target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Viaje com as séries
target="_blank">some alt text
Viaje comigo
target="_blank">some alt text
Ofertas Submarino
target="_blank">Some alt text
Os melhores do ano
target="_blank">Some alt text
Viajando no mundo das cores

Nove desconhecidos - Liane Moriarty

>>  segunda-feira, 13 de maio de 2019

MORIARTY, Liane. Nove desconhecidos. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2019. 464p. Título original: Nine perfect strangers. 

“Nove desconhecidos que, naquele instante, estavam se acomodando nos quartos, explorando a propriedade, lendo nervosos os pacotes informativos, bebendo sucos, quem sabe desfrutando os primeiros tratamentos nos SPA, preocupando-se com o que estava por vir.
Masha já amava todos eles. A autocrítica e o desprezo por si mesmos, as mentiras evidentes, as piadas defensivas para esconder a dor enquanto rachavam e desabam diante dela. Eles seriam dela pelos próximos dez dias, elas os educaria e acolheria, os moldaria do jeito que podiam ser, que deveriam ser.” p. 93

Sou fã da Liane Moriarty, seus livros são intrigantes, desafiadores e sempre me surpreendem. Ela arrasa na construção dos personagens, são todos complexos e muito humanos e no decorrer dos livros, vamos conhecendo todas as facetas dessas pessoas, seus personagens vão se desnudando aos olhos do leitor. Seus romances normalmente têm uma pitada de drama ou de suspense e um lado sombrio. Conheçam o novo livro da autora no Brasil, Nove desconhecidos.

A Tranquillum House, no interior da Austrália, é um retiro de saúde e bem-estar que promete uma transformação total em 10 dias. Caro, exclusivo, os hospedes não sabem muito sobre o local, mas imaginam que vão ter que fazer dieta, exercícios e se desconectar dos eletrônicos no período... Eles não tinham ideia do que os esperava.

Masha Dnitrechenko é a dona do local. Uma mulher que já fora uma executiva importante, mas que largou tudo e se transformou, após uma experiência de quase morte. Ela tinha agora um corpo perfeito, uma alma evoluída e estava disposta a fazer o que fosse preciso para que seus hóspedes entendessem isso. Yao trabalha no SPA e é seu braço direito, ele idolatra Masha e acredita em seus métodos.

Frances Welty, 52 anos, é uma romancista com a carreira em decadência. Seu último livro foi rejeitado pela editora e publicaram uma crítica destruidora sobre um dos seus livros mais queridos. Duas vezes divorciada, sem filhos, ela sofreu um golpe pela internet e estava desolada. Tinha também terríveis dores nas costas e estava passando pelo inferno da menopausa. Com a mala cheia de vinho e chocolates bem escondidos, ela embarca nessa jornada sem levar muito a sério, mas como todos, sonha com uma melhora em sua vida.

Lars Lee, 40, é um advogado de sucesso e tem uma beleza fora do comum. Ele é gay, casado há 15 anos, mas vêm tendo alguns problemas no casamento. Ele procura esses SPAs uma vez ao ano, um lugar diferente e isolado, para renovar as energias.

Ben e Jéssica Chandler são um casal jovem e recém-casado. Até que ganham na loteria, ficam milionários e tudo muda. Ela fez inúmeras plásticas, fica parecendo uma boneca cheia de silicone e botox, ele odiava isso. Jéssica se tornara uma influenciadora digital, e vivia para seu Instagram e outras redes sociais. Ela achava que ele amava mais seu novo carro do que ela. Eles buscavam uma terapia de casal para tentar salvar o casamento.  

Napoleon e Heather Marconi estavam com sua filha Zoe, 20 anos, eles pareciam ser uma família bem feliz. Porém eles estavam destruídos, e tentavam desesperadamente não sucumbir diante de uma grande perda.

Tony Hogburn, 56, havia sido um conhecido jogador de futebol. Agora divorciado, aposentado, está acima do peso e sem saber  o que fazer da vida.

Carmel Shneider, 39, foi trocada por uma esposa troféu. Quatro filhas pequenas e o marido disse que gostava muito dela, mas não a amava mais, não sentia mais atração por ela. E foi embora, simples assim. Carmel se sentia gorda e horrível, estava sempre cansada e infeliz. Ela queria uma transformação total!

Nove desconhecidos. Juntos. Para dez dias de relaxamento em um SPA que promete um milagre. Estão ansiosos para relaxar e aproveitar. Eles não fazem a menor ideia do que irão encontrar.

~~~~~

Que livro gente, que livro!!! Liane Moriarty é uma das minhas autoras preferidas da atualidade, eu adoro seus enredos simples, que se transformam com seus personagens incrivelmente complexos. O livro inteiro se passa em uma pousada praticamente, e acontece tanta coisa e são tantas histórias dentro da história, que eu terminei quase em estado de encantamento.

Mas, não é uma leitura que todo mundo vai amar. É um livro mais denso, que requer um leitor mais maduro. São muitas páginas, o inicio é lento, mas se você se deixar envolver por cada história, irá apreciar como eu. Eu logo no início já fiquei intrigada, são muitos narradores, muitas vidas diferentes e todos se convergindo lá, naquele SPA maluco.

Os personagens são muito bons! Todos muito humanos, cheios de problemas, erros do passado e uma vida infeliz por algum motivo. No início eu até anoto os nomes, para não confundir quem é quem, mas logo, já conhecia e torcia por cada um deles. No final, eu me sentia a melhor amiga deles, ali do lado, torcendo para que tudo desse certo.

E o final, ah o final. Poucas autoras sabem fazer finais assim: REDONDINHO. São vários epílogos... seis meses depois, um ano depois, cinco ano depois. Eu adorei tanto poder saber como tudo aconteceu para eles.

Acho que não teve nada que não gostei... o início é um pouco lento, mas eu curto muito a narrativa da autora. Só acho essa capa feia e bem sem graça, merecia algo mais interessante. 

Os livros da Liane são classificados normalmente como romance, ou como chick-lit. Não vejo como chick-lit, mas não são romances “românticos” se é que vocês me entendem. São romances mais... “a vida como ela é”. Sempre em um toque de drama ou de suspense, sempre tem algo que deixa o leitor em espera, sabendo que tem mais para acontecer.

Aqui a incógnita era sobre a pousada e o que aconteceria lá.  E foi muito bem construído tudo em relação a isso. De como aquelas pessoas tão diferentes se aproximaram. Sobre a complexidade de todos eles. Masha com seu passado do qual nunca se recuperou, a origem de toda a sua loucura com a terapia no SPA. Frances, maluquinha e com um coração enorme, minha personagem favorita. A querida família Marconi, que pena que senti deles. O divertido Tony, o pretensioso Lars, a fofa da Carmel. Já estou com saudade deles!

Eu indico com paixão, meu livro favorito do ano até agora. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!


Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e participe do sorteio do Top comentarista de maio!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO