Segredos - Nora Roberts

>>  sexta-feira, 20 de abril de 2018

ROBERTS, Nora. Segredos. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2011. 630p. Título original: Publics secrets. 

"- Esse é o seu problema... seu problema desde o início. Ela não se lembrou na ocasião, não lembra agora. Talvez essa viagem impulsiva tenha sido uma última tentativa de recordar o que aconteceu. Ou, mais provavelmente, apenas uma viagem sentimental. Não há necessidade de fazer nada com Emma, absolutamente nenhuma.  
E se ela se lembrar? 
É bastante improvável. Agora, preste toda atenção. A primeira vez foi um acidente, um acidente trágico e imprevisto. Um erro que você cometeu 
ideia foi sua. Tudo foi ideia sua. 
Exatamente, já que entre nós dois eu sou o único que é capaz de um pensamento original. Mas foi um acidente. Não tenho a menor intenção de cometer um assassinato premeditado. 
A menos que seja inevitável. Entendido?" p.285 

Nora Roberts dispensa apresentações quando se fala de romances. Com mais de 200 títulos lançados a autora é sucesso no mundo todo. Eu não perco a chance de ter mais um livro da autora na estante! E esse eu tenho já há algum tempo, mas só com o Clube das Chocólatras, finalmente, tive a oportunidade de ler. Lançado originalmente em 1990 nos EUA, esse é um dos livros mais antigos e famosos da autora. Confiram o que achei de Segredos! 

Londres, 1967 
Emma tinha apenas 3 anos quando viu o pai pela primeira vez. Tudo o que ela conhecia até então era o apartamento imundo onde morava. E Jane, a mãe alcoólatra, que batia na criança por qualquer motivo. Tudo o que ela conhecia do pai era a sua voz, nos discos que a mãe ouvia sem parar, e se gabava que o pai viria procurá-la, e ela ficaria rica como a esposa de um rock star. Até que Brian McAvoy anuncia publicamente que está noivo. E a mãe de Jane surta. O único lugar em que ela se sentia segura era escondida dentro de um armário embaixo da pia da cozinha, longe dos abusos da mãe. Uma criança linda e terrivelmente amedrontada 

Foi através de uma chantagem que Brian chegou até o apartamento. Ao olhar para a criança, não teve dúvida nenhuma que era sua filha, a criança era uma cópia mais nova do cantor.  Quando a mulher ameaçou a vida de Emma por dinheiro, ele não teve outra saída. Com a ajuda de Johnno, seu melhor amigo e membro da banda, e seu agente, Pete, ele pagou uma grana alta para Jane e levou a criança para morar com ele e sua noiva Bev 

Por alguns anos Emma foi feliz pela primeira vez. Ela agora era uma menina de seis anos. Tinha uma família, um pai que idolatrava e um irmãozinhoDarren. A banda do pai estava cada vez mais famosa, e eles tinham que lidar com o preço dessa fama. Festas intermináveis, muitas bebidas e drogas, a casa sempre lotada de desconhecidos. Mas eles eram uma família, e eram felizes. Até que uma tragédia muda tudo. 

Anos depois, já adulta, Emma ainda é atormentada pelo passado. Quando criança ela bloqueou algo em sua memória, algo que poderia explicar o que aconteceu. Mas ela não consegue se lembrar e tenta seguir em frente. Quando algo desperta uma memória, Emma precisa tomar cuidado, pois alguém ainda observa todos os seus passos. E sua vida depende do que aquela linda menininha loira, agora uma bela mulher, consegue ou não se lembrar.  

~~~~~~~~~~~~ 

O mais importante que tenho para dizer sobre esse livro é NÃO LEIAM A SINOPSE 0ficial. Eu sei que a parte mais interessante do livro está na vida adulta de Emma, mas adiantar os acontecimentos só vai estragar os desdobramentos. E a sinopse está cheia de spoilers, odeio quando isso acontece. Ainda bem que nunca leio sinopse antes de ler o livro, aprendi da pior maneira rsrs 

Voltando agora à história, eu adorei a construção da obra. A forma como a autora narrou toda a vida de Emma e de sua família, até a vida adulta, foi muito interessante. Pode até ter tido algumas partes meio lentas e desnecessárias, mas no final, vale a pena. Você se apaixona por aquela menininha na primeira página, e vai torcer por ela, chorar e sorrir com ela, até o final. Ao mesmo tempo que odeia a mãe abusiva de Emma e todas as suas aparições. A construção e a evolução do livro foram muito bem feitas. Eu amei o enredo e os desdobramentos, mesmo tendo adivinhado antes o que seria a tal tragédia que se aproximava. Nora é muito pouco sutil na parte do suspense, principalmente nos livros mais antigos, então muita coisa é fácil de se deduzir.  

Já na parte adulta, eu acho que a autora também se excedeu na sucessão de acontecimentos que cercam a protagonista. Foi como se tudo acontecesse com a pobre coitada, e vai deixando de despertar empatia e começando a irritar o leitor. Juntando-se a isso, o fato do suspense ser fácil demais de desvendar, a história perdeu pontos comigo. Mas, não desanimem, vocês sabem que sou apaixonada com suspense e ficção policial, então sou mais exigente nesse quesito.  Em contrapartida, a parte romântica é viciante. O livro envolve todos os personagens e desenvolve bem os personagens secundários, eu adorei acompanhar a vida de todos eles e torci muito para que no final, tudo desse certo. 

Tudo que cerca a vida de Brian e sua banda Devastation é muito pesado. As bebedeiras sem fim, as drogas, o sexo sem compromisso. Acho que foi bem real quando falamos das famosas bandas de rock dos anos 80, mas foi terrível de se acompanhar. Eu queria dar uns tapas neles em alguns momentos. Algumas passagens foram pesadas, mas também emocionantes e de cortar o coração. 

Eu gostei do final, foi um pouco melodramático, mas atendeu às expectativas. Esse eu adorei e indico para todos os fãs da autora ou para quem ainda não conhece o seu trabalho. Leiam!! 

Adicione ao seu Skoob! 

Avaliação (1 a 5): 
 

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top comentarista de abril!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO