Viajando no mundo das cores #26 - Os livros de colorir por Carol Pafiadache

>>  sexta-feira, 13 de novembro de 2015


Hoje temos mais uma convidada especial para a coluna! Formada em Odontologia e com Bacharelado em Estatística, pós-graduada em ambas as formações, Carol Pafiadache nos conta como começou sua paixão pelos livros de colorir e sua vontade de compartilhar tutoriais e dicas de seus desenhos com os outros coloristas. 

Os livros de colorir por Carol Pafiadache

Desde muito novas, eu e minha irmã fomos incentivadas a observar a natureza, as cores, as formas, som, músicas... Sempre soubemos apreciar todas as formas de arte. Ainda quando pequenas, não tínhamos os livros de colorir - muito comuns entre as crianças de várias gerações - pelo único motivo que meus pais queriam que nós descobríssemos nossos próprios traços e cores. Já adulta, embora minha formação acadêmica não tenha relação com a arte, por ser filha de artista plástica e sempre receber muito incentivo nesse aspecto, meu interesse na arte sempre foi voltado para a admiração das obras de minha mãe e de outros artistas de diversas áreas.

Minha ligação com os livros de colorir se deu num momento um pouco tumultuado: mudança de cidade, novo emprego, procura de apartamento e muita correria! Dessa forma, acompanhando de longe todo esse rebuliço em minha vida, minha mãe me contou sobre o livro Jardim Secreto da ilustradora Johanna Basford (Editora Sextante), ela achou que seria interessante uma atividade como a de colorir para que eu tivesse um passatempo saudável, uma vez que eu estava em um lugar desconhecido e longe de todos. A princípio eu não dei muita atenção para essa dica, afinal de contas, a última vez que me recordo de ter usado lápis de cor foi na época de colégio, quando tinha cerca de 12 ou 13 anos.

Ainda nessa época de correria, consegui viajar para o Rio Grande do Sul onde meus pais moram e, não só conheci o livro Jardim Secreto, mas também eu e minha mãe gravamos o primeiro vídeo do YouTube com dicas de como colorir o livro (e nessa ocasião minha mãe usou tintas PVA para colorir – alvo de algumas críticas que mais tarde foram desmistificadas e hoje em dia muitas pessoas estão usando tintas em seus trabalhos!).

Voltando para São Paulo, me aventurei a colorir o meu primeiro desenho, hoje conhecido como “Flor Azul”. Assim que terminei de colorir, fotografei-o e enviei para minha mãe “avaliar”. Ela gostou muito e pediu para que eu gravasse e postasse no canal dela, e o vídeo foi um sucesso! Apareceu em rede nacional, em duas emissoras de TV, muitas pessoas começaram a se inscrever no canal, as editoras e empresas passaram a entrar em contato para parcerias e, a partir daí, começamos a perceber que existiam muitas dicas, técnicas e conhecimentos que poderíamos compartilhar com as pessoas que também estavam colorindo os livros.

Lembro bem que no início da “febre” passei a frequentar os grupos do Facebook ligados aos livros de colorir, e a maioria das pessoas não contava como tinha feito esse ou aquele fundo, efeito, textura e às vezes nem o material usado. Percebo que esse comportamento no meio do “universo de colorir” mudou e fico muito feliz ao ver as pessoas se ajudando, gravando vídeos, mostrando seus trabalhos, fazendo amizades, despertando novos interesses e principalmente desenvolvendo novas habilidades.

Outro aspecto de extrema importância é que a atividade de colorir reúne as pessoas que podem desfrutar de momentos maravilhosos principalmente em família, e isso é fundamental nos dias de hoje em que a televisão, computador e celular, por exemplo, na maioria das vezes fazem o inverso!

Também destaco as inúmeras pessoas que conheci e conheço diariamente. Já tive a oportunidade de conversar com muitas que acompanham o meu trabalho e o da minha mãe. Graças aos livros de colorir nós estamos tendo o prazer de conhecer pessoas maravilhosas e cheias de luz, e só por isso já valeu cada vídeo gravado ou lápis comprado!

Um beijo grande e obrigada pela oportunidade!




Tutorial - Flor azul


Tutorial - Floresta encantada: Olho da coruja


Siga no Instagram: @carolpafiadache e @ginapafiadache
Inscreva-se no canal do YouTube: YouTube.com/ginapafiadache
Visite o blog: www.ginapafiadache.com

O trabalho da Carol é belíssimo, meus desenhos começaram a melhorar assistindo algumas dessas dicas e sempre aprendendo mais. Para vocês terem uma ideia do sucesso dos vídeos tutoriais, o canal do Youtube onde a Carol posta seus vídeos conta com mais de 20.000 inscritos,  e está quase atingindo a marca de 2.000.000 de visualizações, alguns vídeos, individualmente, já ultrapassaram a marca de 100.000 visualizações. Gostaria de agradecer a Carol pelo seu tempo e disponibilidade, e pelo carinho com o Viagem Literária. Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais um convidada, não deixem de comentar, em breve mais convidados especiais aqui na coluna.

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de novembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO