Notre-Dame: A história de uma catedral - Ken Follett

>>  quarta-feira, 6 de maio de 2020

FOLLETT, Ken. Notre-Dame: A história de uma catedral. São Paulo: Editora Arqueiro, 2020. 112 p. Título original: Notre-Dame. 
                                               
       "A Notre-Dame sempre pareceu eterna, e os responsáveis por sua  construção na Idade Média sem dúvida acreditavam que ela duraria até o Juízo Final."  p.14

Há cerca de um ano (mais precisamente em 15.04.2019), quando achávamos que já tínhamos visto todo tipo de desastre com nossos bens culturais mundiais, recebemos mais uma notícia que atormentou os sonhos até mesmo daqueles que, assim como eu, jamais foram a Paris: o incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame. 



Se para nós, que vimos a notícia pela TV, já foi suficientemente devastador, imagine para os parisienses, que têm a catedral como parte de sua paisagem diária ou até como local de oração.

Imagine, também, como foi para um certo escritor famoso, muito conhecido por escrever sobre uma catedral (não a de Notre-Dame, mas nela inspirada), ligar a sua TV e se deparar com a “musa inspiradora” de sua obra mais querida, em chamas. Melhor do que imaginar, eu garanto, é ler o relato de Ken Follett neste curto, mas não menos importante testemunho sobre o incêndio na Catedral de Notre-Dame. E eu conto para vocês um pouco como foi a experiência.

Ken Follett, autor do aclamado Os pilares da terra, estudou muito para escrever esse livro (que demorou três anos e três meses para ser concluído). Nesse sentido, pode-se dizer que ele ficou bem entendido no assunto Catedral, e nada mais natural que os jornalistas e os grandes canais da mídia o procurassem para falar sobre o incêndio que destruiu a Catedral de Notre-Dame.

Nada mais natural, também, para um escritor, além de falar sobre o assunto de que tem certo (alto) grau  de conhecimento, escrever sobre aquilo que estava acontecendo.

É nesse contexto que Ken Follett escreveu Notre-Dame – A história de uma catedral, que vai muito além de um simples relato sobre a situação que acontecia na Catedral naquele momento.

O autor traz no livro trechos de sua grande obra, Os pilares da terra, cuja Catedral a ser construída foi claramente inspirada na Catedral de Notre-Dame. Traz, ainda, menção à grande obra de Victor Hugo, também nela inspirada, O corcunda de Notre-Dame. E, não menos importante, traz alguns fatos históricos sobre as restaurações e reformas da Catedral ao longo dos séculos. Para ajudar, sobretudo quanto aos fatos históricos, o livro é permeado de fotos e imagens da catedral e de figuras importantes mencionadas ao longo do texto.

Neste livro, em poucas páginas (são apenas 112 ao todo), Ken Follett não só leva o leitor a ficar ainda mais encantado com sua obra Os pilares da terra (para quem já leu), como a complementa e traz esclarecimentos em relação a algumas ideias que aparecem nessa épica história.

Além disso, quem apenas ouviu falar de Os pilares da terra pode ser acometido pela vontade urgente de lê-la logo após ler Notre-Dame – A história de uma catedral. Quem conhece a Catedral somente de nome vai ficar apaixonado por ela, e quem já visitou vai ficar ainda mais apaixonado, com ânsia de conhecer mais a fundo a história dessa Catedral que nos encantou por tantas décadas e séculos e que nos comoveu quando foi assolada pelo incêndio em . Como um efeito colateral, o leitor pode ficar com vontade também de ler o Corcunda de Notre-Dame, caso, assim como esta que vos escreve, não tenha lido. 
 
 Apesar de se tratar de um livro de não-ficção, é impossível não se emocionar.

E ao final do e-book ainda fui agraciada com o primeiro capítulo do próximo livro do autor! Se você, que é fã da escrita de Ken Follett tinha alguma dúvida em relação a adquirir este livro... acho que não resta mais nenhuma, certo?

Indico para todos os tipos de leitores! Inclusive para os que, assim como eu, não têm hábito de ler não-ficção. 

E, para finalizar, para quem ficou curioso, deixo aqui embaixo um vídeo de tour em 3D que explica um pouco mais sobre a catedral. (Se, assim como eu, você não entender o idioma, não importa, dá para entender pelas imagens! Divirtam-se!)



Adicione ao Skoob


Avaliação (1 a 5): 4.5






Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de maio!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO