O inimigo de Deus - Bernard Cornwell

>>  segunda-feira, 15 de abril de 2024



CORNWELL, Bernard. O inimigo de Deus. 23ed. São Paulo: Editora Record, 2015. 518p. (As crônicas de Artur, V.2). Título original: Enemy of god.

"- Acho que Mordred ainda não foi devidamente aclamado. Acho que quando os deveres elevados forem postos sobre seus ombros ele pode mudar. Acho mais provável que ele não mude, mas acima de tudo, Derfel, acredito que ele é nosso rei e que devemos apoiá-lo por é isso que temos que fazer, queiramos ou não. Em todo este mundo, Derfel - disse ele, subitamente pegando Excalibur e apontando  sua lâmina para todo o horizonte -, em todo este mundo só existe uma ordem garantida, e é a ordem do rei. Não a dos deuses. Ele se foram da Britânia." p.328

O inimigo de Deus é o 2º livro da trilogia As crônicas de Artur do Bernard Cornwell. Um épico incrível, com personagens excelentes e uma trama bem diferente das lendas do rei Artur que já vimos por aí. Eu amei o primeiro volume e hoje conto para vocês o que achei da continuação. 

Contém spoilers se você não leu O rei do inverno.

Artur prometeu proteger o reino até a maioridade de Mordred, mas quanto mais a criança cresce, mais insuportável e odiosa se torna. Todos percebem que ele não serve para ser rei, mas Artur insiste em seu juramento. E ele também não se interessa pelo trono, tudo o que Artur sonha é com a Britânia em paz e com uma vida tranquila. Seu sonho é poder viver em paz ao lado da esposa, Guinevere, e do filho.

Para alcançar a tão sonhada paz, ele precisa fazer novas alianças e lutar contra os Saxões, para expulsar os dois reis saxões das terras da Britânia. Seu primeiro passo é dar um reino a Lancelot e para isso, precisa casá-lo com a princesa Ceinwyn. Ao mesmo tempo, quer que Derfel  se case com a irmã de Guinevere e se torne tutor de Mordred. Mas os deuses tem outros planos...

Merlin e Nimue empreendem uma grande busca pelo caldeirão mágico, que promete restaurar os poderes dos deuses. E para isso ele precisa de uma virgem e de um guerreiro. Derfel, apaixonado, faz o que Merlin deseja, ativa um feitiço para ficar com a princesa Ceinwyn. Ela desiste do casamento no meio da cerimônia de noivado e eles partem juntos. Enquanto eles partem para a missão com Merlin, deixam Lancelot e Guinevere indignados com a ofensa sofrida. 

Depois de uma batalha complicada, Artur é forçado a fazer um acordo que não gostaria, mas consegue a desejada paz. Anos de prosperidade se passam, até que chega a época da cerimônia que irá conduzir Mordred ao trono. Ele não melhorou com a idade, e todos temem este momento. Preocupado com as leis e a ordem, Artur ignora os conflitos crescentes entre os adoradores dos deuses antigos e os Cristãos. Artur é inimigo dos Cristãos e passa a ser chamado por eles de "Inimigo de Deus", enquanto as igrejas crescem e seus fiéis se tornam perigosos. Eles só aceitarão um único Deus sobre a terra, querem eliminar os druidas, seus templos e qualquer um que cultua deuses antigos. E eles têm um rei em mente para assumir o trono. 

~~~~~~~~~~~~~~~

Continua tão bom quanto o primeiro, amei a leitura! Repleto de ação, aventuras, romance e muitas traições. É um livro grande e denso, mas eu nem vejo as páginas passarem, a história voa! Agora só espero não demorar muito para ler o último, o final deste foi muito bom! 

Os personagens são muito bem construídos e eu amo Derfel, o narrador. Adoro suas tiradas ácidas, seu jeito pé no chão e sua falta de paciência com algumas pessoas. Artur é um iludido, uma alma boa e sem maldade, e é o último a enxergar várias coisas. Ele e Derfel são grandes amigos, mas aqui passam por um longo período sem se falar. Artur é apaixonado pela esposa, mas Guinevere só tem um verdadeiro amor: o trono. E quando seu marido não demonstra nenhum interesse em ser rei e insiste em manter Mordred como soberano, ela traça seus próprios planos. Lancelot continua um insuportável covarde, e eu me irrito com ele em todas as cenas! Incrível como Artur não enxergava nada do que estava acontecendo. Merlin como sempre surpreende, adoro suas aparições. E fiquei bem triste com uma ofensa que ele sofreu, e uma outra perda que tem no livro. 

Os desdobramentos não trouxeram muitas novidades, eu já esperava que fosse acontecer algo assim. Só o iludido do Artur para não ver! [ ALERTA DE SPOILERS] No final, Mordred, agora já como rei, envia Artur e Derfel juntos em uma missão em outro reino. Enquanto isso, planejam para assassiná-los. Mas o que o idiotinha não sabia, é que ele também seria morto. O plano era colocar Lancelot no trono, o único rei cristão entre eles. Com a ajuda do bispo Sansum, Lancelot assume o trono. Enquanto isso Artur e Derfel, planejam uma invasão para resgatar Guinevere e o filho. Só então o bobo descobre que ela o traia o tempo todo e que queria Lancelot no trono. [ FIM DOS SPOILERS]

E o final foi emocionante! Amei os desdobramentos e terminei ansiosa para saber o que vem no último livro. 

Essa trilogia é imperdível para os fãs de épicos, leiam! 

Adicione ao seu Skoob!

Trilogia As crônicas de Artur:
  1. O rei do inverno (The winter king)
  2. O inimigo de Deus (Enemy of god)
  3. Excalibur (Excalibur)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO