Estudos sobre veneno - Maria V. Snyder

>>  segunda-feira, 6 de abril de 2015

SNYDER, Maria V. Estudos sobre veneno. Rio de Janeiro: Editora Harlequin, 2011. 416p. (As lendas de Yelena Zaltana, v.1). Título original: Poison study.

“Se não encontrasse um modo de fugir para Sitia, estaria morta. Se alguém envenenasse a comida do Comandante, estaria morta. Se Brazel construísse sua fábrica e buscasse vingança pelo filho, estaria morta. Morta, morta, morta e morta. A morte pelo Pó de borboleta estava começando a aparecer atraente. Era o único cenário onde eu poderia escolher quando, onde e como eu morreria.” p.163

Este é mais um livro que tenho há anos na estante, mas que faltou oportunidade para ler e saiu da fila com a ajuda do Clube das Gêmeas. E não acredito que demorei tanto, porque a história é muito legal! Confiram o que achei do primeiro volume da série As lendas de Yelena Zaltana com Estudos sobre veneno da Maria V. Snyder.

No passado Ixia era uma monarquia, mas insatisfeitos com a desigualdade social e o abuso de poder da nobreza, um golpe mata os aristocratas e coloca os militares no poder. Agora o reino de Ixia é governado duramente pelos militares, sob a liderança do Comandante Ambrose. Ele dividiu o reino em distritos, cada um deles tem um uniforme específico de uso obrigatório e cada cidadão tem uma profissão. Um Código de Conduta estabeleceu normas rígidas, entre elas o assassinato é considerado crime capital, não importando a forma ou o motivo do crime.

Foi assim que Yelena fora parar no calabouço do Comandante, condenada a morte por assassinato, esperando sua execução. Depois de um ano, vivendo em condições precárias, já não tem esperança. O fantasma de Reyad ainda assombra seus sonhos, o único filho do General Brazell, o benfeitor do orfanato onde foi criada.

Seus motivos eram desconhecidos, mas antes de serem executados, os prisioneiros deveriam confessar seus crimes. Ela é levada para a sala de Valek, chefe de segurança do comandante. Quando pensa que tudo estava terminado, surge uma última oportunidade. O mesmo Código de conduta que a condenou, pode lhe salvar. O provador de comida do Comandante acaba de falecer, e o cargo é sempre oferecido ao próximo prisioneiro condenado à forca. É claro que ela aceita a função, um risco constante de morte por envenenamento, ainda é melhor do que a morte certa.

Valek começa então a treiná-la para o cargo, um treinamento que consiste basicamente em experimentar venenos e tentar evita-los. Se não bastasse o medo de morrer envenenada, ela também precisa lidar com o desejo de vingança do General Brazell, que fará de tudo para ver morta a assassina do filho.

~~~~~~~

Gente que livro bom!! Faz tempo que não me empolgo tanto com uma fantasia, até me surpreendi ao chegar no final e não encontrar nada para reclamar hehe. O enredo é uma delícia! Ação do começo ao fim, muitas intrigas e conspirações, suspense e até um romance de leve. A parte do romance deixa a desejar para quem espera mais dele, mas como eu estava focada na aventura, isso nem passou pela minha cabeça durante a leitura. A parte de fantasia também é bem sutil no início, a magia demora a aparecer, mas no final ganha muita importância. O enredo foi cheio de reviravoltas e surpresas, ainda mais que não li nem a sinopse antes – obviamente nem lembrava mais das resenhas que li quando comprei hehe.

Os personagens também são excelentes. Yelena é cheia de mistérios, é ótimo ir descobrindo aos poucos sobre a protagonista. É impossível não gostar dela, moça frágil, sofrida e que já passou por problemas que destruiriam qualquer pessoa, uma sobrevivente. Passa praticamente todo o livro tentando sobreviver. E são tantas as formas que ela pode morrer, morri de dó. A forma como evolui e encontra sua força é emocionante. Para falar a verdade, mistério define muitos dos personagens. Valek é uma incógnita, no início pensei que ele era a sombra fiel do rei, depois fui percebendo que tinha seus próprios objetivos e era muito mais do que um soldado fiel. Ari e Janco, dois soldados que fazem tudo juntos, são divertidos e encantadores; mas no início também não da para saber o que esperar deles.

A trama é tão boa! São golpes, fofocas, intrigas. Tentativas de assassinato, lutas, estratégias macabras. Tem magia, muitos venenos e uma pitada de romance. Não sei como a autora irá desenvolvê-lo, mas o final me deixou ansiosa pela continuação.

Falando agora da edição, a capa é linda demais, acho até mais interessante do que a original que também é muito bonita, mas a edição tem alguns errinhos. Deve ter até muito mais, sou lerda para essas coisas rs, ainda mais quando estou empolgada. Agora o mais triste, quem conhece a série já sabe, a Editora lançou os dois primeiros livros... e o terceiro somente em e-book!! Quem faz isso gente? Que ódio!! Ainda não me conformo, já tenho os dois na estante, queria o outro também aff. Torcendo para que no futuro alguma editora mais inteligente relance os 3 em formato físico hehe.  Enfim, para quem gosta de romance e fantasia é imperdível! Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Série As lendas de Yelena Zaltana da Maria V. Snyder
  1. Estudos sobre veneno (Poison Study)
  2. Estudos sobre magia (Magic Study)
  3. Estudos sobre fogo (Fire Study) (somente em e-book)
  4. Shadow study (ainda não lançado no Brasil)
  5. Night study
  6. Dawn study.
Contos interligados:
1.5 Assassin study
3.5 Power study
3.6 Ice study
6.5 Diaper study.

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO