Tempo de regresso - Kristin Hannah

>>  segunda-feira, 28 de outubro de 2019

HANNAH, Kristin. Tempo de regresso. São Paulo: Editora Arqueiro, 2019. 336p. Título original: Between sisters.

“Todas as emoções.
Foi o que aquela noite representou. Por toda a vida, retornaria àquele momento e lembraria como tudo era bom, quanto amava e era amada.
Foi isso o que Meghann fez por ela.” p.209

Eu sou fã incondicional da Kristin Hannah! Já todos os livros da autora lançados no Brasil, e não são poucos... não amo todos, mas alguns estão entre minhas leituras favoritas. Seu novo livro conta a trajetória de duas irmãs em Tempo de regresso.

Meghann Dontess, 42, é uma advogada de sucesso especializada em divórcios. Ela mora em um apartamento enorme em Seattle e conquistou seu sucesso a duras penas. Uma grande decepção amorosa e lidar diariamente com todas as traições que davam fim aos casamentos, fez com que ela perdesse completamente a fé no amor. Ela tem casos de uma noite só e está satisfeita com isso, pelo menos é isso que afirma sempre para sua psiquiatra.

Meg é uma mulher atormentada pela tristeza e pela solidão, e não consegue se perdoar pelo que fez na adolescência, quando deixou a única irmã para trás e fugiu, aos 16 anos. Filhas de uma atriz egoísta que nunca deveria ter sido mãe, Meg praticamente criou a irmã mais nova, até que tudo acabou. Meg não fala sobre isso com ninguém e tenta dar pouca importância ao assunto, ela e a irmã mal se falam.

Claire Cavenaugh, 35, é mãe solteira de Alison, 5, e vive com o pai, Sam, em uma cidade pequena, onde cuidam de uma espécie de acampamento. Belas paisagens, um rio, chalés aconchegantes e uma paisagem do interior. Sua vida simples não tem nada em comum com a vida da irmã, mas ela e Meg raramente se encontram, mal falam por telefone. Claire sempre foi a filhinha do papai, desde que Sam a levou para morar com ele aos 9 anos, ela foi amada e cuidada. Mas perdeu sua irmã mais velha.

Quando Claire se apaixona por Bobby em uma noite e resolve se casar poucos dias depois, Meg acredita que precisa proteger a irmã e livra-la de sabe se lá o que! Já Claire se prepara para encarar a irmã mais velha dura e arrogante.

Joe Wyatt, 43, é um homem perdido e atormentado pelo seu passado. Ele perdeu a esposa, Diana, e nunca se perdoou pelo que aconteceu. Abandonou sua casa, sua carreira, e vaga como um andarilho, trabalhando onde consegue emprego e seguindo em frente. Três anos depois algo faz com que ele volte para casa.

Uma história sobre duas mulheres. Uma história sobre amor, família, redenção e recomeços.

~~~~~~~

Ai Kristin, você ainda acaba com meu coração! Esse é um daqueles livros que pega o leitor aos poucos... até a página 100 por aí eu estava curtindo a narrativa, os personagens, mas sem achar nada demais. De repente, explode, e você se vê louca para saber o que acontece e segue devorando todas as páginas.  No final eu amei, chorei durante todas as páginas finais e terminei mais uma vez apaixonada, Kristin arrasa!

Narrativa, ambientação e personagens são sempre impecáveis. Personagens muito bem construídos, muito reais, que sempre me tocam de alguma maneira. Nas primeiras páginas achei Meg bem chata, logo depois já estava morrendo de pena e torcendo muito por ela. Claire já conquista no início com seu jeito doce e alegre, com seu amor e carinho com o pai e com a filhinha; e depois irrita que só por alguns momentos. Joe foi paixão à primeira vista rs. Li boa parte do livro muito curiosa com o que tinha acontecido no passado que o levou a fuga e a tudo o que ele aos poucos vai contando. É um personagem sofrido, atormentado e intrigante. Eu torci muito para que ele se reerguesse e estava curiosa para saber como a história dele se encaixaria com a de Meg ou Claire.

Além dos protagonistas, os personagens secundários também são excelentes. Ali, a menininha fofa de 5 anos, as Azuladas (que é como se chama o grupo de amigas de Claire que se conhecem desde as escola), com Gina, Karen e Charlotte. Gostei delas, Gina é a que tem mais destaque no livro. Bobby foi uma incógnita por um bom tempo... amor à primeira vista ou um canalha prestes a se revelar? Não vou falar mais sobre ele porque seria spoiler. Todos eles com seus dramas. Perdas, divórcios, doenças, mortes, etc. Aquele pacote todo que a autora adora rs.

Agora, a mãe das duas, aquela ali eu tinha vontade de matar nas poucas cenas em que aparece, não tive dó não, mulherzinha egoísta. Uma atriz que mal olhava para as filhas, Meg praticamente criou Claire até os 9 anos, e a pobre da Meg? E continua egocêntrica da mesma forma. Queria um carma bem grande para ela rs.

E com Kristin a gente nunca sabe. Romance ou tragédia? Não dá para adivinhar. Quem já leu outros livros dela sabe que ela não tem dó de matar seus protagonistas; então eu sofri, chorei e roí as unhas até o final. Isso é uma das coisas que mais gosto, eu gosto muito de livros que me surpreendem, onde você não sabe o que esperar. Ela segue sim uma certa fórmula, muitos livros falam da história de duas mulheres (irmãs, melhores amigas, mãe e filha, nora e sogra etc) e seus dramas familiares. Mas o que acontece depois dessa premissa, quase sempre é uma grata surpresa.

Esse é um dos livros bem antigos da autora, foi lançado originalmente em 2003. E essa mulher já escrevia assim! Fico só pensando nos livros dela que ainda não saíram no Brasil. 

Além de tudo isso, o livro me proporcionou uma experiência nova, fiz a leitura em conjunto com a Kely e a Alessandra, duas amigas do Skoob e amei. Elas leem tão rápido quanto eu, então foi uma loucura de áudios no whats e muitas mensagens trocadas. Elas estão já enjoadas da fórmula da Kristin, mas mesmo assim amaram também, eu sigo fã incondicional rs.

Do início turbulento ao final emocionante, foi uma das minhas melhores leituras do ano. Eu indico fervorosamente! Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO