Malibu renasce - Taylor Jenkins Reid

>>  quarta-feira, 21 de julho de 2021

REID, Taylor Jenkins. Malibu renasce. São Paulo: Editora Paralela, 2021. 368 p. Título original: Malibu rising.


Quem me conhece sabe que não escondo que sou fã da escritora Taylor Jenkins Reid desde que li Daisy Jones & The Six. Já é minha quarta leitura da autora e, ainda, que nem todos tenham sido exatamente cinco estrelas, fato é que a autora sabe como contar uma história. Agora divido com vocês minha impressão do mais recente lançamento: Malibu renasce.


A Califórnia é um lugar dos Estados Unidos que, de tempos em tempos, sofre com incêndios terríveis. Esses incêndios acontecem desde o início dos tempos e, quando isso acontecia tudo era destruído para, em seguida, ressurgir das cinzas.

E é na Califórnia dos anos 1980, mais especificamente em Malibu, que a história acontece. Nina, Jay, Hud e Kit são irmãos, filhos de um cantor famoso, Mick Riva. Nina é a mais velha e a que cuida de todos da família. Jay é o surfista famoso e campeão. Hud, que tem praticamente a mesma idade de Jay é o grude do irmão e vive viajando com ele mundo afora, para fotografar as manobras e ondas que o irmão pega. E Kit é a mais séria, e a que é menos levada a sério pelos irmãos, sobretudo no que diz respeito ao surfe.

Eles são conhecidos por toda Malibu tanto por serem filhos de quem são, como por quem se tornaram e, ainda,  pela famosa festa que dão anualmente. Todo mundo quer participar e, para tanto, não precisa sequer convite. Basta saber chegar à casa de Nina!

Todas as festas promovidas pelos irmãos são inesquecíveis, mas a de 1983 promete e corre o risco de mudar a vida de todos os irmãos (e porque não de alguns convidados?) para sempre.


                                                                        ~~~~~~

Narrado em terceira pessoa, o livro inicia acompanhando os irmãos na manhã do dia da famigerada festa anual dos Riva. À medida que vai sendo revelado algum ponto sobre a vida dos irmãos, o presente que está sendo contado começa a ser alternado com o passado da família, nos levando a conhecer como tudo foi acontecendo até chegarmos ao presente e como todos se tornaram quem são quando adultos.

Cada um tem seu dilema pessoal para resolver, que vamos acompanhando ao longo da leitura e fica muito difícil não torcer por todos eles. Os irmãos que mais gostei foram Jay e Hud. Nina poderia ter se tornado uma querida, não fosse determinadas atitudes que me fizeram querer gritar com ela, a língua até coçou. Apesar disso, essas atitudes dela também me fizeram pensar: até que ponto nós seguimos o mesmo destino de nossos pais? Até que ponto replicamos os seus erros? Quanto vale correr atrás de um sonho deixando tudo para trás? Quanto custa colocar a vontade acima da família?

Com exceção de Jay e Hud, os homens do livro são bem babacas e escrotos e fiquei com muita raiva deles, principalmente de Mick Riva.

Gostei muito do cenário e minha imaginação viajou ao longo da história. Malibu, todo aquele calor, as praias, os surfistas. Mais um lugar nesse mundão que fiquei com vontade de conhecer.

Por outro lado, algumas coisas me incomodaram profundamente. Por exemplo, a partir do momento em que a festa começou, achei que alguns pontos ficaram perdidos, outros embolados e acabaram sendo deixados de lado. Eu sei que festas com famosos deve rolar de tudo, afinal, eles devem se achar acima de Deus, invencíveis, imortais. Mas, eu acho que em determinado momento ela ficou tão largada na história que ficou meio sem sentido.

Mas, pode ser que o que me incomodou não incomode vocês e acabem dando cinco estrelinhas para o livro!

Apesar dos incômodos eu gostei bastante da história, mas não se tornou um favorito da autora. Indico para quem gosta de leituras rápidas e para quem curte Taylor Jenkins Reid.


Adicione ao Skoob!

Compre na Amazon: Malibu renasce  


Avaliação (1 a 5): 

 
 
 
 
 
 
                             Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de julho!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO