Viaje com as séries #69 – The Newsroom

>>  segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Mais uma semana começando e com ela uma nova série para comentarmos. The Newsroom me atraiu desde o primeiro momento, o tema é interessante e a trama me pareceu bem trabalhada. Assisti apenas dois episódios, mas com certeza quero mais e ficarei em dia com a produção, transmitida pela HBO.


A série estreou no Brasil em 5 de agosto do ano passado e mostra os bastidores do programa News Night, exibido pela emissora à cabo de notícias Atlantis Cable News (ACN). A atração é comandada por Will McAvoy, um jornalista bastante polêmico. Na trama, ele, sua nova produtora, seu chefe e sua equipe tentam colocar no ar um programa diário mesmo enfrentando vários obstáculos pessoais, comerciais e corporativos.
The Newsroom é criação de Aaron Sorkin, estrelada por Jeff Daniels, Emily Mortimer, John Gallagher Jr., Alison Pill, Thomas Sadoski, Dev Patel, Olivia Munn e Sam Waterston. Sorkin começou a desenvolver uma série de televisão centrada em um canal de notícias no ano de 2009 e depois de meses de negociações, a HBO encomendou um episódio piloto em janeiro de 2011, posteriormente uma temporada completa foi encomendada. Sorkin realizou suas pesquisas ao observar e visitar vários canais de notícias ao redor do mundo.


A segunda temporada da atração estreou no mês passado na HBO e parece manter a qualidade da temporada de estreia. O que eu pude sentir nos episódios que assisti foi uma dose de realidade. Senti que estava mesmo nos bastidores de um telejornal, com todas as pendengas que precisam ser resolvidas para ele dar certo e ir ao ar, ao vivo. Sem falar nas pautas que precisam ser interessantes, atuais, polêmicas e interessar ao espectador. Tudo isso trabalhado juntamente com certos problemas pessoais e, como citei acima, comerciais e corporativos.
Com certeza, qualidade é um dos adjetivos que podem e devem ser usados para se referir à produção. Cada episódio gira em torno de um grande evento do passado recente, como a explosão da plataforma Deepwater Horizon ou a morte de Osama bin Laden. Os acontecimentos atuam como pano de fundo para dramas interpessoais, bem como para dar um senso de familiaridade, já que o público deve conhecer o contexto do que se passa.


Em entrevista, Sorkin disse que os eventos "sempre seriam reais", o que, para ele, "tornou-se um tipo de dádiva criativa. Em primeiro lugar, o público sabe mais do que os personagens, o que é um tanto divertido. E me dá a oportunidade de deixá-los mais inteligentes do que nós fomos [à época]". No entanto, ele também declarou que "é uma versão romântica e idealizada de uma redação – não é para ser um documentário".
Um dos pontos positivos da série, além de tudo que comentei, é que ela é curta, com apenas dez episódios, dando ao espectador a chance de ficar em dia com os episódios de uma forma mais rápida que outras séries.  Por outro lado, cada episódio tem em média uma hora de duração.



Para finalizar, algumas curiosidades:
  •  O cenário de The Newsroom está localizado no Sunset Gower Studios, em Hollywood.
  •  O prédio fictício da Atlantis World Media é, na realidade, a torre do Bank of America no cruzamento da 6ª Avenida com a Rua 42 em Manhattan, e efeitos visuais são utilizados para alterar o nome do prédio acima da entrada.
  •  A produção iniciou-se no outono (Hemisfério Norte) de 2011.
  •  O cronograma de gravação de cada episódio, com roteiros repletos de diálogos, geralmente compreende cerca de nove dias, enquanto séries tradicionais de TV aberta ocupam de seis a sete dias.

Informações Gerais
  • Gênero: Drama;
  • Criador: Aaron Sorkin;
  • Produtores: Aaron Sorkin, Scott Rudin e Alan Poul;
  • Elenco: Jeff Daniels, Emily Mortimer, John Gallagher Jr, Alison Pill, Thomas Sadoski, Dev Patel, Olivia Munn e Sam Waterston;
  • Tema de abertura: Thomas Newman. 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO