O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel - J. R. R. Tolkien

>>  segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

TOLKIEN, J.R.R. O senhor dos anéis: A sociedade do anel. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2019. 608p. (O Senhor dos anéis, v.1). Título original: The fellowship of the ring.

"Assim finalmente, além da esperança, chegaram sob o céu e sentiram o vento no rosto." p.472

Publicado originalmente em 1954, O senhor dos anéis, é um clássico da literatura fantástica. Conhecido mais comumente como uma trilogia, a história é na verdade um romance único com seis livros e alguns apêndices, escritos pelo britânico J. R. R. Tolkien. O livro que já agradava fãs de fantasia pelo mundo (a obra já foi traduzida para mais de 40 idiomas) ganhou fama com o lançamento da primeira adaptação cinematográfica, em 2002. E, pasmem, essa é a minha quarta leitura da obra, mas sei lá por qual motivo... eles nunca foram resenhados aqui no blog. Hoje eu começo a corrigir essa falha e conto para vocês um pouco da minha paixão por esta saga inesquecível com A sociedade do anel!

A oeste da Terra-média, numa região rural esquecida pela maioria dos povos, vivem os hobbits. Uma raça de povo pequeno pouco conhecida e sem grandes feitos, até onde todos sabem. É lá que vive o Sr. Bilbo Bolseiro, um dos poucos hobbits que se aventurou e viajou por muitas terras, conheceu outras raças, fez amizades com anões, elfos e magos. Depois de tudo, Bilbo volta para casa no Condado e vive uma vida longa, pacata e próspera. Prestes a comemorar seu 111º aniversário, ele resolve comemorar em grande estilo e depois se afastar, fazer uma última viagem. 

Frodo Bolseiro é um parente mais jovem e seu herdeiro. Quando Bilbo parte misteriosamente, ele deixa para Frodo toda a sua herança, incluindo um anel mágico, que o deixa invisível. Porém, o mago Gandalf, desconfia que o anel pode ser muito mais perigoso e malévolo do que qualquer um possa imaginar. Ele conta a Frodo que este é o UM anel, um objeto poderoso que pode consolidar o poder de Sauron, um ser maligno que ameaça toda a terra média. A única maneira de eliminar a ameaça é levar o anel até Mordor, e destruí-lo, no mesmo fogo onde ele foi forjado. Sauron já busca incansavelmente pelo anel, perdido há muitos anos, e agora já volta seu olho para o Condado. 

"Um Anel que a todos rege, Um Anel para achá-los,
Um Anel que a todos traz para na escuridão atá-los." p.102

Assustado e sem ter ideia do que o futuro lhe reserva, Frodo parte do Condado com os espectros de Sauron ao seu encalço. Os Nazgûl (da língua negra: Nazg "anel", e Gûl, "Espírito", "Espectro") eram 9 homens que sucumbiram ao poder dos anéis de poder de Sauron e viraram seus escravos, servos fantasmas do mal. Ele conta com a ajuda de três amigos: Sam, seu fiel escudeiro, Merry e Pippin. Quatro hobbits, pouco discretos, tentando se esconder sem abrir mão de uma boa cerveja e cantoria.  Ao longo do caminho, conhecem Aragorn, que promete ajudá-los e levá-los até Valfenda, onde o destino do anel será decidido. 

Uma jornada árdua, com pouca esperança e muitos inimigos se inicia. 

"Finalmente o pesar os dominou por completo, e choraram muito por muito tempo; alguns em pé e silenciosos, outros lançados ao solo." p.472

~~~~~~~~~~

Engraçado que eu li os três livros pela primeira vez em 2002, logo depois de assistir ao primeiro filme no cinema, fui correndo procurar (nunca que iria aguentar de curiosidade até lançarem os outros 2 filmes). Depois disso eu reli tudo quando saiu o filme 2, reli de novo quando saiu o filme 3... e agora, cá estou eu... "Lá e de volta outra vez". Vinte anos se passaram, e eu continuo amando esta história como se fosse a primeira vez. O Senhor dos anéis, é único, é mágico, é indescritível! Eu fico triste por quem não leu, e fico arrasada com quem não amou hahaha. 

O filme é razoavelmente fiel ao primeiro livro, mas o livro é tão rico, a narrativa do Tolkien é única, muito se perde quando não se lê os livros. E, claro, tem sempre vários detalhes que foram cortados. Temos Tom Bomadil, um ser único e imortal que não existe nos filmes. Temos outros elfos. A Galadriel, uma elfa e uma das personagens mais interessantes e ricas do livro, aparece muito pouco na telinha.  Lórien é uma terra belíssima e mágica, a descrição do autor é perfeita, você sente a magia das páginas nas descrições dos lugares.  É tudo muito visual, é uma narrativa descritiva, mas que em nenhum momento eu acho lenta, eu consigo ver e sentir cada detalhe. O final do filme 1 vai além deste livro, eu nem me lembrava mais deste detalhe. 

Amo todos os personagens, claro! Adoro a inocência e a força interior de Frodo, que aparece quando menos se imagina. A fidelidade de Sam, pronto para seguir o seu mestre até o final, disposto a tudo para ajudá-lo. A alegria e descontração de Merry e Pippin, um sopro de ar fresco em uma trama pesada. A sabedoria e o mistério em torno de Gandalf. A força e a simpatia de Aragorn, que carrega nos ombros as falhas de seus antepassados, mas luta para ser um homem digno e honesto. O elfo Legolas e o anão Gimli, uma amizade improvável e divertida. Gosto do contraste e das falhas de todos eles, como Boromir, que tinha boas intenções, mas era muito ambicioso.

E é engraçado como O senhor dos anéis é uma história atemporal, nada parecido e tão incrível surgiu depois, continua sendo uma história única. Eu tenho hoje, 1886 livros lidos no Skoob e nada se compara a esta saga épica. Muitos tentaram se inspirar, alguns livros famosos tem elementos claramente inspirados em Tolkien (Game of Thrones, Harry Potter e até mesmo Star Wars), mas esta saga continua sendo inesquecível.

Depois desta resenha que mais parece um panfleto de venda hahaha (não vai sobrar nada para falar nas próximas resenhas), eu só posso indicar esta obra incrível para todos! O senhor dos anéis não tem gênero, idade ou preferência literária, ele é para todos! Leiam! 

Adicione ao seu Skoob!

O senhor dos anéis:
  1. A sociedade do anel (The fellowship of the ring)
  2. As duas torres (The two towers)
  3. O retorno do rei (The return of the king)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO