Viajando no mundo das cores #10 - Universo abstrato de cores

>>  quarta-feira, 8 de julho de 2015

KATOAKA, Fábio (organizador). Universo abstrato de cores. São Paulo: Discovery Publicações, 2015. 60p.

Hoje vou mostrar para vocês um estilo de livro diferente, com formas mais abstratas e desenhos que ganham forma de acordo com imaginação do colorista. Conheçam Universo abstrato de cores da Discovery Publicações.

Se você perdeu algum post anterior dê uma olhada em todos que já saíram na coluna AQUI.

O livro tem um estilo bem diferente do que já mostrei aqui, vários desenhos seguem a linha das mandalas, onde traços e formas não fazem muito sentido antes de serem preenchidos pelas cores. Após coloridos, eles ganham vida e significado. Não existem regras, nem cores padrões ou necessidade de se usar materiais mais caros. Uma caixa de lápis de cor e o colorista pode soltar a imaginação.

Esse estilo é o mais indicado pelos terapeutas ocupacionais, para pacientes que sofrem de perda cognitiva. Mandalas e traços ajudam o paciente, que começa a seguir um padrão. A Vozinha – minha avó que sofre de Alzheimer – está adorando colorir e eu vi grande diferença nos desenhos dela nesse estilo, para os desenhos normais, com pessoas e jardins. Enquanto nos outros ela coloria tudo sem prestar atenção na imagem (uma menina com rosto e cabelo azul, por exemplo) nesses ela segue uma logica com as cores e detalhes.

Quase todas as páginas tem o verso vazio, onde o colorista pode escrever, desenhar, no caso da Vozinha... rabiscar kkk. Somente as páginas duplas tem desenhos dos dois lados. O legal disso é que você pode colorir sem medo de forçar e amassar o verso. O papel usado pela Editora é bom, é branco e mais grosso. 

Ela já fez a festa com este aqui, tirei umas fotos para mostrar para vocês, antes que ela colorisse tudo. E vocês, já conhecem esse livro? Já tentaram usar como terapia para pessoas mais velhas, ou que sofrem de algum problema cognitivo? Compartilhem suas opiniões. ^^ 












Vozinha fazendo mandala: Tudo vai muito bem, mas se o lápis fica sem ponta ela muda de cor rs.

Comente, preencha o formulário e concorra ao Kit Top Comentarista de julho!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO