Círculo Secreto - L. J. Smith

>>  sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SMITH, L.J. Círculo Secreto. Rio de Janeiro: Galera Record, 2011. 256 p. (The Secret Circle, v.1). Título original: The Initiation: The Secret Circle.

“Terra e água, fogo e ar,
Vejam sua filha que aqui está.
Pelo escuro da lua e a luz solar,
Como desejo, que vá se realizar.

Por desafio, teste e sagrado juramento,
Que do Círculo agora ela seja elemento.
Carne e tendões, sangue e ossos,
Cassie agora é um dos nossos.”p.172

As séries da autora americana L. J. Smith são mais conhecidas pelas suas adaptações televisivas do que pelos próprios livros, foi assim com The vampire Diaries - série homônima baseada nos livros - e o mesmo está acontecendo com Secret Circle, que estreiou com sucesso na TV.  A série é baseada em uma trilogia se ela não resolver escrever mais que foi lançada em 1992 e reeditados em 2008. Hoje vou falar sobre o primeiro volume da trilogia: Círculo secreto – A iniciação.

Cassie Blake estava de férias com sua mãe e não via a hora para voltar a sua amada Califórnia; Cap Cod era uma cidade fria, úmida e ela só tinha uma garota chata como companhia. Até que um dia duas coisas importantes aconteceram: ela conheceu um garoto misterioso na praia e sua mãe avisou que elas não voltariam para casa.

Um garoto diferente, com os olhos azuis-acinzentados mais lindos que ela já tinha visto, que a atraia como um ímã, como se ela já o conhecesse. Estranhamente ela conseguia ver um cordão prateado ligando-os. Unia os dois corações e tentava puxá-la para ele.  Mas o garoto vai embora e ela não consegue imaginar que nunca mais irá vê-lo e que nem sabe seu nome.

“O cordão prateado nunca poderá ser rompido. Suas vidas estão fisgadas. Não podem  escapar um do outro mais do que podem escapar do destino.”

Logo depois sua mãe lhe dá uma terrível notícia, sua avó está doente e as duas estão de mudança para New Salem. A cidade era uma ilha, no meio do nada, com casas antigas e extremamente velhas. Nova escola, novos colegas, Cassie estava apavorada.

E a escola à assustou ainda mais. As pessoas pareciam evitá-la, ao saber onde ela morava passavam por ela e olhavam para o chão. Na escola existia ainda uma espécie de clube secreto, formado por alunos que eram temidos e evitados, e Cassie logo vira alvo das brincadeiras deles.

Faye era linda, absolutamente deslumbrante e igualmente perversa. Cassie fica aterrorizada quando começa a encontrar coisas estranhas e assustadoras em seu armário. Junto com Suzan e Deborah elas formavam um trio de garotas belas e perigosas.

Cassie não entende porque todo mundo tem tanto medo daqueles garotos, porque todos os outros parecem evitá-la e sente estranhos poderes, como se Faye pudesse empurrar coisas sem tocar e fazer mexer objetos inanimados. Ela está com medo, muito medo e não sabe o que pode fazer.

Até que conhece Diana, um sopro de calma no meio daquela cidade maluca. As duas logo ficam muito próximas e Cassie começa a descobrir o que acontece com aqueles garotos.  Todos eles formam um grupo, de famílias ancestrais que fundaram a cidade, famílias poderosas, formada por bruxos. Os descendentes hoje se uniram, para tentar seguir uma tradição. E ela era uma deles, uma descendente, uma bruxa.

Agora ela teria que lidar com a sua nova vida, com todas aquelas estranhas novidades e com sua nova natureza. Para piorar ela descobre quem era o garoto misterioso da praia e seu coração se apaixona e se parte no mesmo instante.

Eu adoro história de bruxas, ainda mais quando tem mitologia, alguns rituais e elementos que me lembraram de The house of night – apesar de os bruxos de lá serem também vampiros rs. A ideia da trama de Circulo Secreto e o enredo são muito legais, um enredo tão legal que já virou um ótimo roteiro de série.

Ponto para a autora no quesito trama, mas acho que os roteiristas conseguem trabalhar muito melhor as historias. Cassie é a protagonista mais chata do reino das protagonistas chatas! Ela é mais sonsa que a Bella, sem sal, sem atitude, sem salvação. Ela é mais chata que a Ever, sério! Faye a garota malvada é a melhor personagem, pelo menos nela não falta personalidade. Mas achei os personagens estereotipados demais: Cassie a inocente, Faye a bruxa má, Diana a garota muito muito mesmo boazinha.

Outros personagens são mais interessantes, como Adam, embora sejam tão pouco explorados que ficou só no gostinho. Para piorar, o livro não tem final, nada acontece, nada se resolve, quando está melhorando... termina. Os livros quando fazem parte de uma trilogia deixam margem para a continuação, mas acho que alguns mistérios poderiam ter sido solucionados e que a trama tinha que ter uma conclusão, qualquer que fosse.

Apesar da crítica acima não é uma leitura cansativa, é um daqueles livros rápidos que você lê em uma sentada, fica morto de curiosidade e mesmo enchendo de defeito quer a continuação. Isso me lembra de Os imortais rsrs. Ou seja, irei terminar a trilogia e torço para que tudo melhore porque a base da história é muito legal mesmo. . Acho que na verdade o problema é que o livro é uma introdução, faltou o desenvolvimento e a conclusão =] .

Concluíndo para quem adora bruxas a história é legal, eu gostei, mas achei muito superficial. Leia com moderação! (hehe). Quem já leu me conte o que achou ta?

Trilogia Círculo Secreto de L. J. Smith
In: http://www.ljanesmith.net


1) Círculo secreto – A iniciação (Título original: The Initiation: The Secret Circle)
2) The captive (Os demais não lançados no Brasil);
3) The Power.

Avaliação ( 1 a 5): 



Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO