Valsa maldita - Tess Gerritsen

>>  quarta-feira, 12 de agosto de 2020

GERRITSEN, Tess. Valsa maldita. Rio de Janeiro: Editora Record, 2016. 238p. Título original: Playing with fire. 

“Ergo o violino e começo a tocar... Que peça virtuosística. Só preciso conseguir dominá-la. As notas voam escala acima. De repente, perco completamente o controle e desafino: sinto cãibra na mão esquerda quando a música alcança o frenesi absoluto.
Neste momento, uma mãozinha encosta em minha perna. Algo molhado e quente lambuza minha pela.
Paro de tocar e olho para baixo. Lily me encara, os olhos claros como água turquesa.
Mesmo quando, consternada, arranco de sua mão ensanguentada a ferramenta de jardinagem, seus tranquilos olhos azuis permanecem impassíveis. Os pezinhos descalços deixaram pegadas no piso do quintal. Sentindo um pânico crescente, sigo as marcas no chão até a origem do sangue. E é então que começo a gritar. ” p.14

Tess Gerritsen é uma das autoras que amo quando se fala em ficção policial, ela arrasa! Além da sua série famosa Rizzoli & Isles, temos vários outros livros da autora por aqui. Esse é um thriller psicológico e eu comprei faz algum tempo, finalmente saiu da fila. Confiram o que achei de Valsa maldita!

Julia Ansdell é uma violinista dedicada, apaixonada pela música e por partituras desconhecidas.  Ela é casada com Rob e tem uma filha de três anos, Lily. A família vive uma vida tranquila em Boston.

Em uma viagem de trabalho a Roma, Julia comprava alguns presentes para a família quando descobre um antigo antiquário. Lá ela compra um livro antigo, com uma partitura desconhecida, Incendio. Carregada de paixão, tormento e de uma beleza arrepiante.  Aparentemente a peça é inédita aos olhos do mundo, a valsa com seu tom fúnebre e seus arpejos febris parece ter vida própria.

Ao chegar em casa, ela está determinada a tocar a difícil peça. Ao tocar a música algo sinistro acontece, ela parece ter um efeito sinistro sobre sua filha pequena, que aparentemente ficou violenta enquanto a mãe ensaiava. Assustada e com medo da filha, Júlia tem certeza que a música mudou algo na criança. O marido acha que a esposa está ficando maluca, ninguém acredita nela. Desesperada para saber mais, começa a pesquisar a origem da música.

Veneza, 1938
Lorenzo Todesco era um jovem violinista muito talentoso, tocava divinamente, tinha linda composições. O que ele e sua família não sabiam, é que logo toda sua família judia viraria alvo do governo. O pai dele nunca acreditou, eles eram cidadãos Italianos! Nada iria acontecer... até que o pior acontece.

Julia começa a investigar, mas uma família poderosa fará de tudo para impedir que a história da canção seja revelada.

~~~~~~

Para quem conhece o trabalho da Tess Gerritsen, Valsa maldita é bem diferente dos outros livros da autora, eu até estranhei um pouco no início, não parecia a Tess. Não estou dizendo que não gostei da leitura, o livro é impactante!! Apenas que me surpreendi com esse estilo tão diferente.

Com um ar forte de sobrenatural a história é sinistra! Uma música que pode ter efeitos malignos, uma criança de três anos que ficou violenta sem explicação, enquanto a mãe tocava. Algumas cenas foram de arrepiar, eu fiquei muito angustiada de pensar que a menina podia ter matado o gato da família por causa da música. Enquanto Julia acreditava nessa hipótese, todo mundo acha que ela está louca!

Julia é uma protagonista interessante, mas eu amei foi Lorenzo e a história do passado. Já li muitos livros sobre os judeus na Segunda Guerra Mundial, mas foi o primeiro que se passava na Itália. O problema é que o livro é muito fininho, em 200 e poucas páginas, os personagens ficaram um pouco rasos.

Por um lado, eu amei! É tenso, angustiante, tem um ar assustador do começo ao fim. Me emocionei em vários momentos das cenas do passado, muito triste a história toda. Por outro lado, o livro é muito corrido e muita coisa fica sem explicação. Os acontecimentos finais então, parecia que meu livro estava faltando algumas páginas rs. Podia facilmente ter mais umas 100 páginas, uma pena, porque a história é ótima!!

Indico para quem curte thrillers! Quem leu me conte se curtiu, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de agosto!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO