Árvore dos desejos - Khaterine Applegate

>>  quarta-feira, 11 de novembro de 2020

APPLEGATE, Katherine. Árvore dos desejos. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2020. 224 p. Título original: Wishtree.

Árvore dos desejos foi enviado aos assinantes do Clube Intrínsecos como brinde extra na Edição comemorativa de dois anos do clube. A repercussão foi tamanha e tão positiva, que eu fiquei com muita vontade de conhecer a história. E esta edição sensacional, de capa dura, toda brilhante e ilustrada, só fez aumentar essa vontade que agora foi devidamente saciada e cuja experiência eu divido com vocês.
                                          
Red é uma árvore, mais especificamente um carvalho-vermelho-americano com 216 anéis de idade. Após tantos anos de existência, já viu muita coisa, já ouviu muita coisa e já ajudou muita gente, principalmente depois que passou a ser uma árvore dos desejos.

Ao longo de todo o ano, mas em maior número no dia 1º de maio, pessoas vão até Red para prender em seus galhos fitas, pedaços de pano ou de papel, contendo um desejo que querem muito que realize. Se eles vão se realizar ou não, já é uma outra história, mas Red se sente honrada e está satisfeita por apenas receber os desejos e torcer para que as pessoas os realizem. 

Até que, um dia, uma nova moradora chega à casa que fica sob Red e fará com que ela sinta vontade de ser muito mais do que uma simples "recebedora" de desejos.

    

                                "Árvores não sabem contar piadas. Mas contamos ótimas histórias". p. 11

                                         "É uma tremenda dádiva amar ser quem você é" p. 49



Ai, gente, que história fofa, arrebatadora, engraçada, reflexiva! Essa é uma senhora história sobre o ciclo da vida, a amizade (e como cultivá-la), a imaginação, a esperança, o otimismo.

Red me conquistou de uma forma que, de agora em diante, acho que vai ser impossível olhar para uma árvore e não ficar na expectativa sobre o que ela está pensando do lugar onde está plantada, sobre as pessoas que passam e vivem por ali, sobre tudo o que ela já viu, viveu e passou como árvore desde que foi plantada. 


Os demais animaizinhos e as crianças me conquistaram da mesma forma e torci igualmente por todos eles.

O livro ainda me provocou uma reflexão: quão pouco prestamos atenção à natureza, sobretudo quando adultos. Temos tanto trabalho a ser feito no dia a dia, tanta preocupação, nos ocupamos de tantas (in)utilidades, que deixamos de lado prazeres da vida como parar para observar e admirar a natureza.

E assim deixo aqui uma pergunta: você já parou para prestar atenção na natureza hoje?

Além disso, andei pensando que depois que a gente "cresce", por assim dizer, muitas vezes achamos bobagem ler livros fofinhos, mas que no fundo guardam uma grande mensagem. Ficamos tão focados no trabalho e em leituras complexas e cheias de tramas emaranhadas, que deixamos passar a oportunidade de nos perdermos em histórias que trazem na simplicidade o trunfo para conquistar o leitor de uma forma irreversível.

Se você não leu Árvore dos desejos ainda, aconselho que o faça, e com urgência. E... prepare-se para ser arrebatado por essa história.



Adicione ao Skoob!

Compre na Amazon: Árvore dos Desejos

Avaliação (1 a 5) 






Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de novembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO