomado e ela fica mais uma vez a deriva, sozinha no mundo.

Após a morte de sua tia-avó Rose, Julie descobre-se sozinha e desamparada. Acontece que sua tia não lhe deixou nenhuma herança, tudo que ela recebeu foi uma carta, uma passagem aérea e muitas dúvidas. Ela descobre que seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei e que ela precisa ir a Siena, para descobrir mais sobre o seu passado e desvendar sua verdadeira origem. Lá também tem um tesouro, algo deixado por sua mãe que desencadeará uma verdadeira caça ao tesouro.

“Desça a peste sobre vossas casas!
Haveis de perecer todos em fogo e sangue
Vossos filhos sempre a uivar sob uma lua insana
Até vos redimires de vossos pecados, de joelhos ante a Virgem
E Giulietta despertar para fitar Romeo.”

Julie não acredita em nada daquela carta maluca, mas sem muita opção e cheia de dívidas no cartão de crédito, ela embarca para Siena atrás do objeto deixado por sua mãe. E em Siena ela encontra antigos papeis, um diário de 1340 e uma história de seus antepassados que ela nunca poderia imaginar. Será que ela seria como Giulietta? Estaria condenada a um amor com um final tão trágico? Ela que nunca amou e que sempre soube de cor a peça de Shakespeare de repente se vê dentro da verdadeira historia.

E lá em Siena ela conhece o misterioso Alessandro Salimbeni, ele pode ser incrivelmente grosso e arredio, mas ela não consegue negar sua beleza e sedução. Além disso ele é um Salimbeni, da família que originou todo o sofrimento de Giulietta e Romeu, aquele que ela deveria ter como inimigo. Ela era uma Tolomei, não deveria estar procurando o seu Romeo?

Em Siena Julie, agora Giulietta, conhece uma parte de sua família, descobre suas verdadeiras origens enquanto segue as pistas deixadas por sua mãe. Haveria realmente um tesouro guardado ligado a historia de Giulietta e Romeo? Pelo jeito algumas pessoas parecem acreditar na história, pois de repente ela sente que está sendo seguida e que sua vida corre perigo.

Em uma historia narrada em um momento  na história de Julie e sua busca pelo passado e em outro na Siena de 1340 nós vamos conhecer a verdadeira história levada a posteridade por Shakespeare. A história da bela Giulietta Tolomei, com sua pele alva e seus olhos azuis capazes de encantar toda uma cidade.  E também Romeo Marescotti, o jovem cheio de bravura e coragem, que se apaixonou por aquela bela jovem desde a primeira vez que a viu.  E vamos descobrir como Luciano Salimbeni foi responsável pela grande tragédia, que separou dois amantes abençoados pela virgem e que por isso foi amaldiçoado por toda a eternidade. 

Giulietta Tolomei tem agora a missão de quebrar esta maldição, acabar de vez com a tragédia entre as duas famílias e só assim alcançar a sua felicidade. Em uma história recheada de romance, suspense e ação contada de forma encantadora.

“Nunca saberei quanto tempo durou nosso beijo. Foi um daqueles momentos que nenhum cientista jamais consegue reduzir a números, por mais que se empenhe. Só sei que, quando enfim o mundo voltou rodopiando, vindo de algum lugar agradavelmente distante, tudo estava mais luminoso do que nunca e valia mais a pena. Foi como se todo o cosmos houvesse passado por uma reforma exorbitante desde a última vez que o olhara... ou talvez eu nunca tivesse olhado direito.”

Tinha bastante tempo que eu não lia um romance e caí de amores por este livro. A narrativa da autora é sensível e extremamente sedutora, uma leitora que flui de uma forma poética até o final. Mas além do romance, o livro tem muito suspense, muita ação e tanta reviravoltas que acontece coisas que eu nem imaginava.

Acho que algumas pessoas não sabem que a peça de Shakespeare que ficou tão famosa, foi escrita baseada em lendas e textos já existentes e que aquela história de alguma forma realmente aconteceu.  A autora recria a história por um novo prisma, introduzindo novos personagens e novas situações, contando “a verdadeira historia de Romeu e Giulietta”. 

E do outro lado a vida atual de Julie, a nossa protagonista, com sua busca pelo passado, pelo amor e seus novos inimigos. Eu achei a história de todos eles muito bem amarrada e amei os personagens. Achei Julie com sua birra com Janice extremamente chata no início do livro, a personagem não tinha nenhum amor próprio e vivia a sombra da irmã. Depois no decorrer do livro da para entender melhor o que acontecia, só lendo para saber.

Para quem gosta de romance, para quem gosta de história e de uma narrativa muito bem descrita e ambientada este é O livro.  Recomendo que leiam e se apaixonam mais uma vez por Romeu e Giulietta.  Amei o livro do início ao fim, só posso dizer mais uma coisa sobre ele: leiam!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO