Eu fico em silêncio - David Ouimet

>>  quarta-feira, 7 de abril de 2021


OUIMET, David. Eu fico em silêncio. São Paulo: Editora Companhia das Letrinhas, 2021. 56 p. Título original: I go quiet.

Você alguma vez já se sentiu estranho, deslocado, rejeitado pelas outras pessoas? Ficou em silêncio às vezes simplesmente porque achava que ninguém queria te ouvir, e quando te davam a chance de falar, você simplesmente ficava em silêncio? Então, acho que você vai se identificar com Eu fico em silêncio. Vamos descobrir?

O livro conta a história de uma garotinha tímida, cujo nome não é revelado em nenhum momento na história. É exatamente da forma como eu descrevi acima que ela sempre se sentiu. Rejeitada, excluída, uma pária social. Olhava para o espelho e via uma garota magra e desinteressante. Não tinha chance de falar, se expressar e, quando tinha, ou não era ouvida, ou não falava.

Mas existe um momento em que ela se expressa, e muito. Que ela se sente ela mesma, sente seu mundo cheio, completo. Esse momento é quando ela está lendo.

Através do livro, ela sente que pode dominar o mundo, que tudo pode acontecer, que ela é forte, uma super-heroína. Apesar de ser sempre caladinha e ficar sempre em silêncio, ela vive divagando sobre o momento em que iria se abrir para o mundo e fazer muito barulho.


As ilustrações do livro são bem intrigantes e coloridas, e é por meio delas que o leitor vai se inteirando do dia a dia da garotinha solitária.

Imagem: Divulgação Amazon
                                  
 Imagem: Divulgação Amazon
                                    

Me emocionei e me identifiquei com a história porque já me senti excluída em algum momento na vida; me senti reprimida quando falei e alguém não me ouviu, ou não me deu atenção; já me senti isolada. Acredito que pelo menos uma vez na vida as pessoas já se sentiram assim. Mas minha maior identificação com o livro foi justamente em relação à forma como me sinto quando estou lendo.

Livros são capazes de nos fazer esquecer tudo de ruim que está acontecendo ou que estamos sentindo. Não há preconceito, o leitor é aceito, acolhido, entendido. Se sente parte da obra e acaba viajando para o mundo todo e fazendo um monte de amigos. Livros são mágicos!

A história da menina é bem simples, e o livro é bem pequeno, apenas 56 páginas. Em cada página há apenas uma frase curta. Então, acredito que você levará questão de minutos para concluir a leitura e, com certeza, vai sair dela emocionado, empático, muito reflexivo e com aquela catarse que só a literatura pode proporcionar. Um livro rápido, mas que pega no fundo da gente.

Uma leitura que indico para adultos e crianças.

Adicione ao Skoob!
Compre na Amazon: Eu fico em silêncio  

Avaliação (1 a 5):



 


Comente, preencha o formulário, e concorra o Top comentarista de abril!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO