Organize sua estante: PHL e Minibiblio

>>  terça-feira, 8 de dezembro de 2009


Minha estante ^^

Para quem está com a estante cheia de livros, vários vivem emprestados com os amigos e muitas vezes perdem até a conta de quantos e pra quem emprestaram, fica uma ótima dica para organiza-la.



Os softwares livres para biblioteca proporcionam esta organização de maneira fácil e gratuita. Neles você cadastrar todos os livros, revistas, DVDs; cadastrar os amigos para quem você faz empréstimo e tudo isso em seu computador. Ótimo também para quem quer acessar os dados da obra rapidinho para colocar no blog. Gostou? Então escolha o seu software e vamos lá.

Vou falar de dois softwares que escolhi e testei para cadastrar os meus livros:

Minibiblio

Distribuído de maneira livre, seu objetivo é o cadastro, gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e/ou dados. Possibilita o controle de empréstimos sabendo o dia em que um material foi retirado e quando foi (ou deve ser) devolvido. Apresenta diferentes possibilidades de configuração visual e funcional.
Contatos:
Download: http://www.superdownloads.com.br/download/104/minibiblio/


O minibiblio é de fácil utilização e cadastro

PHL


O PHL - Personal Home Library, é uma aplicação Web desenvolvida para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações.
O PHL utiliza interface de uso intuitivo, não requerendo de seus usuários nenhum tipo especial de treinamento.
Os PHL foi desenvolvidoem XML IsisScript interpretada pelo software WWWisis©Bireme, diponível para todos os sistemas operacionais (Linux, FreeBSD, Windows, HP-UX, etc.).


Exemplo de livro inserido no catálogo

Após testar os dois softwares eu escolhi o PHL por ser mais completo, pela interface e facilidade de uso. Ele também tem um ótimo manual super fácil de usar.


Basicamente iremos usar o menu entrada – para catálogo e usuários, edição caso queira alterar algum dado, circulação para fazer empréstimo de um livro e busca&reservas para consultar.
Exemplo de empréstimo para a Alê do LASORCIÈRE :D

No menu entrada catálogo você irá cadastrar todos os dados do livros e depois irá na opção “tombar” para inserir o livro no acervo para circulação.
Na imagem abaixo um exemplo de como irá ficar o catálogo, observe que o livro com bolinha vermelho está emprestado enquanto os outros com bolinha verde estão na estante:




Agora é só escolher o seu, baixar e começar a cadastrar os livros. Para quem precisar de ajuda, podem perguntar a vontade: nandaassisbh@gmail.com

Espero que tenham gostado da dica ;)

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO