Radiante - Alyson Noël

>>  sexta-feira, 10 de junho de 2011

NOËL, Alyson. Radiante. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2011. 184p. (Riley Bloom, v.1) Título original: Radiance.

“Riley, que tal deixarmos o passado para trás e olharmos para o futuro. O que acha? Está pronta para dar esse salto?
Antes que eu pudesse responder, antes que pudesse fazer qualquer coisa, Buttercup saiu correndo detrás da cortina vermelha de veludo, balançando o rabo como um louco, lambendo meu rosto e me derrubando do jeito que sempre me fazia rir. E quando finalmente consegui fazer com que se acalmasse, todos haviam desaparecido.
Nem esperaram minha resposta.
E foi quando me dei conta que a pergunta havia sido retórica.
Meu lugar havia sido determinado.
Que eu tenha gostado, quer não.”

A autora americana Alyson Noël é conhecida pela sua série Os imortais que já tem quatro volumes lançados no Brasil. Os imortais conta a saga de Ever Bloom uma adolescente que perdeu os pais e a irmã em um trágico acidente de carro onde foi a única sobrevivente. Radiante é o primeiro livro da série spin-off chamada Riley Bloom que conta a história da irmã mais nova de Ever e o leitor não precisa ter lido a primeira série para entender esta, vamos a resenha.

Depois do acidente que a matou, juntamente com seus pais e seu cachorro, Riley relutou muito em fazer a travessia e permaneceu por um período na Terra com sua irmã mais velha Ever. Mas ela acabou se convencendo que ali não era o seu lugar e seu “fantasma” atravessa finalmente a ponte para um novo mundo.

Isso mesmo, Riley não “morreu”, ou melhor, ela era uma morta bem “viva”. Ela reencontrou seus pais e seu cachorro Buttercup em uma nova dimensão, um lugar chamado Aqui&Agora. Naquele lugar todos se dedicavam a uma nova tarefa, mas Riley ainda era muita apegada a sua vida na Terra e a sua irmã.

E ficava constantemente revoltada já que ninguém parecia entender o seu problema, ninguém parecia se importar por ela não merecer aquele destino injusto. Nunca crescer, nunca chegar à adolescência, nada de primeiro beijo, nada de peitos, era muito injusto. Tudo que ela teve foi uma sombra da vida da irmã e agora sua chance tinha acabado antes mesmo de começar.

E Riley ficou sem saber o que fazer naquele lugar, mas logo é chamada pelo conselho e ganha uma importante tarefa, ela agora seria uma apanhadora de almas. Ela nem se importou muito com nada disso, tudo o que importava é que ela poderia voltar a Terra.

E agora em companhia de seu guia Bodhi  - um menino muito sem sal e que tinha um péssimo gosto para moda - e Buttercup ela partiria para sua primeira missão. Convencer o menino Radiante, há séculos assombrando um castelo, a finalmente fazer a travessia. O problema é que muitos outros já tentaram cumprir esta missão e todos eles falharam. Será que Riley sabe mesmo onde está se metendo?

Pelo que tenho acompanhado em outros blogs a maioria dos leitores tem vivido uma relação de amor e ódio com a autora. Alyson Noël criou a série Os imortais, que faz um grande sucesso; o problema é que a série começa muito boa e depois parece que vai sendo esticada para render mais livros, os personagens nunca saem das mesmas confusões e o último livro para mim foi o mais fraquinho.

Então estava meio receosa de ler a nova série, mas logo a curiosidade me venceu. E fora que as capas da autora são sempre maravilhosas e eu não consigo resistir. Mas Radiante me surpreendeu. Apesar de ser bem mais infantil do que Os imortais, o primeiro livro é bem divertido e Riley é uma ótima personagem.

O livro é pequeno, a narrativa é simples e leve. Riley é confiante, divertida e cheia de opiniões e críticas sobre moda e todas as outras coisas; e são muito engraçados seus comentários do outro mundo.   E fora que Buttercup é o cachorro mais fofo do mundo, que dó do cachorrinho fantasma rs. Bodhi é um menino bem sério e calado, acho que vamos saber mais sobre ele no próximo livro.

Como eu disse, não precisa ter lido a série Os imortais para acompanhar a nova série. Esta atinge um público ainda mais jovem, então indico para quem gosta de livros juvenis sobre fantasmas.


Série Riley Bloom
  1. Radiante (Radiance)
  2. Luminoso (Shimmer)
  3. Terra dos sonhos (Dreamland)
  4. Whisper (Previsto para abril de 2012 nos EUA)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO