Helena - Machado de Assis

>>  quarta-feira, 3 de agosto de 2022

 

ASSIS, Machado de. Helena. São Paulo: Editora Principis, 2021. 192 p.


Sempre achei Helena um livro meio "Lado B" de Machado de Assis. Um livro não tão divulgado, conhecido como aqueles que ouvimos tanto falar e são bem famosos como Dom Casmurro, O alienista. Esse fato acabou despertando ainda mais minha curiosidade para conhecer a história.  Vem comigo que vou te apresentar um pouco Helena. 


O conselheiro Do Vale era um homem muito influente na cidade e muito rico. Vivia em sua casa com seu filho Estácio e a irmã,  Ursula. 

Um belo dia,  ao fazer a costumeira soneca após o almoço,  o conselheiro não mais acordou, deixando a família desolada.

Com a abertura do testamento do falecido, contudo,  uma revelação agitou a família e os amigos: o conselheiro assumia a paternidade de uma moça que ninguém conhecia, Helena, deixava parte de seus bens para ela e determinava que ela fosse levada para a propriedade da família para morar com a tia e o irmão.

Apesar da revolta da tia com o ocorrido, Estácio não viu opção a não ser atender a vontade do pai e, assim, Helena passou a viver com a família. 

Mas a chegada da moça vai provocar sentimentos bons e ruins, conscientes e inconscientes nos membros da família e nos amigos. Sentimentos esses que podem ir muito além do imaginado por eles. 



Esse foi um livro que me surpreendeu positivamente. Apesar de Helena ser boazinha demais e Estácio um tanto bobo, rs, há um quê de mistério na história que nos faz querer ler mais e mais para desvendá-lo. 

O padre Melchior foi para mim o personagem mais lúcido da história.  Tanto que em determinado momento acabei por achar que toda aquela lucidez e esperteza estava um pouco forçada demais. 

E Eugênia, a noiva de Estácio, foi a mais insuportável,  metida,  infantil. Com uma noiva dessa não me admira que Estácio tenha ficado enrolando para se casar.

Há uma curiosidade sobre esse livro! Você já deve ter ouvido falar nas personagens "Helenas" do autor Manoel Carlos, que sempre arruma um jeitinho de colocar uma em suas novelas, certo? Pois elas nada mais são do que uma homenagem à Helena dessa história, de tanto que o autor curtiu o livro! Adorei saber essa curiosidade. Para mim era uma homenagem à alguma parente querida dele, mas agora está devidamente explicado, rs. 

Uma outra curiosidade, que na verdade não chega a ser uma é o fato de Machado de Assis tratar um tema tão "escandaloso" quanto o incesto. Se ainda hoje o tema causa espanto, imagina na época em que ele viveu/que se passa a história? Muito a frente de seu tempo, esse Machado.

O final me incomodou bastante por ter sido corrido. Da muita raiva o livro seguir toda uma linearidade e do nada o autor decidir que precisa acabar a história e disparar a correr com os acontecimentos. Fiquei p da vida nessa parte. Mas ainda assim, ainda que soubesse disso antes de ler, teria lido e gostado do mesmo modo. 

Agora que vocês conheceram um pouco de Helena e sua história,  te convido a ler o restante dela. Tenho certeza que você vai se surpreender com as artimanhas e as reviravoltas que as pouco mais de 150 páginas tem a apresentar. 


Adicione ao Skoob!


Avaliação (1 a 5): 4.5









Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO