Odisseia em quadrinhos - Homero

>>  quarta-feira, 31 de maio de 2023

 


HOMERO; SALERNO, Silvana. Odisseia em quadrinhos. São Paulo: FTD Educação,  2022, 112 p.


Sempre tive curiosidade de conhecer a história de Ilíada e Odisseia, mas nunca tiver qualquer expectativa de me apaixonar por qualquer um dos livros, ou os dois. Quando terminei Ilíada curti muito, fiquei surpresa com  o quanto me agradou. Um texto muito difícil, mas que com o passar da leitura foi me agradando mais e mais. Mas, se eu não esperava gostar de Ilíada, jamais imaginaria que me apaixonaria por Odisseia. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de trazer a resenha para vocês dessa história incrível que entrou pra minha lista de Top 10 da vida, mas tenho agora a oportunidade de contar o que achei da versão adaptada, em H.Q, lançada pela FTD Educação.  Preparem-se, então, para o que tenho para contar sobre esse livro!



Odisseu, também chamado de Ulisses, está há 20 anos longe de sua terra, Ítaca.  Há 10, após vencer a guerra de Troia, vem tentando chegar em casa, mas Poseidon, o deus do mar, enfurecido com ele por ter prejudicado um de seus filhos, fez tudo o que pode para  adiar, e muito esse retorno. 

Com tantos obstáculos e perigos será que Odisseu vai conseguir superá-los e chegar à Ítaca, para reencontrar sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco e, assim, poderem viver felizes para sempre juntos?



Se você morre de medo ou de preguiça de encarar as centenas de páginas de Odisseia, apesar de morrer de curiosidade de conhecer a história,  preciso te dizer que está adaptação é a solução para seus problemas.

Elas contém, basicamente todos os acontecimentos importantes, contados em uma linguagem contemporânea,  muito mais confortável do que os versos originais, tornando o texto muito mais acessível a muitos mais leitores. Essa foi a primeira coisa que me agradou nessa adaptação. 

A segunda foi a ilustração. O premiado quadrinista Jefferson Costa trouxe tanta realidade à obra, tanta expressão que em algumas cenas me peguei ficando arrepiada. Foi muito legal dar um outro rosto à personagens que eu só conhecia na minha imaginação. 

 





Apesar de já ter mais de 30 livros publicados, essa é a primeira vez que a escritora responsável pela adaptação do texto, Silvana Salerno, fez uma obra em história em quadrinhos. Se ela estava preocupada em colocar o máximo da essência, da obra original em tão pouco texto (afinal, são mais de 500 páginas adaptadas para pouvo mais de 100), eu, como fã de Odisseia posso dizer que a escritora alcançou com sucesso seu intento. 

Jefferson Costa - ilustrador

Silvana salerno - escritora

Foi maravilhoso perceber que a essência,  a profundidade do que a Odisseia é está transmitido no livro, assim como os acontecimentos essenciais. E poder relembrá-los foi uma delícia! 

Com certeza, a forma com que a obra foi adaptada alcançará um público muito maior e também os mais jovem, que certamente se deliciarão com essa leitura! Indico demais!


Adicione ao Skoob!


Avaliação (1 a 5): 











Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO