Operação Red Sparrow - Jason Matthews

>>  segunda-feira, 9 de abril de 2018

Matthews, Jason. Operação Red Sparrow. São Paulo: Editora Arqueiro, 2018. 432p. (Trilogia Red Sparrow, v.1). Título original: Red Sparrow. 

"- Trocando em miúdos, Nate – disse Gable mais tarde na própria sala-, o que você tem de fazer agora é ficar na sua, porra. A gente está até o pescoço de trabalho. Vai procurar alguma coisa para fazer, caralho. E para com essa história de ficar chorando pelos cantos. Isso está parecendo até um maldito romance de Jane Austen." P.246 

Com uma trama diferente, um senso de humor afiado e uma linguagem pouco rebuscada (como vocês podem ver no quote acima rs), esse suspense surpreende. Para quem curte thriller de espionagem, esse livro é para você. Confiram minha opinião sobre Operação Red Sparrow do Jason Matthews.  

Nathaniel Nash é um jovem americano, de família rica, que acaba deixando para trás os anseios da família e se torna agente da CIA. Apesar de ter sido jogado aos leões pelo fracasso de uma missão na Rússia, ele tem um dos mais influentes informantes russos em suas mãos. Marble valia todos os riscos, mas por culpa de seu chefe, Nate acaba sendo enviado para um posto na Finlândia.  Agora ele precisa achar um novo informante, influente o suficiente para limpar seu nome em Washington e alavancar sua carreira de espião.  

Dominika Egorova nasceu para ser uma bailarina. Ela sempre enxergou cores em todos os movimentos e seu sonho era ser membro do balé Bolshoi. Mais tarde descobriu que conseguia enxergar a aura das pessoas e interpretar o que as cores significavam. Após ser vítima de uma sabotagem, seu sonho termina de forma triste e irreversível. Logo em seguida ela sofre mais um golpe, e perde seu amado pai. Sem saber o que fazer, ela não tem escolha a não ser seguir as orientações do tio, Vanya Egorov, vice-diretor do serviço secreto Russo, o SVR.  

Ela é patriota e fica empolgada em ajudar o seu país. Porém, logo percebe que o SVR não pensa nela como uma pessoa, mas apenas como um meio para atingir um objetivo. Depois do treinamento inicial ela é enviada para a Escola de Pardais, um instituto onde homems e mulheres aprendem técnicas de sedução. O tio a transformara em um pardal, uma prostituta da SVR. Ela quer ser agente, quer usar a cabeça e provar seu valor.  

Sua chance aparece quando lhe oferecem uma missão, conquistar o americano Nathaniel Nash e transformá-lo em espião. Eles precisam descobrir quem é o informante Russo de Nash a qualquer custo. Ele precisa revelar a identidade do traidor, custe o que custar. 

Logo os dois começam uma perigosa aproximação. Dois espiões, duas missões. Eles usam todas as táticas disponíveis para seduzir, conquistar e arrebatar o outro. Eles estão em lados opostos, mas a atração entre eles é irresistível.  

~~~~~~~~ 

Esse livro me conquistou por ter uma trama forte, diferente do que costumo ler e com um enredo interessante. É diferente dos suspenses e thrillers que costumo ler e a história é muito bem construída. Uma aula de CIA, da SVR, de como funciona a política da espionagem em cada um dos dois países. A trama por se só é muito forte, e o autor (um ex integrante da diretoria da CIA) conseguiu criar protagonistas fortes e complexos, além de personagens secundários bem desenvolvidos e que são bem explorados no decorrer da história. 

Mas, sempre tem um "mas" rs, o livro também me decepcionou em alguns pontos. A narrativa é lenta e chega a ser cansativa em alguns momentos. Não é uma leitura rápida, é um livro para um leitor paciente. Mas, o que mais me desagradou, foi a visão tendenciosa do autor durante todo o livro. Dominika enxerga as auras das pessoas por cores, certo? E com isso ela consegue desvendar emoções, conhecer bem todas as pessoas com quem convive. Isso a torna uma espiã excelente, que vive surpreendendo os outros personagens. Até aí tudo ótimo, porém, o autor faz que todos os russos sejam do mal e com "aura cor de vômito". E todos os americanos são legais, boa gente e transmitem seguranças com suas auras azuis e roxas. Os únicos russos que prestam no livro, são os que bandeiam para o outro lado e viram espiões para os EUA... espiões em nome da honra, de se fazer o que é certo e etc. E os únicos americanos que não prestam, obviamente, são aqueles que traem o país para ajudar os Russos unicamente pelo dinheiro. 

O livro se passa durante o governo de Putin, porém não encontrei no livro nenhuma menção ao ano em que se passa a história. O presidente governou de 2000 a 2008 e agora governa de 2012 até o presente momento.  

A visão unilateral do autor transformou em um livro excelente, em apenas mais um suspense televisivo. E não é por menos que a história já foi parar nos cinemas. Eu ainda não assisti, mas estou muito curiosa! Apesar de me decepcionar com o ator que interpreta o Nate (Joel Edgerton),  eu imaginava o americano bem mais gato e interessante rs. Por outro lado, adorei a escolha da Jennifer Lawrence como Dominika. Não sei se o filme foi fiel a história do livro, mas estou curiosa para conferir. Pelo que eu vi as críticas não foram lá muito promissoras, mas eu espero que o livro me ajude a gostar mais do enredo rs. 

Enfim, mesmo com a minha decepção pela visão patriota do autor, eu adorei a leitura. O final foi excelente e deixa o leitor curioso para ler a continuação da história. Eu espero que a Arqueiro não demore muito a lançar o segundo volume por aqui. Quem leu me conte o que achou, leiam!!  

Adicione ao seu Skoob! 

Trilogia Red Sparrow do Jason Matthews: 
  1. Operação Red Sparrow (Red Sparrow) 
  2. Palácio da traição (Palace of Treason)
  3. The Kremlin's candidate (Ainda não lançado no Brasil).

Avaliação (1 a 5): 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO