Viagem Aleatória #1 - Você já terminou de ler todas as suas séries?

>>  quinta-feira, 10 de abril de 2014


Bom dia Viajantes,

Estou criando uma nova seção aqui no blog. Vou chamá-la Viagem Aleatória, e nela irei falar sobre qualquer coisa que esteja, de alguma forma, ligada ao mundo literário. Pode ser discussão sobre algum assunto, opinião sobre alguma notícia, expectativa de algum lançamento ou etc. Ok, vamos lá.

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ 

Parem e contem quantas séries vocês já leram inteiras. Eu conto em uma mão: Harry Potter, Jogos Vorazes e Fronteiras do Universo. “Credo Yago, só isso?” Sim gente, só isso. Triste, não? Agora, contem as séries que vocês já começaram mas ainda não terminaram. Bem, aí, infelizmente, eu vou precisar das duas mãos e dos dois pés. Não sei se isso também é verdade para vocês, mas eu tenho várias séries que livros que comecei e ainda não terminei. Existem diversos motivos para isso. Pode ser por falta de dinheiro para comprar os outros livros, pode ser por falta de tempo, pode ser por não achar o restante da série pra comprar ou pegar emprestado ou etc. Exemplos: eu ainda não terminei Academia de Vampiros porque não tenho dinheiro para comprar os outros livros. Eu ainda não terminei Crônicas do Mundo Emerso pois quando acho as continuações, o preço é absurdo; ainda não terminei Fifty Shades of Grey porque estou com preguiça de lê-los; a trilogia Millennium falta eu ler o último livro, mas emprestei e até hoje não voltou; a série Os Instrumentos Mortais eu li somente o primeiro livro e achei apenas Ok. Se eu for continuar a série, vai ser quando comprar os livros em inglês e em hardcover. 

Acredito que exista uma força maior, uma praga, um karma, uma maldição, um olho gordo, sei lá, tipo um diabinho no seu ouvido que fica sussurrando "Não compre a continuação da série, compre o primeiro livro uma série nova!". Resultado: você começa a ler sete mil oitocentas e quarenta e duas séries, e não termina nenhuma. E sempre fala "Vou parar de começar séries e vou terminar as que já tenho." Mas seus planos são interrompidos pelo diabinho, que sussurra "Você tem certeza que não quer começar uma série nova? Pense! Novos personagens, novos cenários..." 

Pois é. Como consequência disso, eu acabei desistindo de algumas séries. Existem algumas que mesmo tendo achado o primeiro livro razoável, estava disposto a dar uma chance ao segundo. Só que, devido que ao grande número de séries, abandonei e fiquei somente com aquelas que realmente fizerem bonito desde o primeiro livro. Então hoje vou citar aquelas que eu não irei terminar. Ou seja, são séries que eu, mesmo tendo acesso aos livros, não irei lê-los.

Vou começar com as séries infantis Como treinar seu dragão e Diário de um banana. Esses livros me decepcionaram muito. Muita gente falava que eram leves e divertidos, só que eu os achei bem fracos, mesmo para crianças. Sim, existem vários fãs, de diversas idades, que elogiam bastante, mas para mim não rolou. 


Outras duas séries que não deram para mim foram Círculo Secreto e Diários do Vampiro. Me desculpem, mas eu não consegui gostar da narração da L. J. Smith. Muito ruim, não deu. Os personagens também são descartáveis, e a história fraquinha. Mesmo depois de ter me decepcionado com a autora, decidi dar uma chance a Círculo Secreto. Achei um pouco melhor, mas ainda sim, uma narração bem rasa. Não irei continuar nenhuma das duas.

Alguns vão me bater, mas As Crônicas de Nárnia também não desce. Eu li alguns livros e simplesmente não senti nenhuma atração por eles. As pessoas falam tão bem da série, que eu, sinceramente, esperava algo melhor. Gostei de alguns personagens, mas não foi nada que me fizesses querer continuar sabendo o que será deles. O que mais valeu a pena foi o universo criado e os cenários, mas não foi suficiente. Nem quando o volume único fica naquela promoção de R$9,90 eu não compro. 

Uma série bem elogiada, principalmente pelo mundo geek, mas que não me convenceu é O Guia do Mochileiro das Galáxias. O primeiro livro começou bem. Nas primeiras páginas eu estava ligado à história e tudo, mas depois foi caindo, caindo, caindo, e eu me esforcei para terminar. Consegui, mas agora passo longe da continuação.


Sabe quando você fica triste por não ter gostado muito do livro? Isso aconteceu com Ladrões de Elite. Tem uma premissa muito boa e podiam ser desenvolvidas muitas coisas, mas eu fiquei perdido no primeiro livro e não tenho paciência para encarar um segundo. E olha que o livro é bem curtinho e mesmo assim cansei. 

É possível colocar um livro na lista de favoritos e depois simplesmente perder interesse na continuação? É! E Hush, Hush é um grande exemplo disso. Quando eu li o primeiro livro, gostei muito, tanto que dei cinco estrelas e mais um coração. Só que, depois que terminei, estava sem grana para comprar Crescendo. O tempo foi passando, eu fui esquecendo a história, e hoje lembro, no máximo, o nome de dois personagens. Então creio que não continuarei.

Por enquanto, são dessas que eu desisti. Pode ser que mais pra frente eu abandone mais algumas, rs. Espero que isso não aconteça, mas sabe-se lá. Tem muitas séries que eu quero começar, mas não posso porque se não nunca vou terminar as que eu comecei. Eu tinha prometido que, a partir de tal dia, as séries que já estivessem completamente lançadas, eu iria comprar o box com todos os livros ao invés de comprar de um em um. Ainda pretendo colocar essa ideia em prática. Acho que é uma boa sugestão para não abandonar as séries.

E vocês, existe alguma série que sabem que não vão terminar? 

◘ ◘ ◘ ◘ ◘      

Bem, é isso, espero que tenham gostado. Caso tenham ideia para discussões ou minha opinião sobre determinado assunto, podem deixar nos comentários que eu trago no próximo Viagem Aleatória. 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO