Gótico Mexicano - Silvia Moreno-Garcia

>>  sexta-feira, 21 de outubro de 2022


MORENO-GARCIA, Silvia. Gótico Mexicano. Rio de Janeiro: Editora Darkside Books, 2021. 288p. Título original: Mexican Gothic.

"O quarto dela com as cortinas abertas e os raios de sol entrando, parecia deteriorado e deprimente, mas não podia abrir fantasmas nem monstros. Assombrações e maldições? Que absurdo!" p. 120

Esse livro já salta aos olhos pela capa! Essa capa colorida maravilhosa, edição de capa dura, e o miolo amarelo! Eu comprei só por isso, confesso kkk. Mas ele também ganhou uma série de prêmios literários e vem dando o que falar por aí, confiram o que achei de Gótico Mexicano da Silvia Moreno-Garcia.

Noemi Taboada é uma jovem rica que vive na animada Cidade do México. Ela mudou de curso pela terceira vez e agora sonha em se formar em antropologia. Enquanto isso, usa roupas maravilhosas e vai a inúmeras festas. Seu par da vez não é aprovado pelo pai, que pretende escolher o partido ideal para a filha se casar. Noemi prefere apenas se divertir com o interesse do momento. 

Sua vida despreocupada muda de repente, quando o pai recebe uma carta da sua prima Catalina. A prima perdeu os pais muito cedo e foi praticamente criada pela família. O pai de Noemi não quer se meter, afinal ela agora é casada, e o marido é quem decide o que é "melhor" para a sua esposa. Mas na carta Catalina parecia desesperada e fora de si, e o pai pede que Noemi vá visitar a prima para descobrir o que está acontecendo. 

Após se casar com um homem mais velho, bonito e pobre, Catalina se muda para um pequeno vilarejo isolado no interior. A mansão é chamada de High Place, um lugar que já teve seus dias de glória na época em que a exploração da prata enriqueceu os ingleses que colonizaram o país.  E é assim que Noemi parte com seus saltos agulha e duas malas enormes, para a pequena El Triunfo. Depois de uma longa viagem de trem, e de ser transportada por um carro velho por montanhas esburacadas, ela finalmente chega à propriedade. 

Noemi é forte, inteligente, voluntariosa e determinada. Sua teimosia fará com que decida enfrentar todos os empecilhos que a nova família de Catalina possa infringir. Eles quase não a deixam ver a prima, com a desculpa de que a moça está se recuperando de uma tuberculose. Catalina parece sempre apática, com sono e algumas vezes alucinando sobre a casa e seus fantasmas.  Como um possível aliado, ela tem apenas Frances, um moço simpático e tímido que tenta ajudá-la. 

Ela não tem medo.  Não de Virgil, o marido de sua prima, que é ao mesmo tempo ameaçador e sedutor; ou de seu pai, Howard Doyle, o antigo patriarca que parece estranhamente fascinado por ela; nem de Florence, a sobrinha do patriarca e uma espécie de governanta sinistra... e nem mesmo da própria casa, que começa a invadir os sonhos de Noemi com visões de sangue, desgraça e morte.  

"- Acha que sou louca como os chapeleiros? perguntou ela, também em espanhol.
- Meu Deus, não. Acho você sã e perspicaz. Talvez perspicaz até demais. Por que não me dá ouvidos? Estou falando sério. Vá embora hoje. Vá embora agora. Este lugar não é para você." p. 170

~~~~~~~~~~

Uau, não tem como não surpreender o leitor. Eu esperava um suspense romântico com um toque gótico, encontrei um livro de terror que realmente assusta em alguns momentos, tem algumas partes sinistras! Por outro lado, eu esperava mais de alguns aspectos. Então não me ganhou totalmente, mas foi uma leitura realmente diferente do que costumo ler, e que surpreende. 

Os personagens são interessantes, mas achei as construções muito rasas. Noemi mesmo que narra a história, a sua personalidade é pouco explorada. Sabemos que é rica, inteligente, solteira, teimosa e cabeça dura... e é isso. O lado psicológico dos personagens não é muito desenvolvido e não senti muita empatia por ninguém. O livro assustou em vários momentos, mas eu não tinha apego por nenhum personagem realmente. Francis é outro, que você fica o livro todo sem saber realmente para o que veio, bem sem sal. E não esperem romance, passa bem longe disso, mas acredito que não era mesmo a intenção da obra. 

Os outros personagens, tirando a apática Catalina, são realmente SINISTROS. Virgil o pior de todos, toda vez que ele aparecia já me dava agonia. Fora que os "sonhos" da Noemi com todos eles não ajuda, você não sabe se é realmente um pesadelo ou se aquilo aconteceu em boa parte do livro. O velho Doyle é o mais assustador de todos, nojento e apavorante. E Florence era esquisita demais, eu sinceramente, não sei como Noemi não voltou correndo para casa em duas noites. Eu lia e só pensava: vai embora, sai daí sua louca! 

A ambientação é incrível! A descrição da casa e seus mistérios é realmente muito bem feita. Eu não conhecia a autora mexicana e adorei a construção da história. Ela também aborda alguns aspectos históricos do país, em relação aos ingleses e a exploração da prata, achei bem interessante. 

O final para mim deixou a desejar, tinha maiores expectativas. A situação piora e piora, e de repente, tudo acaba em poucas páginas. Esperava principalmente um "depois" do que aconteceu. Precisava de um epílogo ou mais uns dois capítulos. 

Eu gostei muito da leitura e indico para quem curte algo dark e diferente, se joguem. Leiam!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO