Julie & Julia - Julie Powell

>>  segunda-feira, 11 de julho de 2022


POWELL, Julia. Julie & Julia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.  352p. Título original: Julie & Julia.

"A desafiante:
Funcionária pública parasita durante o dia, comilona renegada à noite. Velha demais para teatro, jovem demais para filhos, e amarga demais para qualquer outra coisa, Julie Powell procurava um desafio. E encontrou o que queria no Projeto Julie/Julia. Arriscando seu casamento, seu emprego e o bem-estar de seus gatos, ela se envolveu em uma enlouquecida tarefa. 365 dias. 524 receitas. Uma mulher e uma cozinha caindo aos pedaços em um subúrbio. Até onde isso vai, ninguém sabe..." p.34

Julie & Julia é um daqueles livros tão antigos na estante, que eu nem lembrava mais muito bem como chegou aqui kk, provavelmente entrou para os desejados por falar sobre culinária, um assunto que gosto muito. É uma autobiografia e nele Julia Powell nos conta sobre sua vida e sua caminhada durante o projeto. Confiram o que achei! 

Julia Powell é casada com Eric, com quem namorou desde a adolescência e vivem em NY, para onde se mudaram depois da faculdade, Julia queria ser atriz. Mas os anos se passaram, ela nunca realmente tentou, e agora aos 29 anos estava acomodada, e frustrada, em seu emprego público como secretária. Ela odiava o emprego, a burocracia, as tarefas maçantes, o trânsito de NY e as horas que demorava para voltar para casa. Sem querer engravidar (apesar dos avisos dos médicos sobre os seus ovários policísticos), ela seguia com sua vida de casada monótona. 

Até que um dia, por acaso, ela faz uma receita de um livro de culinária que ficou famoso na década de 60 nos EUA e o marido ama! Eric a incentiva a criar um projeto de culinária e um blog para falar sobre o assunto. E é assim que a loucura começa! Ela se desafia a fazer todas as receitas do livro Mastering the art of french cooking (1961) em apenas um ano! São 524 receitas, inspiradas na culinária francesa, escrito por Julia Child, uma mulher que ficou famosa por ensinar as donas de casa americanas a cozinhar e a comer bem.  

O problema é que eles acabaram de se mudar para um sobrado caindo aos pedaços em Long Island e sua casa está uma bagunça. Ela e o marido possuem três gatos, pouco dinheiro e empregos em horários integrais. Ela começa o projeto, cozinhando loucamente, mas sem muita organização. Ela troca ingredientes, algumas receitas ficam ótimas, outras dão errado, pensa em desistir inúmeras vezes, mas acaba seguindo em frente. É o caos! Em alguns dias ela não tem energia ou tempo para cozinhar, em outros resolve fazer vários pratos no mesmo dia para tirar o atraso. Ela ganha peso, reclama, tem crises de choro, desiste, volta atrás e segue em frente...

"Só posso dizer que fui abençoada pelo interesse da CBS porque não passo de uma desbocada histérica com tendências misantrópicas, para quem as coisas constantemente dão errado." p.281

Seu blog inicialmente tem poucos acessos, alguns conhecidos, algumas pessoas que aparecem por lá, mas logo o blog começa a ter mais acessos. Julie ganha incentivadores, pessoas que não a deixam desistir e recebe até algumas doações para continuar (os pratos todos ficavam muito caros e eles não tinham tanto $ para isso, ainda mais nessa proporção). Depois ela aparece em um jornal local, um programa de rádio e seu projeto começa a ficar muito conhecido! Até que no final Julie é convidada de grandes jornais e programas de TV. Um repórter entra em contato com Julia Child, a autora do livro de culinária, já com seus mais de noventa anos, que tem uma opinião pouco lisonjeira sobre Julie Powell e seu projeto. Sobre Powell, Julia Child (a diva inesquecível!) afirma: "Ela não é uma cozinheira séria". 

~~~~~~~~~~~~~~~~~

A frase final acima resume muito bem minha opinião sobre este livro, só que de forma mais educada kkkk. Julie Powell ganhou fama e muitos apoiadores com seu jeito  sincero e descontraído de escrever, sua linguagem acessível e ao contar abertamente suas falhas e problemas pessoais. Porém, ao longo do livro, o que senti foi um desrespeito enorme pela arte da culinária e isso foi me irritando cada vez mais até o final.

Este livro é tão "tosco" em alguns momentos, que é difícil de acreditar que seja uma autobiografia. Julie logo se mostra uma pessoa imatura, egoísta e mesquinha. Ela só reclama! Da vida, do marido (que é uma santo, vamos combinar), da mãe que só tenta ajudar... Quanto mais eu lia, mas ranço ia tomando da protagonista/autora. Para vocês terem uma ideia: 
  • Julie é porca, a casa vive imunda e ela descreve coisas horríveis como pelo de gato na cozinha toda, ingredientes que ela deixou de molho na pia do banheiro (oi?). Em um momento conta que tem tanta louça suja na pia que quando vão limpar, descobrem um monte de larvas embaixo do escorredor de pratos. Sinceramente, morri de nojo o livro todo. 
  • É desorganizada. Não planeja nada antes e percebe no meio da receita que falta algum utensílio ou ingrediente. Você quer fazer uma receita francesa complexa com várias páginas? O mínimo é ler a receita antes, estudar o preparo e ver o tempo necessário, os utensílios que precisa, e não apenas comprar os ingredientes.
  • Muda as receitas, pula etapas. Alguns pratos que ficam ótimos (segundo ela, não sei se acredito) e outros péssimos. Uma receita complexa do livro, pedia um licor específico, ela fala que simplesmente colocou RUM porque era o que tinha em casa... Gente, me dá até urticária isso hahaha, e olha que eu cozinho muito esporadicamente pratos mais complexos... Pelo que vi pesquisando por fora, parece que no blog ela não mostrava realmente o "resultado" das receitas, apenas contava sobre seu dia a dia e os preparos. 
  • Ela fala mal do marido metade do livro, um SANTO. Inclusive fala sobre a tentação de traí-lo em um momento e adora saber das aventuras sexuais das amigas (solteiras/adúlteras) e parece até sentir inveja. Não sei como o casamento durou após o livro (risos).
  •  É bem pouco higiênica! Vive falando que está fedendo, com cecê, sem tomar banho e etc. Que dormiu fedendo, que foi trabalhar com mal cheiro porque não tomou banho. Tem uma cena em que o banheiro estraga e eles ficam dias sem tomar banho. Uiii
  • É meio burra! Gente,  quem que vai fazer uma receita francesa enorme, difícil e não lê e nem se prepara antes? só abre o livro e vai lendo enquanto faz???
  • É desbocada, xinga e fala palavrão o tempo todo. 
  • É preguiçosa! Passa o livro trabalhando bem mais ou menos e reclamando do seu emprego público como secretária.
  • Ela é uma pessoa horrível, sério mesmo. Sabe aquelas pessoas tagarelas, que bebem demais, reclamam de tudo, não tomam jeito na vida e ninguém aguenta?
Enfim, sofri com 2 terços do livro. O último terço melhora muito, até a narrativa. Não sei se ela se torna uma pessoa melhor ou se percebe que precisa melhorar pelo menos na vida pública. O final foi até interessante, mas eu já estava com muita birra para gostar do livro. Na vida real, as opiniões se dividiam. Julie Powell tinha fãs que adoravam seu jeito descontraído e acreditavam que ela mostrou quem foi Julia Child para uma nova geração que desconhecia o trabalho de Julia. Outros odiavam o projeto e diziam que ela não era uma cozinheira de verdade.  De toda forma, espero que o  projeto tenha ajudado Julie a amadurecer e a abraçar novos sonhos. 

Apesar de achar o livro bem fraco e irritante, eu não me arrependo de ter tido essa experiência, e isso porque a leitura me fez pesquisar mais sobre JULIA CHILD! E essa sim é uma pessoa incrível e digna de nota! Julia foi uma mulher bem à frente de seu tempo e uma ícone extraordinário! Ela trabalhou como espiã durante a Segunda Guerra Mundial. E depois disso, ao mudar para a França com o marido, Paul, resolve estudar culinária já que cozinhava muito bem. Ela se forma na famosa Le Cordon Bleu, na década de 50, sendo a única mulher de sua turma.  Em 1963 inaugura seu primeiro programa de culinária, já nos EUA. Ela também foi a primeira mulher a entrar no Culinary Institute American Hall of Fame em 1993. Seu programa ficou no ar por 40 anos, ela ganhou um Emmy e foi indicada outras vezes, Julia era aclamada por seu trabalho. Eu fiquei encantada com uma mulher tão forte, tão fantástica e adorei pesquisar tudo sobre ela (desculpem o texto gigante). 

O livro foi adaptado para o cinema (2009) e tem no elenco Meryl Streep (Julia Child), Amy Adams (Julie Powell) e Stanley Tucci  (Paul). Eu sou péssima com filmes, então ainda não assisti kk.

Eu não indico muito o livro não hahaha, mas indico sim saber mais sobre o ícone que foi Julia Child e seu trabalho fantástico tornando a culinária francesa mais "fácil" e acessível.

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Julie e Julia

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO