O papel de parede amarelo - Charlotte Perkins Gilman

>>  quarta-feira, 18 de maio de 2022

 



GILMAN, Charlotte Perkins. O papel de parede amarelo. Rio de Janeiro: Editora José Olímpia, 2016. 112 p. Título original: The yellow wallpaper.

Você já leu alguma história que te fez interpretá-la de mais de uma forma? É raro, mas algumas vezes me acontece,  como foi o caso de O papel de parede amarelo.  Quer saber como e por que? Vem que te conto!



Uma mulher com problemas emocionais é levada por seu marido, médico,  para passar uma temporada em uma casa, para fins de tratamento.  Ela é deixada em um quarto com um horroroso papel de parede amarelo que começa a "provocar" a mulher, por assim dizer.

São muito poucas páginas de conto para que possa revelar mais do que isso. Mas os sentimentos que tive ao longo da leitura em relação aos acontecimentos foram tantos e tão diversos que de repente comecei a imaginar mais de uma interpretação possível para a obra.

E não é  que, após a leitura do conto, procurando saber mais a respeito,  percebi a variada gama de interpretação que deram para o conto.

Enquanto que para alguns se trata de uma história de terror psicológico digna de Edgar Alan Põe, para outros se trata de uma rebelião feminista. 

O que vemos é uma mulher oprimida, cujo marido a manipula o tempo todo, seja física, seja mentalmente, tratando-a como uma criança, uma tola e, ainda, impedindo-a de fazer coisas que a fizesse pensar, como escrever,  por exemplo.

Inicialmente,  percebemos que a personagem é obediente, acredita em tudo que o marido, um médico renomado, lhe fala. Mas com o passar da história vemos o cenário mudando, a medida que, acredito eu, ela vai "acordando", " abrindo os olhos". E o que provoca esse despertar na personagem nada mais é do que o papel de parede amarelo. 

E o que seria esse papel? Aquele que nos é imposto pela sociedade,  para que sejamos mulheres obedientes e recatadas? O papel do homem que humilha, que manda? Da mulher que deve obedecer e fazer tudo para seu marido?

Gostei muito do conto, acho que há muito o que dizer e entender em tão poucas páginas, mas apesar da profundidade do assunto,  é de leitura fácil e rápida!


Adicione ao Skoob!



Avaliação  (1 a 5): 4.5





Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO