Não há segunda chance - Harlan Coben

>>  segunda-feira, 23 de março de 2020

COBEN, Harlan. Não há segunda chance. São Paulo: Editora Arqueiro, 2020. 336p. Título original: No secund chance.

“Tickner me observava com atenção. Ele deu um leve aceno com a cabeça, embora eu não entendesse por quê. O seu motorista ainda estava com as duas mãos no volante, uma de cada lado.
- Alô! – Tentei de novo.
- Eu falei para não entrar em contato com a polícia – disse a voz robótica. Gelo inundou as minhas veias. – Não há segunda chance.
E então o celular ficou mudo. ” p.51

É suspense, é do Harlan Coben! Para mim não tem erro, adoro essa combinação. Confiram o que achei de Não há segunda chance.

Marc Seidman é um cirurgião plástico respeitável que trabalha com cirurgias plásticas complicadas, a maioria em países pouco desenvolvidos. Ele é casado com Mônica e tem uma filhinha de 6 meses, Tara. Um dia Marc acorda em um hospital depois de ficar duas semanas em coma ao ser baleado, e o que ele descobre, muda sua vida para sempre. Sua esposa foi assassinada, sua filha desapareceu.

Depois de alguns dias, a esperança ressurge quando aparece um pedido de resgate. Dois milhões para ter a filha de volta, o pedido de resgate é feito ao seu sogro, um homem rico, mas com quem a família não tinha muito contato. Junto ao pedido, uma mensagem ameaçadora: Se ele falar com a polícia, nunca mais verá a filha. Não há segunda chance!

Marc fica dividido entre confiar na polícia ou resolver tudo sozinho. Ele conta com a ajuda de seu advogado e melhor amigo, Lenny. E a improvável ajuda de uma ex namorada da época da faculdade, Rachel. Quando a polícia começa a desconfiar dele, ele sabe que precisa fazer de tudo para descobrir a verdade.

~~~~~~~~~

Este livro foi lançado originalmente pela ARX, selo da Editora Saraiva, em 2007. Na época acabei não comprando e fiquei muito feliz ao saber que a Editora Arqueiro está relançando esses livros mais antigos do autor. Confesso que gosto mais deles do que dos atuais. Harlan Coben tem suspenses ótimos, que prendem do início ao fim e surpreendem no final. Mas o autor também tem uma fórmula bem repetitiva, eu curto, mas aí depende do gosto de cada um.

Falando sobre o enredo, tudo é muito misterioso. Era apenas um sequestro? Então porque matar os pais? Marc sobreviveu por pouco, não era a intenção dos bandidos. O avô tinha dinheiro, mas foi tudo apenas por este motivo? Temos um pai desesperado, a polícia perdida e nenhuma resposta. Poucas pistas, pouco suspeitos.

Depois que o primeiro pedido de resgate dá errado, o que acontece logo no início do livro, dezoito meses se passam! Quase dois anos. Marc tenta seguir em frente, mas nada foi solucionado. E aí, eles pedem um novo resgate, uma segunda chance, as mesmas regras. Mas será que Tara ainda está viva? A história toda é muito angustiante, eu ficava pensando na bebezinha, que dó.

Temos muitos personagens misteriosos e algumas suspeitas. De óbvio, a Rachel, que apareceu do nada de volt a vida dele. E Dina, uma ex vizinha de infância, com um passado traumático que também aparece do nada. Aí temos Zia, a sócia de Marc, que parece boazinha demais rs; e Lenny, o melhor amigo e advogado... os dois despertam suspeita por serem os menos suspeitos kkk.

Eu até matei parte da charada, mas foi tão no final que nem posso falar que acertei mesmo. A trama é complexa e eu curti muito essa investigação toda. A única coisa que não curti foram as deduções que o protagonista faz do nada no final e descobre tudo! Foram 18 meses entre o acontecimento e o segundo pedido de resgate, nesse período ele não faz nada, não lembra de nada. Aí, de repente, deduz e acerta tudo.  E umas das deduções ficou bem sem noção, porque seria uma das coisas que a polícia com certeza teria investigado.

Por outro lado, eu curti muito o final. Porque não ficou politicamente correto! Não foi aquilo de o bonzinho terminar lá feliz e os do mal terminarem todos presos, ou mortos. Foi bem vida real, gostei bastante.

Eu adoro o autor e esse eu indico muito, leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de março!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO