Um conto de natal - Charles Dickens

>>  sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

DICKENS, Charles. Um conto de Natal. Jandira, São Paulo: Editora Ciranda Cultural, 2019. 96 p. Título original: A Christmas Carol.

Você já deve ter ouvido por aí, pelo menos uma vez na vida e por mais jovem que seja, uma antiga canção de Natal que começa mais ou menos assim: "Então, é Natal! E o que você fez?". Se já ouviu, já parou para pensar, pelo menos uma vez, o que você realmente fez? Como foi seu ano, como foram suas ações? Colocou todos os planos em prática ou eles ficaram só no papel? Viajou o tanto que gostaria? Ganhou dinheiro? Juntou, gastou tudo em livros? Leu muito? A lista de perguntas pode ser infinita, mas o questionamento aqui é se você já parou realmente para pensar nisso. Se não parou, você precisa ler Um conto de Natal, de Charles Dickens!


Ebenezer Scrooge é um homem idoso, ranzinza, solitário e detestado por todos. Ele é o tipo supersincero que não pensa duas vezes para dizer o que quer, e não mede as consequências do que diz. É também extremamente muquirana e está pouco se lixando para o que dizem sobre ele. Desde que seu sócio, Jacob Marley, faleceu há sete anos, cuida sozinho do escritório em que trabalhavam juntos, contando apenas com a ajuda de Bob, o ajudante que trabalha muito, ganha muito mal e passa a maior parte do tempo dividido entre fazer cálculos e tentar não morrer congelado. 

O Natal está se aproximando novamente. Toda aquela euforia natalina, músicas, enfeites, pessoas sorridentes gastando até o que não têm para comprar presentes, o espírito solidário buscando ajuda para o mais necessitado estão deixando Scrooge maluco. Afinal de contas, ele odeia o Natal e só quer ir para casa para ficar na mais completa e calma solidão.

Mas parece que o universo não está conspirando a favor dele.

Quando chega em casa, Scrooge parece que finalmente vai poder ter paz, depois de destilar sua mesquinhez, seu mau humor e sua má vontade a quem tivesse ou não disposto a ouvi-lo, bem como depois de rejeitar ajuda a meia dúzia de necessitados ao longo do dia e soltar mais um sem-número de desaforos.

Até que o espírito de Marley, seu único amigo e sócio, aparece para lhe fazer uma visita. Após a morte, Marley percebeu que errou muito em vida e se arrependeu profundamente. Por acreditar que Scrooge possa ter uma chance de se redimir de seus erros ainda em vida e evitar passar a eternidade vagando por aí como ele, Marley decide ajudá-lo a ser uma pessoa melhor. Para isso, informa a Scrooge que ele receberá a visita de três fantasmas: o dos natais passados, o do natal presente e o do natal futuro, que tentarão salvá-lo enquanto ainda é possível.



Eu sempre gostei de livros temáticos, principalmente de Natal. Todo ano penso em qual será o próximo com temática natalina que vou ler. Eu já tinha lido Um conto de natal uma vez, acho que em 2018, mas sentia que não tinha lhe dado a devida atenção, então decidi ler novamente este ano e a experiência foi totalmente diferente.

Scrooge é detestável desde a primeira página, porém quase caí no erro de, assim como ele, ser mesquinha e julgá-lo sem conhecer as razões para que ele tenha se tornado uma pessoa tão difícil. É impossível que ele tenha sido sempre assim, certo?
 
A partir do momento em que Marley aparece "arrastando suas correntes" e os fantasmas vão aparecendo e conduzindo Scrooge pelo passado, presente e futuro, acabei por me perguntar também o que ando fazendo para que a minha "corrente" não aumente, ou até mesmo diminua. Afinal de contas, não é só no Natal que precisamos ter espírito solidário, ser mais empáticos, amáveis, dedicados ao bem e ter amor ao próximo. Esse espírito deve se espalhar por todo o ano e todos os dias de nossas vidas!

Tive muita pena de alguns personagens e, em alguns momentos, até mesmo do próprio Scrooge, e torci muito para que ele que ele tivesse um restante de vida mais feliz e reconhecesse não só seus erros, mas que percebesse que uma vida em família ou ao lado de amigos é muito melhor do que uma vida solitária.

O único ponto negativo foi que, apesar de ser um livro bem curtinho por ser um conto, achei um ou dois capítulos mais complexos de ler, e em determinado trecho ficou um pouco confuso entender a que personagem o autor estava se referindo. Mas nada que faça o livro ser entediante ou que abale a leitura! Com certeza, é uma mensagem que vai bem para todo mundo, e tem muito "Scrooge" por aí precisando ler essa mensagem!

Acredito que muita gente já leu este conto não só uma, mas diversas vezes, ou, ao começar a ler esta resenha, teve a sensação de já ter ouvido essa história em algum lugar, certo? E não está errado! O livro já foi adaptado um sem-número de vezes para o cinema. Na maior parte das vezes o filme tem o mesmo nome do conto, mas também há outros com títulos bem diferentes, como Adorável avarento (1970), Os fantasmas contra-atacam (1988), Os fantasmas de Scrooge (2009).

E no mais, um feliz Natal para todo mundo!

Adicione ao Skoob!

Compre na Amazon:

Avaliação (1 a 5): 


 

 


                            
Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de dezembro!

 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO