Viaje com as séries #73 – Spin-off

>>  segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Olá, pessoal! Hoje atendo ao pedido da Gabriela Araújo Oliveira, que veio por e-mail. Obrigada pelo contato! A Gabriela pediu um post sobre spin-off e espero que goste, pois esse será o tema de hoje. Começando do começo, o que é um spin-off? O termo engloba diferentes setores, por exemplo, é utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia.

Law & Order
Mas o significado geral é o mesmo: um produto que é derivado de outro. Nesta área o termo é utilizado para indicar uma franquia criada a partir de uma outra, geralmente de grande sucesso, ou ainda, títulos da mesma franquia, mas com histórias ou até personagens diferentes, tendo relação parcial ou nula um com o outro. A franquia Law & Order é um dos exemplos mais famosos de séries spin-off's. A série original, Law & Order, originou diversas outras: Law & Order: Special Victims UnitLaw & Order: Criminal IntentLaw & Order: Trial by Jury e mais recentemente Law & Order: Los Angeles.


Outros exemplos são as séries Sam & Cat e Gibby, que são um spin-off da Série iCarly e Joey, que é um spin-off da mega famosa Friends. Nesta fall season teremos a estreia de algumas séries derivadas de outras, entre elas, a série Ravenswood, um spin-off de Pretty Little Liars, The Originals, que será um spin-off de The Vampire Diaries e Once Upon a Time In Wonderland, que é derivada de Once Upon a Time. Ah e quase ia esquecendo, Chicago Fire originou a série Chicago PD, que estreia nesta fall season também.  A história acompanha os trabalhos de dois grupos da polícia, um formado por policias que atuam nas ruas e o outro é o grupo que forma a Unidade de Inteligência. E tem mais, Supernatural ganhará um spin-off e o protagonista será inserido na reta final da nona temporada da série. Arrow, por sua vez, servirá de gancho para uma série centrada em Flash.  

Mas o que leva as emissoras a criarem algo assim? Bom, normalmente o intuito é aproveitar a boa fase da série original para deslanchar um novo produto, arrecadando mais dinheiro e deixando os fãs mais felizes. Porque às vezes, um só não basta. Vejam CSI, uma das séries de maior sucesso da TV. Ela inspirou a criação de CSI: Miami e CSI: NY. Outro exemplo de grande sucesso, como comprovamos na semana passada, é NCIS e ela fez o caminho inverso, foi um spin-off de JAG.

The Originals
Devo conferir The Originals para medir a febre e porque gosto de Klaus, além de OUAT in Wonderland e Chicago PD. Não tenho tanta certeza sobre Ravenswood porque Pretty Little Liars anda me dando nos nervos com tanto mistérios e poucas respostas e se a novata seguir o mesmo caminho, não devo me estressar com ela.

E vocês, têm algum spin-off preferido ou que vá assistir nessa nova leva?

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO