Duna: graphic novel - Volume 1 - Frank Herbert

>>  quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

HERBERT, Frank; HERBERT, Brian; ANDERSON, Kevin J.; ALLÉN, Raúl; MARTÍN, Patricia. Duna - Volume I. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2021.176 p. Título original: Dune - The graphic novel, Book I.  


Eu já tinha ouvido falar de Duna há um bom tempo, e o livro ficou um bom tempo na minha lista de desejados. Depois de adquirido, ficou também um bom tempo na minha estante aguardando sua vez na fila de leitura. Agora, no mês de janeiro de 2021, finalmente resolvi dar uma chance à história. E qual não foi minha surpresa quando, iniciada a leitura, tive notícias de que seria publicada a mesmíssima história pela Editora Intrínseca em formato de graphic novel (história em quadrinhos). Melhor momento para conhecer a história em ambos os estilos literários, impossível! Agora conto para vocês um pouco sobre Duna!


Em um planeta chamado Caladan vive a Família Atreides. O duque Leto Atreides acabou de ser convocado pelo grande Imperador Shadam IV para assumir o planeta de Arrakis, também conhecido como Duna, já que o planeta é desértico e praticamente inabitável, não fosse por sua grande produção de uma especiaria responsável por movimentar o sistema financeiro, político e social do planeta. O duque então, juntamente com seus servos, sua concubina Lady Jessica e o filho Paul, estão prontos para partir rumo a Arrakis, sem sequer imaginar o que realmente está por trás do "convite" feito pelo imperador.

Ao chegar em Arrakis, o duque Leto se depara com um planeta completamente diferente do que está acostumado, com costumes diferentes, religiões diferentes e, claro, aliados e inimigos inimagináveis que vão transformar a estada da família Atreides em um verdadeiro inferno.


               "Nas profundezas do inconsciente humano, há uma necessidade universal por um mundo lógico, que faça sentido, porém, a realidade está sempre um passo além da lógica". p. 7


E eis que, concluída a leitura da graphic novel, me arrisco a dizer que gostei ainda mais do livro neste formato, sobretudo porque, por se tratar de um livro de ficção científica, o leitor é jogado no planeta Arrakis e dentro da história de uma forma que nada lhe é explicado. É um mundo totalmente novo, e você tem que se virar para entender e acompanhar o desenrolar da história. Nesse sentido, comparada ao livro comum em prosa, o recurso da imagem na graphic novel contribui e muito para a compreensão que o leitor pode construir da história, seja em relação às palavras nada comuns empregadas, seja para visualizar melhor os planetas e aquilo que o compõe.

Graças ao efeito visual provocado pela ilustração, me senti novamente e, em uma escala muito maior, angustiada, aflita com as situações que a família Atreides passa, com nojo e aflição dos vermes de Duna que são realmente assustadores, e ainda mais deslumbrada por Arrakis. Fiquei contente em saber que alguns lugares foram ilustrados como na minha imaginação quando li o livro em prosa.
        
          
           

Se você está se perguntando se a história é uma simples interpretação do livro original de Frank Herbert, preciso esclarecer que não, não é. A graphic novel foi adaptada pelo próprio filho do autor, Brian Herbert, e com suas próprias palavras no prefácio da HQ ele nos diz: "Quando paramos para escrever o roteiro, decidimos - com apoio total de nossa editora - que esta seria a graphic novel definitiva, uma adaptação verdadeiramente fiel ao trabalho de Frank Herbert, publicado em 1965. Não estávamos interessados em fazer a nossa interpretação de Duna ou modificar a história para deixar a nossa marca. Queríamos que esta obra fosse pura e simplesmente Duna. Capítulo por capítulo, cena por cena." Eu, como leitora de ambos, posso dizer que sim, a graphic novel ficou pura e simplesmente Duna.

Este volume corresponde ao "livro I" da obra original, que leva o título de Duna. Serão, ainda, lançados outros dois volumes correspondentes às outras duas partes do livro, e eu não vejo a hora de que sejam lançados!

Vale lembrar que está prevista para outubro deste ano (se a pandemia deixar, rs) a chegada da nova adaptação de Duna aos cinemas e aos serviços de streaming, com direção de Denis Villeneuve e grande elenco, como Timothée Chalamet (Paul Atreides), Rebecca Ferguson (Lady Jessica), Oscar Isaac (duque Leto Atreides), entre outros.

Confiram o trailer e preparem-se para ficar muito ansiosos para o lançamento (assim como estou, rs).



Indico para todo mundo que gosta de história em quadrinhos, que curte Duna ou que tem curiosidade de conhecer a história!


Adicione ao Skoob!

Trilogia Duna - HQ

1 - Duna - graphic novel - Volume 1

2 - Dune - The graphic novel, Book II (ainda não lançado no Brasil)

3 - Dune - The graphic novel, Book III (ainda não lançado no Brasil)


Avaliação ( 1 a 5):






Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO