Em águas profundas - Patricia Highsmith

>>  sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

 

HIGHSMITH. Patricia. Em águas profundas. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2020. 304p. Tìtulo original: Deep water.

"O fato de Melinda vir se comportando daquele jeito havia mais de três anos deu a Vic a reputação em Little Wesley de ter a paciência e tolerância de um santo - o que, por sua vez, afagava seu próprio ego. Ele sabia que Horace e Phil Cowan e todos os demais que sabiam da situação  - ou seja, praticamente todo mundo - o consideravam esquisito por suportar aquilo, mas ele não se incomodava com isso. Na verdade, orgulhava-se disso num país em que a maioria das pessoas almejava ser exatamente como todos os demais." p.26

Como fã de thriller psicológico eu não perco um lançamento que tenho oportunidade de ler. Foi assim que chegou em minhas mãos Em água profundas da Patrícia Highsmith, comecei sem saber nada sobre a história, confiram o que achei!

No pequeno subúrbio americano de Little Wesley, em uma comunidade de classe média, os casais seguem com suas vidas comuns. Casamento, filhos, eventos sociais e seus desdobramentos. 

Um desses casais, Vic e Melinda, são a razão da maioria dos comentários e fofocas da cidade. Vic é um cara pacato, um herdeiro que vive de renda e trabalha em sua pequena editora que dá mais prejuízo do que lucro. Um cara gente boa que todos os vizinhos gostam. Vic é muito inteligente e tem hábitos estranhos para a maioria das pessoas. Suas últimas pesquisas envolvem criação e procriação de lesmas na garagem. Eles têm uma filha, Beatrice, uma criança alegre e inocente que não percebe que a mãe a ignora na maioria do tempo.

Melinda não trabalha, vive da renda do marido e tem uma vida social ativa. Seus inúmeros amantes começaram quando a filha tinha 2 anos e nunca mais pararam. Ao contrário do esperado, Vic resolve ignorar os casos e mantém uma relação cordial com a esposa e seus "amigos". Muitos deles frequentam a casa por algum tempo, até que são trocados pelo próximo. Para Vic ela pode ter quantos amantes quiser, desde que não arraste ele e a filha para o caos de um divórcio. 

Vic já se mudou para um quarto que construiu na garagem e é uma pessoa extremamente tranquila. Até que os homens escolhidos pela esposa, pouco inteligentes e desagradáveis, começam a incomodar. Ele então assume "brincando" a autoria do assassinato de um deles, para espantá-los. O caso ainda estava sem solução pela polícia, e a história cai na boca do povo.  

Vic vira alvo da maldade dos vizinhos e quando prendem o verdadeiro assassino e sua mentira é descoberta, tudo muda. Ele muda sua forma de pensar, a forma como trata a esposa e seus amantes. 

~~~~~~~

A primeira coisa a se dizer sobre o livro é que ele pode ter sido um dos primeiros thrillers psicológicos, já que foi publicado pela primeira vez em 1957. A autora ficou conhecida por livros como O talentoso Ripley e ganhou vários prêmios literários ao longo da carreira. Eu não conhecia o trabalho dela, então não sabia o que esperar da obra. A segunda coisa rs, é que essa capa é linda demais!! Capa dura e um trabalho gráfico incrível, a edição está lindíssima! 

A autora escreve muito bem, o livro flui e a narrativa é boa. Porém, o livro é todo narrado por Vic e eu não consegui me apegar a nenhum personagem. A intenção da autora parecer ser abordar o que existe de pior na psique humana, mas o resultado são muitos personagens asquerosos, que não despertam nada no leitor. 

Desde o início achei Vic um idiota rs. Ele finge não ligar para os casos da esposa, nem para ela, e se considera superior a tudo aquilo. Mas na prática ele cuida praticamente sozinho da casa e da filha, sustenta Melinda, que não parece fazer nada a não ser arrumar o próximo amante. E nem sei se deveria chamá-los de amantes, eles se portam como namorados. Frequentam a casa deles, vão jantar, beber, não saem mais de lá e acham tudo aquilo muito normal. 

Os casais amigos e vizinhos obviamente percebem tudo e morrem de pena de Vic, ninguém suporta Melinda. Ele tenta por panos quentes, para que a esposa não fique chateada com os vizinhos (oi?). E aí são páginas e páginas de festas, jantares e amantes para todo lado.  

A grande reviravolta é quando Vic parece finalmente se cansar de tudo isso, e o mais novo amante aparece morto na piscina em uma festa. Melinda acusa publicamente Vic de matá-lo, a morte é considerada acidental. Mas daí em diante tudo muda na cabeça de Vic. Ele parece se redescobrir e a testar novos limites. 

O final me surpreendeu muito! Eu realmente não esperava por algo assim, mas não posso contar nada para evitar spoilers.

Apesar de entender o que a autora pretendia e do livro ser muito bem escrito, a história não me conquistou. É muito difícil gostar de um livro onde você não gosta de ninguém, e o livro é extremamente entediante até a página 150 por aí, nada acontece, são festas, conversas e mais do mesmo. Eu demorei para terminar porque o livro me cansava, a leitura não fluiu bem para mim.

Eu pessoalmente não curti muito, mas esse é realmente uma questão de gosto. Ele tem todos os atributos para agradar quem goste do estilo. Quem leu me conta se curtiu!

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Em Águas Profundas  

Avaliação (1 a 5): 2.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO