target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Viaje com as séries
target="_blank">some alt text
Viaje comigo
target="_blank">some alt text
Ofertas Submarino
target="_blank">Some alt text
Os melhores do ano
target="_blank">Some alt text
Viajando no mundo das cores

Theodore Boone: Aprendiz de advogado - John Grisham

>>  quinta-feira, 5 de março de 2015

GRISHAM, John. Theodore Boone: Aprendiz de advogado. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2010. 300p. (Theodore Boone, v.1). Título original: Theodore Boone kid lawyer.

“Garotas, julgamentos de assassinatos, testemunhas secretas. A vida subitamente se tornara muito complicada.” p. 176

Eu curto muito livros juvenis de investigação, como a série The Buckshaw Chronicles que é uma das minhas queridinhas no estilo. Faz tempo que tenho curiosidade de conhecer essa série juvenil, primeiro por ser sobre investigação judicial, depois pelo autor que domina muito o assunto. Hoje conto para vocês o que achei sobre o primeiro volume da série com Theodore Boone: Aprendiz de advogado do John Grisham.

Theodore Boone tem apenas 13 anos, mas sabe mais sobre o sistema judicial americano do que muitos advogados formados da pequena cidade de Strattenburg. Seus pais são advogados e Theo conhece todos os tribunais, juízes, policiais e secretários da cidade. Até seu cachorro se chama Judge, o que torna óbvio sua futura carreira. Ele ainda tem dúvida apenas de como quer exercer o direito, enquanto isso ajuda gratuitamente os alunos da escola com seus pequenos problemas.

Todos os olhos da cidade estão voltados para um grande julgamento por assassinato. O juiz responsável é o preferido de Theo, Henry Gantry, e seu professor de Estudos do Governo irá levar a turma para assistir ao primeiro dia de julgamento. Pete Duffy está sendo acusado de estrangular a esposa, seus negócios estavam a beira da falência e agora ele poderá receber um polpudo seguro de vida.

Theo duvida de sua inocência, mas enquanto acompanha o julgamento, vê que o promotor terá dificuldade em conseguir uma condenação. As provas são todas circunstanciais, e o homem contratou o melhor advogado de defesa da cidade.

Até que uma importante informação chega a Theo, e agora ele é o único capaz de impedir que um assassino saia livre, resta saber o que ele irá fazer.

“Como vocês sabem, presume-se que o Sr. Duffy seja inocente, então o Estado tem que provar que ele é culpado, e tem que fazê-lo sem deixar margem a qualquer dúvida. Ele afirma que é inocente, algo que na vida real não acontece com muita frequência. Cerca de oitenta por cento das pessoas que vão a juízo sendo acusadas de assassinato acabam por se declarar culpadas, porque de fato são culpadas. Os outros vinte por cento vão a julgamento, e noventa por cento são considerados culpados e condenados.” p.32

~~~~~~~~~~

Achei a história rica e o enredo interessante, eu já sabia que o autor escrevia muito bem, mas estava curiosa para saber como seria seu livro voltado ao público jovem. Esperava mais do livro no geral, apesar do enredo ser ótimo e prender a atenção do leitor, achei o desenvolvimento meio sem graça, tudo muito politicamente correto, os personagens meio forçados.

Theo é ótimo, mas é tudo tão certinho que tira a diversão da leitura. Os personagens não são muito bem desenvolvidos, são pouco explorados, não temos uma descrição física e não consegui visualizar Theo e seu amigos, ou seus pais. A parte legal é a inteligência do protagonista, Theo sabe tudo sobre direito e é engraçado observá-lo ajudando a resolver pequenos problemas para os colegas e até funcionários da escola. 

Achei o final fraco, termina meio no ar e faltou um ápice. Não tem também nada que deixe o leitor ansioso pela continuação, o livro é bem independente.

Apesar de esperar mais da série, quero ler o segundo volume e ver como irá se desenvolver. A leitura é interessante para o público infanto-juvenil que tenha interesse no assunto, mas os leitores mais velhos podem achar este primeiro volume meio sem graça. Quem leu me conte o que achou?

Adicione este livro ao seu Skoob!

Série Theodore Boone do John Green
  1. Theodore Boone: Aprendiz de advogado (Theodore Boone kid lawyer)
  2. O sequestro (Theodore Boone: The Abduction)
  3. O acusado (Theodore Boone: The Accused)
  4. Theodore Boone: The Activist (ainda não lançado no Brasil)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO