Um homem chamado Ove - Fredrik Backman

>>  segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

BACKMAN, Fredrik. Um homem chamado Ove. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2023. 320p. Título original: En man som heter Ove.

"É disso que Ove mais sente falta. De tudo que era como de costume. A pessoa precisa ter uma função ele reflete. E ele sempre teve uma função, isso ninguém pode negar. Ele fez tudo que a sociedade disse a ele que fizesse. Trabalhou, nunca ficou doente, casou-se, pagou as dívidas, pagou imposto, fez a sua parte, tinha um carro decente. E como a sociedade agradeceu? Vieram até ele em seu posto de trabalho e lhe disseram que fosse para casa, foi isso que fizeram. 
E nunca segunda-feira ele não tinha mais nenhuma função." p.248

Acho que esse livro é diferente de tudo o que eu já li, e olha que são muitos livros por aqui. Seria um drama, mas tem uma narrativa muito cômica e sarcástica. Talvez um romance, se não fosse tão trágico. Tem um protagonista mais maduro e talvez possa ser um "Lad Lit", comédias com protagonistas masculinos.  O livro deu origem ao filme que fez sucesso na Netfllix, "O pior vizinho do mundo", confira o que achei de Um homem chamado Ove do Fredrik Backman.

Ove tem 59 anos. À primeira vista você o acharia insuportável. Um velho mal humorado, mesquinho, rabugento, teimoso, cheio de manias e que acredita só existir um jeito de fazer qualquer coisa: o jeito correto. Ele acredita estar cercado por idiotas, odeia/ignora quase todos os vizinhos e é um homem muito amargurado. 

"Mas, se alguém perguntasse, ele diria que não tinha vivido antes de conhecê-la. Nem depois de perdê-la." p. 132

Ove na verdade, sofreu uma perda imensurável. Da única pessoa que o amava como ele era, e que ele amou incondicionalmente por toda a vida.  Além disso, depois de trabalhar quase 30 anos na mesma empresa, foi desligado sem a mínima consideração. Ele não acredita ter mais nenhum propósito nessa vida. E só quer ficar em paz. 

O mundo organizado de Ove é colocado em cheque, quando uma nova família se muda para a casa em frente a sua. Parvaneh, seu marido Patrick e suas duas filhas de 3 e 6 anos. Parvaneh é iraniana e está grávida do terceiro filho. Seu marido acaba batendo o caminhão de mudanças na caixa de correio de Ove, que exaltado, arranca o homem lá de dentro e estaciona ele mesmo. E para sua surpresa, a nova vizinha está eternamente grata a ele. E insiste em se aproximar, por mais que ele tente impedi-la. 

Depois disso, a vida de Ove nunca mais terá sossego! Entre interrupções indesejadas dos vizinhos, um gato estropiado que precisa de ajuda e uma visita inusitada ao hospital, Ove acaba fazendo novos amigos, por mais que ele tente evitar se aproximar de alguém. 

"E, em seguida, ele diz sete palavras das quais Parvaneh vai se lembrar para sempre como o maior elogio que ele lhe faria em toda a vida:
- Porque você não é uma completa idiota." p.226

~~~~~~~~~~~~~

Esse livro realmente foge do comum, e eu adorei essa leitura! Inclusive foi meu primeiro livro do autor e já quero os outros, curti muito o estilo da narrativa dele. Apesar de ser uma história extremamente triste, o livro alterna passado e presente e é contado de uma forma tão leve e divertida, que não deixa o leitor arrasado enquanto lê. Mesmo assim me emocionei muito no final. 

Ove é um protagonista incrível, adoro livros que abordam a vida na terceira idade. Um homem estritamente honesto e que sempre agiu de acordo com uma regra rígida do que ele considera correto. Criado por um homem simples, aprendeu desde cedo a trabalhar pesado e a saber se virar sozinho. Seja construindo uma casa, ou consertando o seu próprio carro, Ove consegue resolver qualquer problema prático. Ele critica a modernidade, onde ninguém sabe fazer nada e contrata terceiros para tudo. Critica os avanços tecnológicos, que deixou todo mundo "idiota" e muitas outras coisas.  Ele sempre foi uma pessoa séria, difícil de se lidar, mas na verdade, Ove era apenas um homem solitário e que não tinha muita paciência para as "besteiras" dos tempos atuais.  

E para seguir todo o seu manual do que é considerado correto, Ove implica com tudo e com todos. Ele consegue se indispor na maioria das lojas, com todos os vizinhos e etc. Ao mesmo tempo, é ele que estende a mão quando alguém precisa do aquecedor funcionando, ou um lugar para dormir porque foi expulso de casa pelo pai. Ou para o gato que quase morreu congelado na neve (apesar de ter sido obrigado a fazer todas essas boas ações por Parvaneh), minha personagem favorita! Essa mulher incrível percebeu logo que seu vizinho era apenas solitário, e estava a um passo de fazer algo sem volta. Apesar de isso ter ficado nas entrelinhas, eu acredito que ela tenha percebido que Ove queria se matar, e foi se aproximando dele. 

Agora, não posso deixar de citar dois pontos que me incomodaram bastante, e tiraram minha nota 5 do livro. Primeiro deles, o gato. O gato não tinha dono, estava magro, abandonado e Ove chuta o bichinho (literalmente) logo no início do livro, isso partiu meu coração. Então ele não era só mal humorado, ele também tinha comportamentos horríveis em alguns momentos. E depois que ele concorda em ficar com o gato, o gato se torna seu companheiro inseparável. Vai com ele para todo lugar, em loja, na lanchonete, no cemitério e na casa de outras pessoas. Entra e sai do carro... Então, sinceramente, o autor falou que era um "gato", mas ele não faz ideia do que é um comportamento felino, ele escreveu sobre um cachorro. Nenhum gato assustado, que já foi tão maltratado, vai ficar entrando em uma lanchonete e sentando ao lado do dono, isso não existe. 

O segundo ponto, foi tudo sobre Jimmy, o vizinho obeso da casa ao lado. Tudo bem que o livro todo é sarcástico e tem uma boa dose de humor negro. mas Ove ofende Jimmy praticamente o livro todo. As falas são todas extremamente gordofóbicas e o rapaz apenas leva tudo na brincadeira. Achei muito ofensivo e não achei justificado pelo "humor" que o livro queria passar. 

Tirando esses fatos, eu amei todo o resto. Me diverti muito com as confusões todas, com os vizinhos e o mal humorado Ove. O final foi fofo e muito emocionante. Amei as tiradas todas de Ove e o lado cômico da história. E me emocionei também com o lado tão triste do enredo, a história de vida de Ove é de partir o coração.

Bom, o livro foi adaptado para o cinema pela Netflix, com o título O pior vizinho do mundo, estrelado por Tom Hanks. Achei que a adaptação ficou muito boa e foi razoavelmente fiel ao livro. Até ganhou pontos comigo, porque no filme o gato é apenas um gato, fica lá quietinho em casa hehe. E não tem essas piadas escrotas sobre o Jimmy. Mudaram várias cenas, a família ao lado vira espanhola, mas eu adorei a "Marissol", acho que era esse o nome da Parvaneh no filme. O final foi igual e não tiveram mudanças drásticas. 

Eu adorei a leitura e quero ler todos os livros do autor, leiam!! 

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO