Julieta imortal - Stacey Jay

>>  segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

JAY, Stacey. Julieta imortal. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2011. 238p. Título original: Juliet Immortal.

“Afasto os meus lábios. Eu amo você. Amo. Já tive uma alma gêmea. A aura de Ben brilha por outra pessoa, e não são os meus lábios que falam ou os meus braços que o abraçam. Mas é o meu coração e a minha alma. Ele é o meu amor. Meu amor impossível, condenado, inegável.” p.163

Desde o último ano vem sendo lançadas algumas adaptações sobrenaturais de livros clássicos, acredito que este não deve ser considerado como tal. O livro é inspirado no clássico Romeu e Julieta e só. Tanto que acho que o livro não agradará aos fãs de Shakespeare, é um juvenil sobrenatural que tem como pano de fundo os famosos protagonistas shakespearianos. Conheçam Julieta imortal de Stacey Jay.

Todos conhecem aquela que foi considerada a maior história de amor que já existiu, um amor proibido entre dois adolescentes de famílias rivais que acaba com a morte trágica do casal... um amor além do tempo e maior que a própria vida. Tãooo lindo... mas e se nada disto nunca aconteceu? E se foi só uma farsa para encobrir um assassinato?

Julieta Capuleto nunca pegou um punhal e se matou ao presenciar seu amado morto ao seu lado após beber uma dose de veneno, ao contrário, a moça foi assassinada brutalmente por Romeu Montecchio que a ofereceu como sacrifício para garantir sua imortalidade.

Porém a moça também foi salva. Enquanto Romeu se torna um mercenário e vai vagar por toda eternidade tendo como missão destruir as almas gêmeas - levando-as ao assassinato e criando mais mercenários-, Julieta se torna uma embaixadora da luz. Sua função é proteger as almas gêmeas, até que suas auras estejam tão ligadas que não possam mais ser separados pelos mercenários.

Julieta com sua alma imortal vagueia entre a Terra e o esquecimento, em quase sete séculos ela já reviveu mais de trinta vezes. A vida começa de repente. Antes disso o esquecimento e um corpo sem forma, até que assuma outro corpo, outra vida.

Desta vez sua alma volta no corpo de Ariel, uma menina com muitos problemas de relacionamento e uma baixa auto-estima. Ariel sofreu um acidente quando criança e tem cicatrizes em seu rosto, que fazem com que ela se esconda e seja isolada na escola. Sua mãe Melanie não tem uma boa relação com a filha. Sua única companhia é sua melhor amiga Gemma.

Sempre que uma missão começa Julieta precisa encontrar com a Enfermeira - representante dos embaixadores - e descobrir sua missão, quais são as duas almas gêmeas que ela precisa unir. Mas, desta vez é diferente. A enfermeira não aparece, ela está sozinha. E precisa cumprir sua missão sem prejudicar Ariel, quando ela partir a alma da moça irá voltar para aquele corpo e seguir com sua vida.

Só que nem tudo é tão fácil, Romeu também está por perto, se apoderou da alma de um rapaz nada confiável, Dylan.  Enquanto foge de Romeu ela acaba sendo salva por um rapaz, Ben estuda na mesma escola de Ariel e ajuda a moça que parecia ter sido atacada pelo namorado. Julieta começa a se aproximar de Ben, ele gosta dela, ou de Ariel ela não sabe ao certo, mas sabe que este amor é proibido.

A missão pela primeira vez está muito confusa, ela está mais envolvida que deveria. Se Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará de tudo para impedir.

Stacey Jay criou uma trama inovadora, com um mundo sobrenatural diferente e repleto de situações interessantes. Sem dúvida a autora tem imaginação. Por outro lado a história de alma de um e corpo de outro, mercenários X embaixadores e tudo o mais fica meio confuso em certo ponto do livro. Pelo que andei lendo sobre a obra eu esperava bem mais, me decepcionei com o final e com algumas explicações nada convincentes.

Muitas coisas foram mal explicadas: como Romeu consegue pegar corpos mortos, como Julieta consegue habitar corpos vivos e absorver todas as memórias da pessoa que depois irá voltar para o corpo, os poderes e propósitos dos mercenários e embaixadores da luz e muita coisa no final, que não posso citar. A boa notícia é que o livro terá uma continuação prevista para 2012, vamos ver se ela consegue amarrar estas pontas.

Você tem de um lado a história de Romeu e Julieta, imortais que se odeiam. De outro lado o drama dos humanos Ben, Gemma, Dylan e Ariel. Eu gostei mais de Ben e da trama que envolvia Ariel do que do resto. O problema é que o livro se concentra claro, no casal sobrenatural. Julieta é uma pessoa amarga em boa parte do livro, apesar de passar tanto tempo unindo alma gêmeas ela não acredita mais no amor. Romeu é uma alma atormentada, o livro todo não sabemos se ele quer prejudicar ou se redimir.

Ben é um fofo, daqueles personagens que fazem as leitoras suspirar. Ele valeu a pena todo o livro, cada frase linda. Embora mais uma vez tenha ficado aquela sensação de “amor eterno à primeira vista” que eu não gosto. Aqui não sei nem se temos um triângulo amoroso, é alma de um com o corpo de outro que é uma confusão total.

Resumindo eu achei o enredo interessante, porém confuso, gostei dos personagens e do enredo, mas nem tanto dos desdobramentos. Acredito que os fãs de Shakespeare não vão gostar nada da história. Indico para quem gosta de um sobrenatural diferente.

Julieta imortal de Stacey Jay
  1. Julieta imortal (Juliet Immortal)
  2. Romeu imortal (Romeo Redeemed).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO