Procure nas cinzas - Charlie Donlea

>>  sexta-feira, 1 de setembro de 2023

DONLEA, Charlie. Procure nas cinzas. São Paulo: Editora Faro Editorial, 2021. 356p. Título original: Twenty years later.

"Encontre um jeito, Em. Encontre um jeito de provar isso. Por favor. Encontre um jeito de provar ao mundo que não sou o monstro que pintaram." p. 220

Charlie Donlea escreve thrillers psicológicos que prendem o leitor até o final! Seus enredos interessantes conquistam, seus finais, dividem opiniões. Confiram o que achei de Procure nas cinzas!

Nova York, 11 de setembro de 2001
Victoria Ford estava prestes a ser presa por assassinato. Desesperada, seu advogado só informou que ela precisava se preparar e juntar dinheiro para a fiança, muito dinheiro. Ela estava sendo acusada de matar o amante, o famoso autor Cameron Young.  Victoria estava no prédio quando dois aviões atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center.  

20 anos depois
Uma equipe forense trabalha diariamente ainda tentando identificar restos mortais das Torres Gêmeas. Quando eles identificam uma amostra como sendo de Victoria Ford, a jornalista Avery Manson fica sabendo do caso.

Famosa apresentadora de TV em ascensão, ela logo viaja para NY para investigar a história. No aniversário de 20 anos do atentado, a história de uma mulher que esteve lá, seria algo tocante para o público. Quando Avery começa a investigar, descobre uma história que pode lhe render várias reportagens sensacionais! 

Emma, irmã de Victoria, conta toda a história da irmã, e conta que ela foi acusada injustamente de assassinato. Com sua morte, o crime nunca foi realmente investigado e ela morreu sem poder provar sua inocência. Emma guarda uma ligação da irmã em sua secretária eletrônica, e em seus últimos momentos, ela implora à irmã para que limpe seu nome.  

Ambiciosa e inteligente, Avery vai fazer de tudo para descobrir falhas na investigação policial e levantar dúvidas sobre a culpa de Victoria. E para isso, entra em contato com Walt Jenkins, o investigador da época, atualmente um ex-agente do FBI.  Walt se aposentou muito cedo, após ter sido atingido em um tiroteio, ele guarda traumas do passado e preferiu se afastar de tudo e morar na Jamaica. Ele é procurado pelo FBI para se aproximar de Avery, e fornecer informações sobre o paradeiro de seu pai. 

Acontece que Avery também tem seus próprios segredos, e um plano em andamento. Ela é filha de Garth Montgomery, um dos foragidos mais procurados do FBI. Ele foi acusado de roubar mais de 50 bilhões de dólares em um esquema de pirâmide. Ele convencia empresas e famílias a investir em seu fundo, e quando tudo estourou, desapareceu.  Avery mudou de nome e reconstruiu uma nova vida. Mas agora, depois de tantos anos, aparentemente, seu pai entrou em contato com ela. 

Uma história repleta de mistérios, um caso do passado, e uma investigação que poderá mudar a vida de todos os envolvidos. 

~~~~~~~~~~~~

Eu curti muito a leitura, os thrillers do autor sempre me prendem. Por outro lado, costumo me incomodar com seus finais mirabolantes, geralmente corridos e com algumas pontas soltas. 

A trama é bem interessante. Temos o assassino no passado, tudo em torno de Victoria é um grande mistério, ainda mais depois de tanto tempo. E ainda a investigação de Avery e todo o mistério em torno do desaparecimento de seu pai.  O passado de Walt também demora um pouco para ser explicado, fiquei com muita pena dele. Os personagens são interessantes, porém alguns são mal construídos, tudo sobre o passado é bem raso. 

Eu gostei muito de Avery e Walt, e torci por eles. Ela é uma protagonista ótima, é inteligente, tem garra e muita determinação para conseguir o que quer. Não visualizo os dois realmente como um casal, mas gostei de como tudo terminou.

A reviravolta do final me pegou de jeito, e eu curti o plot twist! Me enganou direitinho, e olha que costumo matar essas charadas. Achei tudo muito interessante, e o plano da pessoa tinha grande chance de dar certo. Mas como sempre achei o final corrido demais, e algumas coisas ficaram sem explicação. Reabriram mesmo o caso? E aí, quem seria responsabilizado?   

Outra coisa que não curti muito foi a investigação sobre o pai da Avery. Ele ficar tantos anos, daquela forma precária e sem ser encontrado, para mim foi muito mal explicado. Até porque no fim tudo se resolve fácil demais. 

Eu sempre leio TUDO do autor, e até hoje não amei nenhum hahaha. É daqueles livros viciantes, que posso até achar defeitos, mas que me mantém grudada do início ao fim, Donlea sabe muito bem como fisgar o leitor. Eu indico para quem curte o estilo, principalmente se for um leitor novato nesse gênero tão interessante, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO