Eu sou a lenda - Richard Matheson

>>  quarta-feira, 16 de setembro de 2020



MATHESON, Richard. Eu sou a lenda.  São Paulo: Novo Século Editora, 2007. 295 p. Titulo original: I´m am legend. 


Gosto muito de histórias pós-apocalípticas, embora não as leia com muita frequência. Desde o início da pandemia de coronavírus, contudo, tenho me sentido levemente incomodada, ao mesmo tempo que ainda mais empática, com relação a histórias sobre mundos pós-apocalípticos ou que passam também por situações de pandemia, epidemia e afins. Afinal de contas, quem não preferiria que esse tipo de acontecimento ficasse apenas nas páginas dos livros de ficção?! Enfim, sem muitas delongas, vamos às minhas impressões de Eu sou a lenda.


Robert Neville é o último homem vivo na Terra, após um surto inexplicável que transformou todas as pessoas em vampiros. Robert passa os dias se dividindo entre matar vampiros enquanto dormem, na esperança de extingui-los, e tentar transformar sua casa em uma fortaleza à prova deles. À noite, fica trancado para se proteger e não ser atacado. Não são tarefas fáceis, sobretudo para um homem solitário. Mas ele tenta.


                                                                      ~~~~~~~

Com o horror ele tinha se acostumado, mas a monotonia era o maior obstáculo.” 
 P. 105.


De modo geral, o livro alterna entre os dias pós-apocalípticos da vida de Robert e os momentos mais importantes da vida dele quando tudo aconteceu e devastou a Terra, deixando-o sozinho em um mundo de vampiros.

É muito difícil falar muito do livro sem dar spoiler, então vou me limitar a falar o que der, rs. A pergunta que se faz, inevitavelmente, durante toda a leitura, é quanto tempo Robert vai aguentar isso, quanto tempo ele pode sobreviver aos vampiros, qual a possibilidade de ele viver até a velhice, ou se ele poderia ficar de saco cheio e enfrentá-los, correndo o risco de ser assassinado. São dúvidas que nutrem a curiosidade por continuar lendo o livro.

É fácil sentir solidariedade por Robert, sobretudo nos momentos em que ele relembra como perdeu aqueles que ama. Achei muito interessante acompanhar o que ele faz para se ocupar, matando os vampiros e tentando entender o que aconteceu para que as pessoas morressem.

Mais interessante ainda foi me identificar com o momento que Robert estava passando, já que durante minha leitura estávamos no início da pandemia de coronavírus, e, assim como eu disse no início da resenha, foi impossível não pensar em todas as adaptações que estávamos tendo que fazer na vida, no trabalho, na família, nos hábitos, para passar por tudo da melhor forma. Contudo, ainda que a gente queira que essas histórias pós-apocalípticas fiquem só nos livros, de vez em quando a vida resolve imitar a arte...

Não sei se vocês sabem, mas o livro foi adaptado para o cinema em 2007, com Will Smith e Alice Braga. No filme, Robert é um cientista militar famoso, importante, mas no livro ele não é essa coca-cola toda, e tudo o que sabe e estuda sobre o vampirismo ele aprendeu em livros que achou em bibliotecas.

E, infelizmente, no filme a relação de Robert com o cachorro não é retratada igual no livro. Eu gostaria que tivesse sido, embora eu tenha ficado mais chateada com os acontecimentos do filme do que do livro, talvez justamente por causa da diferença de relacionamento entre eles.

Achei, também, por incrível que pareça, o filme um pouco mais completo que o livro. É possível? Sim!

Para quem não conhece, Eu sou a lenda é um pouco mais longo que um conto, tem 163 páginas. Assim, os acontecimentos são mais ligeiros e não tão aprofundados, o que me incomodou um pouco. O filme supre um pouco isso, acrescentando alguns detalhes que eu curti bastante.

Na edição que eu tenho, da Editora Novo Século (a que aparece nesta postagem) além de Eu sou a lenda, ainda há dez outras histórias de suspense escritas pelo autor. Eu só li a que dá título ao livro, mas me contem se já leram ou pretender ler as demais.

Indico tanto o livro quanto o filme para quem curte histórias do gênero.

Assistam ao trailer!


Adicione ao Skoob!


Avaliação (1 a 5): 







                        Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de setembro!!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO