Minha vida fora de série: 3ª temporada - Paula Pimenta

>>  sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

PIMENTA, Paula. Minha vida fora de série: 3ª temporada. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2015. 3ed. 424p. (Minha vida fora de série, v.3).

"Sem ele eu não tinha a menor noção do lugar para onde a maré ia me levar." p. 352

Já tem quase 10 anos que eu li o livro anterior desta série. Foi uma dessas que ficou parada na estante e acabei não comprovando também os próximos livros (4 e 5). É a parte ruim das séries demorarem muito a ser lançadas no Brasil, o livro 5 só foi lançado agora em 2023, você esquece e acaba deixando para lá. E em 10 anos muda tanta coisa, principalmente o gosto literário, afinal, estamos falando de uma série YA. Bom, confiram o que achei de Minha vida fora de série: 3ª temporada da Paula Pimenta.

A protagonista da série é Priscila Vulcano Panogopoulos, que aos 13 anos muda-se de SP para BH após o divórcio dos pais. Ela vai enfrentar uma nova escola, fazer novos amigos e se adaptar à nova situação familiar, agora ela só tem a mãe e seus vários bichinhos como companhia; além de sua nova paixão por séries de TV. Na escola Priscila conhece Natália, Leo, Rodrigo e vários outros personagens queridinhos dos leitores de FMF. 

A resenha pode conter spoilers para quem não leu os livros anteriores.

Dois anos se passaram desde o livro anterior. Agora aos 19 anos, Priscila precisa se preocupar com as decisões da vida adulta. Escolher um curso e passar na faculdade. Seu namoro com Rodrigo está cada vez mais sério e ela continua completamente apaixonada. E ela sempre quis fazer veterinária, mas seu amor incondicional pelos bichos, pode fazer com que a escolha não seja a certa, já que ela não aguenta ver nenhum bicho sofrendo. 

Antes disso, ela tem uma oportunidade incrível! Viajar para Los Angeles e visitar sua amiga Fani, que mudou para lá para estudar cinema. Priscila tem a oportunidade de conhecer estúdios onde suas séries favoritas são gravadas, tem uma experiência incrível na Disney e faz novos amigos. Ela acaba adiando a volta e passando 1 mês na cidade, mas para isso faz um acordo com seu pai, que pode afetar o futuro de seu relacionamento. 

Depois de alguns anos divorciados, seus pais se entendem e resolvem reatar. Porém, sua mãe decide se mudar novamente para São Paulo, e decide que Priscila precisa ir junto. E o tal acordo feito com o pai, era que ela iria tentar vestibular em BH e SP, e se fosse aprovada em São Paulo, daria uma oportunidade à cidade. E mesmo fazendo a prova de qualquer jeito, ela acaba sendo aprovada. 

Rodrigo está cursando administração na PUC e prestes a começar um estágio com o pai do Leo. Ele e Priscila estão cada vez mais unidos, e ele morreu de saudade durante a sua viagem. Qual não é sua surpresa, quando pouco depois de voltar, ela anuncia que precisa se mudar para SP. Ele, claro, apoia a decisão da namorada e eles começam a namorar à distância. 

A vida dos dois irá passar por novas reviravoltas quando acontecimentos do passado, voltam para afetar a vida dos dois. 

~~~~~~~~~~~~~~~~


Não tenho dúvidas de que eu teria gostado bem mais se tivesse lido antes, eu li o segundo livro em 2014, quase 10 anos se passaram e meu gosto literário mudou muito. Tenho lido muito pouco YA. Outra coisa que eu acho demais, são a quantidade e tamanho desses livros, são 5 livros e mais de 400 páginas (em média) para contar a história de 1 casal. Vai indo cansa... Apesar disso, a escrita da Paula sempre prende e emociona, impossível negar o quanto ela escreve bem.

Neste volume temos um amadurecimento dos protagonistas. Priscila muda totalmente sua vida, quando aceita se mudar para SP com os pais, começar a faculdade lá e etc. Mas isso afeta, e muito, seu namoro com Rodrigo. Ele é um santo, um namorado perfeito. Apoia ela em tudo, inclusive arruma problema com os pais quando volta para SP correndo, gastando uma passagem de avião caríssima porque os coelhos da Priscila sumiram hahaha. Eu me diverti com esses pets.  Apesar de amar os dois juntos, eu sempre achei que Rodrigo se doava muito mais para este relacionamento. Priscila sempre foi prioridade para ele, e não podemos dizer o mesmo dela.

Neste volume ela aceita se mudar para SP porque prometeu aos pais e também porque será tia e não quer perder nada da vida do novo sobrinho. Agora lá no final, ela faz exatamente o oposto e não exita em deixar tudo para trás mais uma vez. Já o fofo do Rodrigo, faz o que? Já está se desdobrando para arrumar emprego e uma vaga na PUC SP, para se transferir e ficar perto dela. A irmã mais velha dele é doida que ele se mude para o Canadá, para estudar música como ela e o irmão, mas ele nem cogita ficar longe da Priscila.

Como sei que ainda temos 2 livros, já estava imaginando um drama enorme aqui para separar os dois, e o drama chegou! Não me surpreendeu, já esperava algo assim e até achei que ela merecia em parte, o Rodrigo é um SANTO! E por mais que eu goste da Priscila, suas decisões foram todas bem egoístas em relação ao namorado. Tudo bem que eles são tão novos, ela também precisa correr atrás dos seus sonhos, mas não da forma que agiu. [ALERTA DE SPOILERS] Primeiro Rodrigo descobre que a Priscila tinha prometido ao pai se mudar para SP se ele pagasse a viagem para Los Angeles, sem contar nada para ele. Ele a perdeu, claro, e está pronto para pedir a namorada em casamento (com um longo noivado no meio, é claro, ele sabe que os dois são muitos novos e não tem grana nem como sustentar uma casa).  E para piorar, ele acaba descobrindo (bem do nada, até meio sem noção kkk) que Priscila beijou outro rapaz na sua viagem para a Disney, aos 15 anos. Foi só um beijo, mas ela se interessou pelo tal Patrick a viagem toda, eu sabia que ia acabar acontecendo isso. Ele descobre, termina com ela. Os dois ficam arrasados. E aí ele finalmente aceita o convite da irmã e se muda para o Canadá! E no final Priscila decide trancar o curso de veterinária, e se mudar para NY para ser atriz! Uau, isso vai dar pano pra manga. [FIM DOS SPOILERS]

O final foi bastante dramático e sofrido, mas eu gostei dos novos caminhos que os personagens irão trilhar. E fiquei curiosa sim, para saber o que acontece no próximo (que parece que será narrado pelo Rodrigo na maior parte), mas por outro lado fico com uma preguiça hahaha. Ainda não decidi se compro os dois e termino ou deixo para lá. O que acham? Quem leu me conte se curtiu!!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO