As aventuras de um cão chamado Petit - Heloísa Prieto

>>  quarta-feira, 11 de maio de 2022



PRIETO, Heloisa. As aventuras de um cão chamado Petit. São Paulo: FTD, 2021. 56 p.

A pouco tempo fechamos uma parceria muito bacana com a FTD Educação, mais voltada para livros jovens e infantis, que trazem muitos temas importantes que precisam ser discutidos desde a infância. As aventuras de um cão chamado Petit foi o primeiro livro que recebemos dessa parceria e divido com vocês agora as impressões que tive dessa história




Olivia era uma linda garotinha que ganhou uma irmãzinha, Alice. Ao invés de Olivia ter ciúmes dos pais com a irmã,  ela tinha ciúmes de Alice, pois a tratava como sua bonequinha e ninguém podia encostar nela.



Como o ciúme estava ficando um pouco exagerado, os pais de Olivia e Alice resolveram lhe dar um pet de presente, de quem ela deveria cuidar. E assim, eles adotaram Petit.



As duas irmãs brincavam e se divertiam muito com Petit, mas Alice era a mais apegada a ele. Ela sempre brincavam com ele, dormiam juntos, enfim, faziam tudo juntos.



Os pais de Alice achavam estranho o comportamento da filha que agia mais como "cachorro" do que como gente. Ela não brincava com  outras crianças, era mais na dela. Apesar disso, era extremamente inteligente.  Mas os pais não a compreendiam.



E aí veio o toque da vovó Lydia que de que deviam respeitar a vontade da criança. Alice era uma menina especial e precisava ser acolhida e respeitada. E foi dela também que veio a ideia de mostrar isso aos coleguinhas de classe que não a compreendiam e faziam piada de sua dificuldade de socialização.


A história, narrada por Olivia, é muito fácil de ler e nos diverte e emociona do começo ao fim.



As ilustrações, da ilustradora Maria Eugênia, são encantadoras e passam toda a mensagem que a história quer passar.






Fiquei apaixonada pela Vovó Lydia,  que ao invés de pitaqueira era muito atenciosa e observadora,  e ajudou e muito a família e os amigo de Alice a compreenderem melhor as dificuldades e limitações da menina.



Meu contato e pensamento a respeito de livros infantis foi mudando ao longo dos anos. Quando criança eu devorava todos que encontrava, mas não tinha, por vezes, experiência de vida e literária para entender "a moral" da história. Quando fiquei mais velha, tinha tais experiências, mas já não tinha muito contato com livros infantis. Agora, como mãe,  percebo a importância de abordar temas e a "moral" que os livros infantis trazem.



E no caso de As aventuras de um cão chamado Petit, achei interessante a forma como o tema do autismo, dificuldade de socialização e bullying foi abordado.



O livro demonstra a importância da inclusão e do apoio à crianças com necessidades especiais de uma forma leve, já que é narrado por uma criança, mas serve muito bem para os adultos também aprenderem a ter empatia e respeito por aqueles que possuem algum tipo de dificuldade, limitação.



Indico o livro para adultos, crianças,  para todo mundo!




Avaliação  (1 a 5):







Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO