Memorial de Maria Moura - Raquel de Queiroz

>>  quarta-feira, 13 de julho de 2022


QUEIROZ, Raquel de. 
Memorial de Maria Moura. São Paulo: José Olympio, 2021. 504 p.

Apesar de ter vários livros da Raquel de Queiroz na estante, confesso que nunca tinha lido nada dela. Mas sempre tive curiosidade e não via a hora de me aparecer a oportunidade. Então, nos meses de junho/julho finalmente tive a chance de conhecer Memorial de Maria Moura e conto para vocês o que achei da história.



Maria Moura é uma moça que foi forçada muito nova a entender que a vida não seria tão fácil quanto achou que seria, nem poderia continuar sendo a sinhazinha mimada que achou que seria. Após o suicídio de sua mãe, Maria passou a viver com o padrasto, o que devastou sua inocência.  Depois, descobriu que a mãe poderia não ter, no final das contas, tirado a própria vida. Por fim, uma briga de família por causa de herança acabou tirando-a definitivamente de sua zona de conforto. Ela foi forçada a montar um pequeno exército e se afastar de tudo o que tinha, para se defender e conseguir sobreviver. Contudo, acabou desconfiando que talvez aquela nova vida  fosse a que mais combinasse com ela.



Ai, como torci por Maria Moura ao longo das mais de 400 páginas do livro! Achei ela uma mulher forte, determinada, esperta. Aquele tipo de pessoa que não se deixa derrubar pelas dificuldades e se estiver sofrendo, não deixa que ninguém saiba.



Gostei de alguns dos homens que trabalhavam para ela, apesar de não saber direito que nome dar a eles. Capangas? Funcionários? Difícil definir. Mas, meu favorito foi o Duarte, por quem torci muito também. Gostei muito da Marialva também,  merecia ser muito feliz.



Adorei revisitar o sertão, que tinha visitado pela última vez em Grande sertão: veredas, em 2020. O sotaque dos personagens tão bem  definido que foi possível ouvir suas vozes na minha cabeça enquanto lia.



Achei a escrita de Raquel incrível,  contudo, um ponto negativo da história foi que, apesar do livro ter me empolgado muito desde o início,  a história surpreendentemente não rendia. Isso me incomodou muito,  sobretudo porque fez a leitura se arrastar por praticamente dois meses, prazo que costumo usar pra ler um livro com,  pelo menos, o dobro de páginas.



E não bastasse a dificuldade para terminar o livro,  quando termina,  o final é super aberto, o que me deixou muito fula da vida! Se tem uma coisa que me mata é deixar no ar o que aconteceu. O famoso "entenda como quiser".



Quando o livro estava para terminar vi que ele foi tomando um rumo estranho e, de repente, acabou.



Fiquei com tanta raiva que acabei desgostando um pouco do livro, rs.



Apesar disso,  vale a leitura para conhecer a incrível Maria Moura e sua história de vida.



O livro foi adaptado para minissérie da Globo e está disponível no YouTube, não sei se a versão completa,  mas vale a pena dar uma conferida!



Adicione ao Skoob!



Avaliação (1 a 5):






Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO