Uma razão para respirar - Rebecca Donovan

>>  segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

DONOVAN, Rebecca. Uma razão para respirar. São Paulo: Editora Pandorga, 2014. 496p. (Trilogia Breathing, v.1). Título original: Reason to Breathe.

"Ninguém nunca tentou se envolver comigo e me mantive sozinha. E assim as coisas deveriam se manter: seguras e simples. Como Evan Mathews conseguiu revirar completamente minha medíocre existência em apenas um dia?"

Esse é um dos livros bem antigos da estante, que acabou saindo da lista sendo escolhido no Clube das Chocólatras. Confiram o que achei do primeiro volume da trilogia Breathing com Uma razão para respirar da Rebecca Donovan. 

Emma Thomas tem 16 anos e não vê a hora de se formar no ensino médio. A faculdade representa sua única chance de se livrar do inferno onde vive. Seu pai morreu quando ela tinha 12 anos, e sua mãe alcoólatra não pôde tomar conta dela. Desde então, ela foi recebida na casa do tio, irmão de seu pai, e sua esposa Carol. Eles obviamente não a queriam por lá, mas resolveram fazer "o que é certo". 

O casal tem dois filhos pequenos, que Emma adora, e por isso ela aguenta tudo calada e finge que nada está acontecendo. As terríveis agressões, o terror verbal e psicológico, os espancamentos constantes. Carol finge de boazinha na frente do marido, e espanca Emma por qualquer coisa (como ficar mais de 5 minutos no banho, ou se atrasar para fazer suas tarefas domésticas). E o marido, finge não enxergar o que acontece.

Para conseguir sobreviver, Emma conta com a ajuda apenas da melhor amiga, Sara. Apesar de nunca contar o que acontece, Sara percebe seus machucados e sabe de algumas coisas. A amiga guarda seu segredo e tenta ajudá-la da melhor maneira que pode. Seus pais sabem um pouco do caso, e apoiam a filha sempre que Emma pode dormir em sua casa.  No resto do tempo, para não ficar presa em casa porque ela não tem dinheiro nem pode fazer absolutamente nada, Emma faz todas as atividades escolares possíveis.

Ela tem as maiores notas, participa do editorial da revista, joga futebol e basquete, participa da turma de artes. E se destaca em tudo o que faz! Vários olheiros das faculdades estão indo assistir seus jogos, e ela concentra todos os seus esforços em conseguir uma bolsa. 

Na escola, ela tenta passar despercebida por todos. Só anda com Sara, é tímida, não conversa com quase ninguém e fica isolada. Ninguém implica com ela, já que Sara é linda, rica e a garota mais popular da escola. 

Tudo muda, quando um novo aluno chega à escola. Evan Mathews é lindo, inteligente, educado, e por algum motivo desconhecido, fica encantado por Emma. Mesmo ela evitando ao máximo, eles acabam se tornando amigos. Ela sabe que não pode namorá-lo, que ninguém pode descobrir a verdade. Mas o amor começa a mudar suas certezas... e suas atitudes. 

~~~~~~~~~~~~~

Provavelmente isso não era o que vocês esperavam lendo a sinopse acima, mas este foi o pior livro que li este ano! Juro gente, muito pouca coisa se salvou para mim, achei péssimo! Achei tão ruim que mesmo terminando completamente aberto, vou ignorar que existem dois outros livros e doar esse trem aqui hahaha.

Talvez um adolescente goste bem mais, até porque a nota média do livro é bem alta no Skoob e no Goodreads. Eu não achei mal escrito, mas achei muito mal desenvolvido e sem sentido. No início achei que era só enrolação da autora, porque Emma sofre todas as agressões sem nunca reclamar, nem contar para ninguém e nada é explicado. Achei que era o mistério do livro, o porquê da Carol odiá-la tanto e fazer tudo isso. 

Mas no decorrer do livro até o final, você descobre que é isso mesmo, nada é explicado. São muitos dramas e muitas agressões sem sentido, sem explicação. Com exceção de Emma, Sara e Ethan nenhum personagem é desenvolvido. A agressão é gratuita, os personagens são fracos e a história não tem evolução. São quase 500 páginas da mesma ladainha!

Nada me emocionou ou convenceu, achei tudo raso e mal explicado. Até Evan que tinha 16 anos e parecia ter 30 de maturidade. O mocinho perfeito sim, mas forçado ao extremo. Sara que era uma santa com a amiga que, sinceramente, só chorava e dava trabalho. Nem as motivações de Emma são explicadas! Por que ela aguenta tudo aquilo? Ela fala que não quer deixar os priminho sem mãe, destruir a família deles e blablabla. Mas oi? Deixar duas crianças com essa mãe sociopata é melhor?? 

E, para fechar com chave de ouro, ou para piorar ainda mais hahaha, o livro não tem final! Simplesmente termina com [ALERTA DE SPOILER] o tio tentando matá-la! É isso e fim, termina com ela, literalmente, sendo sufocada!. E só iremos saber (eu não porque não vou ler kkk) o que acontece no livro 2! Que inferno! kkkk [FIM DO SPOILER]

E como ninguém descobre que ela vive espancada e não faz nada? Mistério! Tem uma cena inclusive que ela leva uma surra de cinto nas costas. Acaba sendo hospitalizada porque desmaia no jogo de futebol, o médico sabe que ela foi agredida e fala, ah estou aqui se você quiser conversar! Gente, estamos falando de uma menor de idade nos EUA. Uma hora dessa o tutor já estava algemado, já tinham chamado polícia e assistente social. Não faz sentido! Na escola os técnicos, professores e diretores fazem uma reunião para tentar ajudar. Ela nega que apanha e é isso! 

Tem várias outras coisas jogadas do nada. A mãe do Evan, que nunca gostou de nenhuma namorada dele, simplesmente ama a Emma de paixão, sem explicar nada. Todos os meninos da escola se sentem atraídos pela menina calada e que não dá ideia pra ninguém, praticamente não tem roupas e nunca sai de casa. Ah gente, já deu né?

Eu não indico, leiam por sua conta e risco! E abandonei por aqui, coisa que nunca faço... 

Adicione ao seu Skoob!

Trilogia Breathing:
  1. Uma razão para respirar (Reason to Breathe)
  2. Quase sem respirar (Barely Breathing)
  3. Eu Escolhi Respirar (Out of Breath) 

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO