A catedral do mar - Ildefonso Falcones

>>  quarta-feira, 16 de dezembro de 2020


FALCONES, Ildefonso. A catedral do mar. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2018.576 p. Título original: La catedral del mar.

Sou apaixonada por livros de ficção histórica. Desde que li Os pilares da terra este ano, essa paixão só cresceu. Após a leitura, pesquisando mais sobre o assunto e livros do mesmo estilo, descobri A catedral do mar e, claro, fiquei louca para conhecer a história. Apesar da curiosidade, ainda tive uma pontinha de receio de ficar comparando demais as duas histórias. Mesmo assim, a curiosidade já havia vencido a briga. Agora, divido com vocês como foi minha leitura de A catedral do mar.

No século XIV, em meio ao feudalismo na Espanha, Bernat Estanyol está disposto a tudo para proteger seu filho das garras inclementes do senhor feudal da zona rural de Navarcles, principado da Catalunha, e dar ao menino a chance de ter a liberdade que ele não pôde ter. Para isso, Bernat foge para Barcelona com Arnau ainda bebezinho.

Eles então chegam a uma Barcelona cheia de nobres gananciosos que tratam com desprezo e crueldade os pobres, uma cidade que vive assombrada pela possibilidade iminente de guerra pela luta constante pelo poder. Os anos passam, até que se inicia a construção de uma nova igreja em homenagem a Nossa Senhora do Mar. Arnau, já moço, consegue trabalho para auxiliar na construção dessa igreja e encontra, na imagem da Virgem Maria, o alento para suas aflições e a força para sua fé.

Com o passar dos anos, ele vai se tornando uma pessoa conhecida e assim vai subindo na escala social. À medida que isso acontece, Arnau passa a deixar seu passado de servo fugitivo para trás, para se tornar um membro muito importante e respeitado na sociedade. Contudo, essa ascensão e popularidade acabará por trazer-lhe não só amigos e aliados, mas também muito ódio, despeito e inimigos.



"- Pai, aonde você vai? - gritou, quando já o tinha perdido de vista.
- Em busca da liberdade - respondeu uma mulher que também observava a multidão se espalhar pelas ruas da cidade.
- Já somos livres - atreveu-se a afirmar Arnau.
- Não há liberdade na fome, filho - sentenciou a mulher.
Chorando, Arnau correu contra a corrente, esbarrando em uns e outros."
  p. 151



Ah, gente, como fiquei encantada e ao mesmo tempo sofri tanto por esta história!

Apesar de o livro ser um senhor calhamaço, logo nos primeiros capítulos já fiquei tão angustiada e assustada, e com tanto sangue no olho de ódio, que desde então a história já me conquistou. Não queria parar de ler e, quando assustei,
já tinha se passado a primeira das quatro partes em que o livro é dividido.

A narrativa do autor é fluida e rápida, e ele conta a história de um modo que você quer ler mais e mais.

Destaco como único ponto negativo o fato de que, apesar dessa fluidez, vez ou outra achei um pouco exagerada a quantidade de parágrafos e mais parágrafos sobe a história do país e da cidade, o que tornou a leitura um pouco cansativa. Como eu disse, adoro ficção histórica e não foi o fato de ter um contexto histórico em si que me incomodou, mas as linhas e linhas de explicações sobre reis, batalhas e negociações comerciais que poderiam ter sido resumidas, e ainda assim acredito que enriqueceriam da mesma forma a história.

Mas antes que alguém desista de fazer essa leitura, preciso jurar que isso não acontece o tempo todo e que a história propriamente dita compensa esse pequeno detalhe. Por outro lado, em certa medida, é sempre muito bom conhecer a história de um país, uma cidade, um povo ou vários povos como conhecemos nesse livro, de modo que foi uma experiência muito enriquecedora. Fiquei com muita vontade de conhecer Barcelona, ainda que hoje em dia nada deva restar da cidade da época em que a história é narrada (penso que ainda bem, rs), exceto a igreja de Santa Maria do Mar, cuja imagem deixo aqui embaixo para que vocês possam babar um pouquinho, assim como eu, rs, e para que possa ajudar sua imaginação a viajar durante a leitura.


Não entrarei em detalhes sobre todos os personagens, pois são tantos que esta resenha ficaria desnecessariamente grande (eu contei 34 só dos que mais aparecem na história, rs). Melhor então você, caro leitor, dar uma chance para esta história incrível e para este mundo sem fim de personagens. Basta saber que há muitos personagens amáveis, muitos odiosos, muitos cruéis, alguns traíras, rs. Vão ser muitos personagens capazes de despertar todo tipo de sensações no leitor, boas e ruins.

Vou apenas fazer um breve comentário sobre Arnau, que é, sem dúvida, o melhor personagem, não por ser o protagonista, mas por tê-lo acompanhado desde o nascimento até sua idade adulta, passando por sua infância e perda da inocência, adolescência, seus dilemas, paixões, perdas, angústias. É aquele personagem que você acaba levando para a vida, como se parente fosse, sabe? Não tinha como deixar de falar um pouco dele. Foi realmente muito triste ter que me despedir dele com o final da leitura.

Há ainda uma quantidade considerável de figuras históricas que se misturam com os personagens fictícios. No final do livro há uma nota do autor explicando essas inserções ao longo do texto e os acontecimentos que realmente são fatos históricos. Fato é que acabei me apegando à maioria desses personagens e figuras, reais ou não, rs, de uma forma que acho que vou pensar neles ainda por muitos e muitos anos.
 
Somente após concluir a leitura deste livro e pesquisar mais a respeito é que fui saber que ele tem uma continuação. Vocês acham que vou querer ler sim ou com certeza?

Então, se você é fã de livros de ficção histórica ou quer começar a lê-los, mas não sabe por qual iniciar, indico que comece por este! Para te dar ainda mais vontade de fazer esta leitura, informo que em 2017 o livro foi adaptado para uma minissérie espanhola de oito episódios e que ficou, muito, muito fiel! Me senti lendo o livro novamente, foi incrível! Está disponível na Netflix!

Deixo para vocês o trailer (infelizmente não está legendando, não localizei um com legenda)!


Adicione ao Skoob!
 
Série A catedral do mar - Ildefonso Falcones
 
1. A catedral do mar (La catedral del mar)
 
2. Os herdeiros da terra (Los herederos de la tierra) / Lançado pela editora Suma das Letras

Compre na Amazon: A catedral do mar  

Avaliação (1 a 5): 





                            Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de dezembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO