Coraline - Neil Gaiman

>>  segunda-feira, 24 de agosto de 2020

GAIMAN, Neil. Coraline. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2020. 224p. il. Título original: Coraline.
"Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem."


Hoje vou falar de mais um autor bem conhecido, mas de quem eu ainda não tinha lido nada (tem até 2 resenhas dele no blog, mas foram leituras da Evelyn rs). Enfim, esse livro é conhecido também pelo filme homônimo, hoje conto para vocês o que achei de Coraline, uma fantasia/terror infantil do Neil Gaiman.

Coraline é uma menina de 11 anos muito curiosa e sempre ansiosa para fazer algo novo. Quando se muda com os pais para um antigo casarão que foi reformado e transformado em apartamentos, ela logo começa a explorar todo o lugar. Os pais trabalham em casa, mas têm pouco tempo para ela. Os vizinhos são excêntricos e nem decoram seu nome, insistem em chama-la de “Caroline”. Sozinha, ela inventa brincadeiras até que encontra uma porta no meio de sua sala de visitas, uma porta que dá para lugar nenhum, atrás dela tem apenas uma parede de tijolos. Mas, estranhamente, a porta fica trancada.

Ao abrir a porta misteriosa, o que Coraline encontra é um lugar macabro e fascinante. Uma casa igual a dela, mas onde ela tem roupas mais bonitas, brinquedos legais, comidas mais gostosas e pais amorosos que lhe dão toda a atenção. Os “outros pais” são criaturas pálidas, com botões nos lugares dos olhos. Ela fica encantada! Mas isso logo desaparece quando ela descobre que esse lugar macabro guarda mistérios e perigos, além do desejo de mantê-la lá para frente.

Agora ela precisa voltar para sua verdadeira casa, mas isso será mais difícil e mais assustador do que ela imaginava!

“- Você não entende, não é? Disse ela. Eu não quero ter tudo. Ninguém quer. Não necessariamente. Que graça existiria em ter tudo que eu sempre quis? Assim, do nada, não teria o menor sentido. E depois? ” p.170-171

~~~~~~~~

Para começar, eu preciso falar no quanto essa edição ficou perfeita!! Capa dura, esse miolo roxo lindíssimo, as ilustrações lindas e muito assustadoras (deu vontade de colorir todas kkk). Chris Riddell arrasou muito nas ilustrações! Valeu a pena demorar tanto para ler esse livro tão conhecido, só para ter essa edição em mãos.




Falando sobre o livro, é uma história bem interessante e eu acho que o público infanto-juvenil vai amar!! Imagino que ela possa ser um pouco assustadora para menores de 10 anos, mas é perfeita para o público jovem adulto em geral. Além de ser fofa, divertida, passa também lições importantes!

Eu fiquei com um pouco de dó da criança, tão carente de atenção e os pais só trabalhando, sem ter tempo para ela. Uma hora ela diz para o pai que está entediada, ele dá um papel e manda ela contar todas as portas e janelas da casa e anotar, tadinha gente!! E refletindo, imagino que isso acontece muito hoje em dia, os pais em sua maioria trabalham os dois fora, e realmente não tem tanto tempo livro para brincarem com os filhos. 

Outra lição importante que o livro passa para os leitores: Coraline é a representação perfeita do "cuidado com o que você deseja"! Viver em um mundo "perfeito" sem responsabilidades, com tudo o que você sempre sonhou, talvez não seja tão perfeito assim como todo mundo pensa. Talvez o fato de você tentar escapar dos problemas e da sua realidade, só acabe trazendo maiores problemas para você.

Coraline é um livro fofo, engraçado, com uma mocinha forte e cheia de coragem! É um pouquinho sombrio, mas com camadas que podem fazer tanto as crianças quanto os adultos refletirem.

A parte de fantasia deixa algumas pontas soltas, algumas coisas são muito corridas e mal explicadas. Imagino que não fosse mesmo a intenção do autor, mas eu fiquei querendo mais sobre o mundo sobrenatural apresentado. Mas ele cumpre a sua função.

Como leitora adulta eu não amei a leitura, mas reconheço o valor e o encanto dessa história para o público jovem!! É uma ótima dica para presentear. Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!


Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de agosto!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO