Segredos e mentiras - Diane Chamberlain

>>  quinta-feira, 29 de setembro de 2016

CHAMBERLAIN, Diana. Segredos e mentiras. São Paulo: Editora Arqueiro, 2014. 288p. Título original: The midwife’s confession.

“Cara Anna,
Li um artigo de jornal que mencionava você e vi que precisava lhe escrever. É difícil passar para o papel o que tenho a contar, mas sei que será muito mais difícil para você ler essas palavras, e sinto muito.
Sou parteira, ou, pelo menos, já fui...” p.84

Eu gosto de dramas, estranhamente adoro me debulhar em lágrimas e curto muito não saber para qual direção a história irá seguir. Adoro a incerteza de um final feliz, o suspense de não saber o que vem a seguir sempre me prende. Tenho autoras favoritas no gênero e não conhecia ainda o trabalho da Diana. Mas vi muita gente indicando e fiquei curiosa. Confira o que achei de Segredos e mentiras da Diana Chamberlain.

Noelle Downie herdou da mãe o talento como parteira. Aprendeu cedo o ofício, e ao concluir a faculdade de enfermagem, abraçou a carreira que amava. Ela era uma mulher diferente, não tinha os mesmos sonhos para o futuro que suas amigas, casamento e filhos. Fazia alguns trabalhos sociais, mas vivia sozinha em sua casinha isolada. Suas roupas hippies e seu jeito solitário deixava suas duas melhores amigas preocupadas, mas ela sempre fora assim. Simples, sozinha, sem mistérios. Até o dia em que se suicidou.

Emerson era uma mulher realizada. Ela e seu marido, Ted, tinham uma filha de 17 anos, Jenny, e uma vida feliz. Ela também era dona de uma cafeteria na cidade, e estava empolgada com o negócio. Noelle era uma de suas melhores amigas, não estava deprimida, Emerson não consegue acreditar que ela faria algo assim. E pretende investigar seu passado para descobrir algum motivo que a levasse a fazer algo assim.

Tara Vincent perdera seu grande amor para um terrível acidente. Sam se foi cedo demais e ela não sabia como seguir em frente. Sua filha, Grace, estava cada dia mais distante. Meninas não costumam ser próximas da mãe aos 17 anos, mas sua filha era louca pelo pai. E agora, estava sofrendo. A perda de Noelle, deixa Tara incrédula. Ela também desconhece qualquer motivo que levasse sua amiga a fazer algo tão triste.

Ao começar a investigar, encontram uma carta terrível endereçada a uma tal de Anna. Na carta Noelle confessa um segredo terrível. Sem acreditar, as duas querem descobrir toda a verdade e encontrar a tal Anna. Mal sabiam elas, que estavam abrindo uma caixa de Pandora.

~~~~~~~

Certamente tem um enredo muito interessante. Os segredos de Noelle vão sendo descobertos como uma bola de neve, e muda a vida de todos. As descobertas fazem com que as protagonistas questionem todo o sentimento que tinham pela grande amiga. O livro aborda principalmente família, amizade, amor e perdão. Você realmente conhece as pessoas mais próximas de você? E o amor pode perdoar tudo?

Eu gostei do enredo, mas para mim faltou algo. Eu não consegui amar as personagens, não consegui chorar por elas e sofrer junto com elas; como sempre acontece com minha autoras de drama favoritas: Kristin Hannah e Jodi Picout. Faltou "caldo", achei que algumas partes foram excessivamente descritivas (como as cenas do passado de Noelle) e outras ficaram muito secas. O final também foi decepcionante. Foi corrido e pouco explorado, principalmente levando em conta todas as revelações.

Eu saquei logo o que Noelle escondeu, o que tinha acontecido. Talvez isso tenha tirado um pouco da graça da história para mim. Não curto muito quando o tchan, o suspense, é muito óbvio. Ou revelado cedo demais.

Quero ler outros livros da autora, até porque uma amiga leu Perdas e danos e amou. Pretendo lê-lo, espero gostar mais. Não é um livro ruim, mas faltou algo que me fizesse amar. O enredo em si é muito forte, os acontecimentos são aterrorizantes. Não dá nem para imaginar o que uma mulher sentiria em uma situação dessas. 

Quem leu me conte o que achou. ^^

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário e concorra ao Kit Top comentarista de setembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO