Adultos - Marian Keyes

>>  segunda-feira, 10 de abril de 2023

KEYES, Marian. Adultos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021. 651p. Título original: Grown ups.

"- Não precisa ficar com medo - disse ela.
- Fala - disse ele. - Faz a minha vontade.
- Mas estou falando sério.
- Então vai. Fala. Preciso ouvir.
- Estou aqui. Você está seguro." p. 654

São 13 livros da Marian Keyes já na estante... O primeiro deles lançado no Brasil em 2003. São vinte anos e mais de trinta milhões de cópias vendidas! E a autora segue arrasando em cada novo projeto, confiram o que achei de Adultos

A família Casey parece perfeita aos olhos externos. Sempre unidos, fazendo muitas atividades em conjunto e aproveitando a vida. Muito disso, cortesia de Jessie Parnell, a empresária bem sucedida e esposa do irmão mais velho, Johnny Casey. Jessie tem 5 filhos, dois já adultos, filhos de seu primeiro marido, o falecido Rory Kinsella, e 3 filhas do segundo casamento.  Para Jessie o mais importante é a família, sobrecarregada, insegura, ela sempre procura fazer mais e mais, e sempre acha que ninguém a valoriza ou gosta dela. O casal vive extenuado, e aos quase 50 anos, Johnny se sente deprimido e incapaz, afinal, a líder da família é a esposa. 

Os dois irmãos mais novos de Johnny, estão sempre presentes no evento da família. Ed é botânico, um cara tranquilo, casado com Cara, ela trabalha na área de hotelaria. O casal têm dois filhos pequenos, e vive tentando equilibrar o orçamento; Cara se sente sempre em falta com Jessie, que banca passeios e viagens para todos. Cara sempre se sentiu insegura com seu corpo e peso, e agora, vem atravessando uma crise difícil, sem reconhecer que está sofrendo de uma doença, bulimia. Apaixonado pela esposa, Ed só gostaria que ela se enxergasse como ele a vê, linda e amada do jeito que ela é. 

Liam é o caçula, o irmão mais bonito e inconsequente. Foi maratonista por algum tempo, e depois de machucar o joelho se diz ciclista. Ele tem um emprego como gerente em uma grande rede de supermercado, enquanto sonha em virar massagista. Bem mais nova, batalhadora e pé no chão, sua  segunda esposa Nell vê a vida de maneira simples e positiva. Ela é cenegrafista de teatro e trabalha para construir sua carreira. Ian valoriza muito pouco tudo... sua ex-mulher que o sustentou por anos, suas duas filhas que ele mal vê agora que moram nos EUA e sua esposa atual. Todos amam Nell. 

Ferdia é o filho mais novo de Jessie, e seu favorito. Aos 22 anos, ele estuda economia e sociologia, ainda sem saber o que quer da vida. Apaixonado por suas causas, ele esnoba a riqueza da mãe, obviamente sem deixar de usufruir dela, enquanto milita por causas sociais importantes. 

Enquanto uns não se suportam, outros se gostam demais... mas eles mantinham a aparência da família perfeita. Até que no jantar de aniversário de 50 anos do Johnny, Cara bate a cabeça e tem uma concussão. Sem ir ao médico, ela começa a falar pelos cotovelos, entregando vários segredos sobre todos. Agora, eles precisam descobrir como seguir em frente. 

~~~~~~~~~~

E depois de ter lido todos os livros da Marian, falo com propriedade, para mim este é o melhor livro da autora até então! Muito diferente dos seus chick-lits divertidos, os romances amadureceram. E Adultos entrega um enredo complexo, com personagens muito reais e com várias camadas. A autora não perde seu humor em alguns momentos, mas é algo bem mais sutil e sarcástico, fazendo com o leitor até duvide da maturidade de alguns personagens. Mas quem disse que ser ADULTO significa AMADURECER? 

E sabem o que eu mais gosto da Keyes e me faz continuar fã de carteirinha 20 anos depois? A qualidade não cai! A autora não publica inúmeros livros como vemos muito no mercado, ela publica (em média) um livro a cada dois anos, se muito, e segue com publicações impecáveis. Aqui no Brasil estamos aguardando ansiosamente o lançamento da esperada continuação de Férias, Again Rachel. Curiosa para saber como está a tão amada Família Walsh, tantos anos depois. 

Adultos se difere bastante do estilo mais conhecido da autora, não temos um chick-lit divertido e com personagens hilárias. Temos personagens complexos, cheios de camadas, personagens muito reais e uma vibe "a vida como ela é". Porque a vida adulta é isso, altos e baixos, alegrias e tristezas, gente legal e gente FDP kkkkkkkkkk, e muitas contas para pagar, casa para administrar, uma carreira para conciliar com a família... é isso. E ainda temos aqueles "adultos" que não amadureceram como deveriam, e mais parecem um bando de crianças mimadas. E para mim a autora entregou exatamente o que propôs e o livro ficou incrível se você entender bem o objetivo do enredo! Achei o estilo um pouco parecido com os personagens incríveis da Liane Moriarty, aqui só não temos o suspense. Apesar que o livro começa com o tal jantar, voltamos meses no passado e conta tudo, até lá no final voltamos para o jantar onde Cara entrega os podres de todo mundo. 

Eu amei todos os personagens, até aqueles que eu odiei hehehe. Eu explico, é porque achei a construção de todos eles sensacional. Tanto dos meus queridinhos, como Nell, Ed e Cara. Até os que eu odiei, como Liam, Johnny em alguns momentos e até Jessie querendo controlar todos. Alguns começam insuportáveis, como Ferdia, e amadurecem muito durante o livro. A narrativa muda o tempo todo e todos eles narram, eu curti muito, deixou o enredo mais dinâmico e todos tiveram destaque. A história de cada um deles, e a história de todos eles juntos foi sendo mostrada aos poucos. E o final foi arrasador. 

Apesar de ser um livro enorme e em alguns momentos morno, eu fiquei presa do início ao final. Há muito tempo eu não lia até terminar e quando olhava o celular, já era de madrugada. O final deixou muitos pontos em aberto, e foi uma das poucas vezes em que isso não me incomodou. Acontece que esse pareceu mesmo ser o propósito. Não existe um "felizes para sempre" na vida real ou um "infeliz para sempre". Então alguns casais não deu certo, algumas amizades terminam... e alguns finais ficaram assim, sem final. Nenhuma das tramas principais, mas mesmo assim achei interessante esse aspecto. 

O livro tem alguns gatilhos pesados, principalmente o distúrbio alimentar de Cara. Já tinha lido algumas coisas sobre bulimia, mas nada assim tão brutal. As cenas dela me deram muita angústia, principalmente porque é uma personagem tão amorzinho, eu torcia muito para ela superar seus problemas. Além disso, a autora fala de relacionamento abusivo, embora de forma mais sutil, e mostra o machismo, principalmente empresarial. Jessie é criticada por ter sucesso, por ser mais forte e conduzir a família.  

Eu termino apaixonada por esse enredo "a vida como ela é" e indico para todos os leitores que curtam romances mais maduros. Leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO