Nas sombras - Jeri Smith-Ready

>>  quarta-feira, 18 de abril de 2012

READY, Jeri Smith. Nas sombras.  Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2012. 336p. (Shade, V.1) Título original: Shade.

“Tentei me concentrar na carta celeste à minha frente em vez de no menino à minha direita. Quando Logan morreu, eu tinha parado de notar como o Zachary era bonito, como se todos os meus sentidos tivessem sido desligados. Agora que ele tinha voltado (de certa forma), eu tinha me transformado na Pequena Miss Piranha novamente.” p. 130

São tantos romances teens sobrenaturais no mercado que atualmente é difícil se destacar neste meio, quase nada é novidade no quesito fantasia. As meninas se apaixonam por vampiros ou por anjos, anjos caídos, fantasmas, zumbis!, aliens, bruxos, lobisomens, elfos, demônios... posso continuar infinitamente. Amores enormes e proibidos e para fechar com chave de ouro... um triângulo amoroso. E só estou constatando, gosto da fórmula mesmo que ela se repita. Agora o livro de hoje tem um diferencial muito legal, não é só a mocinha (ou o mocinho) que tem um dom, o mundo mudou e todos após uma certa data nasceram diferentes. Confiram o delicioso Nas sombras, primeiro volume da trilogia Shade, de Jeri Smith-Ready.

Aura Salvatore, 16 anos, é uma moça muito estudiosa, inteligente e bastante incomum, pelo menos para todas as pessoas mais velhas do que ela; como sua tia super protetora. Aura e todas as pessoas nascidas após o episódio que ficou conhecido como “A passagem” são capazes de ver e falar com fantasmas – fantasmas de pessoas que partiram de modo abrupto ou assassinadas.  Se o fantasma não segue em frente para o “outro mundo” eles voltam na forma de um espectro roxo e podem atrapalhar bastante a vida dos que podem vê-los com seus inúmeros pedidos e reclamações.

Apenas roupas vermelhas e uma caixa preta de obsidiana criada pelo governo são capazes de mantê-los afastados, fantasmas podem ser uma tarefa bem cansativa. Principalmente porque hoje em dia eles são testemunhas em tribunais, dão informações sobre seus próprios testamentos, dentre outras coisas. Aura sabe muito bem disso, já que vive ajudando os fantasmas no escritório de advocacia da tia.

Mas mesmos assim, ela tenta levar uma vida normal. Está sempre ao lado de sua melhor amiga Megan e de seu namorado gato Logan. Logan é o vocalista da banda Keeley Brothers e junto de seus irmãos mais velhos – Mickey e Siobhan – estão prestes a conseguir uma gravadora e emplacar o nome da banda. O aniversário de 18 anos de Logan também está chegando e eles farão um super show para comemorar em dobro.

Aura está nervosa e torcendo pelo namorado,  esta também será uma noite muito importante para os dois, já que ela prometeu passar a primeira noite com ele. Ao mesmo tempo Aura fica conhecendo Zachary Moore, 16 anos, recém chegado da Escócia e que estuda no mesmo colégio que ela. Zachary é lindo, inteligente e mexe com o coração da protagonista. Ela se sente culpada por olhá-lo daquele jeito, já que tem certeza que ama Logan.

Na noite do show e da festa de aniversário Logan lhe prometeu “a melhor noite de sua vida”. A única coisa chata foi ele ter morrido bem no meio da comemoração. Agora Aura está arrasada e Logan se foi, ou quase isto. Acontece que o moço resolveu voltar e agora ela pode falar com ele, mas não pode tocá-lo, já que tudo que enxerga é um Logan roxo. Mas fantasma ou não, seu grande amor ainda está com ela. O problema é que enquanto Logan é um fanstama, Zachary está bem vivo e mais lindo do que nunca.


Aura tenta descobrir mais sobre A passagem e como se originou a situação com os fantasmas, acredita que isto está ligado a um antigo diário de sua falecida mãe e com a ajuda de uma doutora em astrologia começa a pesquisar o assunto. 

Ah eu adorei este livro! Tem os clichês previsíveis dos juvenis sobrenaturais, mas a trama evolui muito bem e os personagens são ótimos. O enredo é bem diferente, com isto de todos conhecerem o poder de Aura e daqueles que nasceram após a passagem. Os fantasmas são “aceitos” e exige até um novo órgão do governo para administrar a situação.

O triangulo amoroso é bem interessante, Logan é lindo e ela é apaixonada por ele, mas tem todo aquele comportamento bobão adolescente que não me conquista. Zachary é o fofo da história, personagem digno de “piriguetagem literária” rs.

Tudo que eu contei sobre a história está na sinopse, mas não vou falar mais do enredo para não estragar a surpresa. O restante da trilogia já foi lançado nos EUA e eu espero ansiosamente para ler as continuações. Adorei a historia de Aura e o final deixa muita coisa em aberto para a continuação.

Este eu recomendo com certeza, para todos que gostam de um bom sobrenatural juvenil. Leiam!!

Trilogia Shade de Jeri Smith-Ready
  1. Nas sombras (Shade)
  2. Shift (os demais ainda não lançados no Brasil)
  3. Shine.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO